Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Lixo em áreas públicas atrai carcarás

Aves predadoras, que se alimentam de dejetos e carniça, podem ser vistas em locais como Parque da Cidade e Esplanada

O carcará, ave da família dos falcões, é presença muito encontrada no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, principalmente na área das churrasqueiras. Em outros pontos da Capital, como na Esplanada dos Ministérios, também é comum ver a ave que chama a atenção pelo tamanho, que pode chegar a 1,23m de envergadura, face vermelha, solidéu preto sobre a cabeça e pelo bico encurvado e alto. “Fazemos um trabalho de esclarecimento com os usuários do parque, para que todos entendam a melhor forma de descarte desse lixo, alinhado com o SLU”, explica o administrador do Parque da Cidade, Alexandro Ribeiro.

O parque produz grande volume de lixo que, quando descartado de forma errada, serve de alimento para este predador. O lixo, aliás, é considerado determinante para a presença da ave em ambiente urbano. “São animais onívoros, que se alimentam de quase tudo: carniça, lixo, pequenos mamíferos, insetos, cobras, pombos”, explica a analista ambiental Rita Medeiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio. Alexandre informa que os produtores e geradores de eventos do parque, têm que apresentar com seus projetos um plano para descartes conforme o novo Código de Resíduos Sólidos.

Ela ainda observa que, pelas características, os carcarás conseguiram adaptar-se bem ao meio urbano, embora conservem seu costume predador. O instituto faz avaliação sobre aves continuamente e classifica as atividades de risco para cada espécie. “Os carcarás não estão nos grupos de risco de extinção, mas desequilíbrios ambientais e proliferação de resíduos tóxicos podem ser preocupantes para todas as espécies”, destaca.

O engenheiro florestal da administração do Parque da Cidade, Vitor Oliveira, diz que está sendo feito um trabalho de observatório com catálogo com as 40 espécies mais vistas no local. Segundo a assessoria do Instituto Brasília Ambiental, IBRAM, de um modo geral, os carcarás são aves tímidas e não atacam. No entanto, apesar da convivência pacífica, o aumento dessas aves em cidades representa um problema para a aviação. O problema acontece principalmente quando animais invadem áreas de pouso e decolagem. As colisões de aves com aeronaves são um problema mundial e, segundo a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), mais de 190 países já reportara ocorrências do tipo.


Carcarás, onívoros, que se alimentam de quase tudo

Por Monica Siqueira
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem