Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Pessoas com deficiência serão beneficiadas com a construção de centros de reabilitação


Serão inaugurados, em 2013, mais  29 centros de reabilitação com transporte gratuito e oficinas de próteses, além da oferta de cadeiras de rodas adaptadas e motorizadas

As pessoas com deficiência passarão a ter acesso a novos serviços e equipamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão inaugurados 29 Centros Especializados de Reabilitação (CER) com transporte gratuito para os atendidos em 19 municípios, realizadas 18 oficinas de órteses e próteses, além da incorporação de seis novos modelos de cadeiras de rodas e o sistema FM, acessório para aparelhos auditivos. O anuncio foi feito nesta terça-feira (7) em Taguatinga (DF) e, com a medida, serão investidos mais de  R$ 200 milhões em ações voltadas a pessoas com deficiência - cerca de 944 mil pessoas por ano serão beneficiadas. 
Viver sem limite - taguatinga
Além disso, sete estados brasileiros passarão a ofertar, pelo SUS, mais exames do teste do pezinho, que diagnostica doenças no recém-nascido. O Ministério da Saúde também vai liberar recursos para qualificar o atendimento a pessoas com deficiência em 47 Centros de Especialidade Odontológica (CEO) do País, aumentando em 50% o valor para que os profissionais sejam capacitados para usarem técnicas especializadas para tratamento desse público. 
As ações fazem parte do programa Viver Sem Limite, Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os novos serviços e equipamentos estão voltados à inclusão social dos brasileiros com deficiência, garantindo autonomia e independência a esse segmento e possibilitando melhor qualidade de vida.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que “o Sistema Único de Saúde está se organizando para que as pessoas com deficiência não tenham limitações. Quem impõe limites a esses brasileiros é a sociedade que não se organiza”, disse.
Centros Especializados 
São serviços de qualidade assistencial em reabilitação que atendem pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, conforme o número de modalidades habilitadas. A Unidade Mista de Saúde de Taguatinga (DF), será habilitada para pessoas com deficiência física e intelectual. Os novos centros  receberão 20 microônibus adaptados para o transporte das pessoas com deficiência que não apresentam condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transporte convencional ou que manifestem grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos urbanos até os serviços de saúde. 
Cadeira de rodas
 Mais seis tipos de cadeiras de rodas serão incorporadas no Sistema Único de Saúde (SUS), além das que já existem – adulto e infantil – e cadeira de rodas para tetraplégico manual, que continuarão a ser ofertadas na rede pública de saúde. Com as novas incorporações, o SUS vai oferecer a cadeira motorizada, equipada com motor elétrico, que pode ser movida por controle remoto, pelo queixo ou boca. Também ofertará a cadeira monobloco, leve e portátil, que possui mecânica favorável à propulsão e manobras em terrenos acidentados.
Haverá a incorporação de cadeira de rodas para pessoas acima de 90 quilos, para banho em concha infantil, com encosto reclinável, com aro de propulsão – adaptação postural em cadeira de rodas.
Outra nova incorporação será um dispositivo auditivo para crianças de 5 a 17 anos com deficiência auditiva (de grau leve, moderado, severo ou profundo) matriculadas no ensino fundamental I e II e ensino médio. O acessório, acoplado ao aparelho auditivo, elimina o excesso de ruídos que interferem na interpretação do aluno. Um microfone posicionado próximo a boca do professor capta a fala com boa intensidade, reduzindo os efeitos de reverberação e ruídos, e o som captado é enviado via FM diretamente para o receptor, qualificando o aprendizado do estudante.
Teste do pezinho
A ampliação do acesso a exames do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que realiza o Teste do Pezinho, abarcará os estados do Acre, Alagoas e Sergipe na Fase III, e São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul na fase que identifica também  deficiência da biotinidase e hiperplasia adrenal primária. Ao ano, aproximadamente 545 mil crianças devem ser beneficiadas.
Viver sem Limite
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite foi lançado pelo governo federal em novembro de 2011 com o objetivo de promover a cidadania, a autonomia e o fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, eliminando barreiras e permitindo o acesso aos bens e serviços disponíveis a toda a população. Desde então, o País tem promovido diversas ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade. 
Saiba mais sobre o Plano Viver sem Limite 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem