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Setor bancário aposta em tecnologia e inovação para competir com novos players

É o que indicam os CEOs do setor financeiro consultados pela PwC para a 18ª Pesquisa Anual de CEOs (CEO Survey), levantamento realizado com mais de 1300 CEOs globais. 

O planejamento das companhias no setor bancário, ao longo dos próximos anos, deve considerar o ingresso de novos competidores e atividades específicas da cadeia – reduzindo os custos a partir de tecnologias e processos inovadores. É o que indicam os CEOs do setor financeiro consultados pela PwC para a 18ª Pesquisa Anual de CEOs (CEO Survey), levantamento realizado com mais de 1300 CEOs globais.

Tanto os processos quanto a forma de atuação dos bancos têm passado por mudanças decorrentes do surgimento de novos players no mercado. Estes novos competidores, ao oferecer novos produtos e alternativas ao cliente, rompem com as práticas mais tradicionais e abrem novas perspectivas de negócio: “com mais qualidade, agilidade e menor custo, serviços como crowdfunding, os novos meios de pagamento e até mesmo microcrédito, por exemplo, têm configurado uma nova realidade nas atividades bancárias, já que o usuário passa a ter mais opções”, afirma o sócio daPwC Brasil e líder da área de Financial Services, Alvaro Taiar.

O crescimento em um ambiente desafiador também segue como uma das principais prioridades na visão dos CEOs ouvidos pela firma, que também entendem como prioritários o aumento na produtividade e na capacidade de atuação na gestão regulatória e de riscos. “O crescimento de uma empresa e aumento da produtividade estão diretamente relacionados, ainda assim, para melhorar a produtividade, é preciso observar aspectos importantes sobre regulamentação (citado por 87%) e inovação (60%), que podem se tornar uma barreira, caso negligenciados”, explica Taiar.

Como estratégia para fortalecer a inovação, ter acesso a novas tecnologias e novos clientes, mais de 40% dos CEOs na área de Banking & Capital Markets afirmam perceber joint ventures, parcerias estratégicas e colaborações informais como oportunidades importantes ao crescimento do negócio.
Seguros

No segmento de seguros, foram identificadas três grandes oportunidades para alavancar o crescimento: compreender o potencial da tecnologia digital, identificar as oportunidades complementares (joint ventures) e entrar em novos setores.

Como forma de atrair novos clientes, mais de 50% dos CEOs planejam realizar uma nova joint venture ou parceria estratégica nos próximos 12 meses. Neste sentido, a inovação é vista pelos CEOs da área como o principal “driver” para o crescimento do setor.

Gestão de ativos

No segmento de asset management, 28% dos CEOs consultados afirmam ter ingressado em novas indústrias nos últimos três anos, enquanto 18% disseram que planejam investir em novas áreas nos próximos anos. A maioria focou na prestação de serviços financeiros e em investimentos em real estate (adquirindo carteiras de crédito imobiliário e realizando empréstimos para empresas).

Entre os CEOs, 78% consideram as tecnologias digitais como “estrategicamente importantes” em áreas como cyber security e relacionamento com o cliente. “Até 2020, tecnologia vai se tornar crítica para o relacionamento com clientes, assim como análise de dados desses clientes, eficiência operacional e regulamentação. Ao mesmo tempo, cyber risk se tornará um dos principais temas da indústria”, comenta João Santos, sócio da PwC Brasil e líder da indústria de gestão de ativos.

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