Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

CLDF faz Sessão Solene para homenagear e reconhecer a importância dos comunicadores do DF

Aconteceu nesta segunda-feira (03/06), por iniciativa do deputado distrital João Hermeto de Oliveira Neto (MDB), foi realizada Sessão Solene, no plenário da Câmara Legislativa, em  reconhecimento a importância dos comunicadores, blogueiros, e influenciadores e comemoração ao Dia do Blogueiro


Com a participação de parlamentares e representantes do Poder Executivo, blogueiros, jornalistas e influenciadores digitais que atuam no Distrito Federal, foram homenageados em solenidade pela Câmara legislativa

A sessão solene vem se tornando uma tradição na CLDF. Os blogueiros a cada ano que passa consolidam a sua atuação no Distrito Federal. Os profissionais atuam na cobertura jornalística dos mais variados setores como política, cultura, esporte, entretenimento, entre outros.

A Lei 5.040, de 25 de fevereiro de 2013, criou no DF o Dia do Blogueiro. A escolha do dia 7 de junho deve-se ao fato de que nesta data é comemorado também o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa no Brasil. A Lei é de autoria da ex-deputada distrital Luzia de Paula (PSB). A data é comemorada, oficialmente, no dia 7 de junho, que também é o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa no Brasil.

O evento reuniu os principais blogueiros e profissionais de imprensa titulares de sites e veículos da chamada Nova Mídia, do DF e Entorno.

Mais de 190 profissionais de sites, blogs, portais e influenciadores de redes sociais consagradas como YouTube, Instagram e Facebook lotaram o plenário da Casa.

O deputado Hermeto, autor da iniciativa, destacou a importância do trabalho realizado pelas profissionais das novas mídias. “Os blogueiros de políticas, por exemplo, são profissionais que ajudam a disseminar os trabalhos dos parlamentares desta Casa, levando com transparência e responsabilidade as informações a população”, disse o deputado João Hermeto.

Em seu discurso, Hermeto destacou ainda a importância dos blogs, das rádios e jornais comunitários, como meios de ecoar as reivindicações da sociedade.“Os senhores blogueiros e influenciadores digitais sabem que a população, hoje, tem um mecanismo muito forte para fazer juízo de valor. Então, a inserção que cada um dos profissionais aqui estão, conduz a mídia alternativa do Distrito Federal”, ressaltou o parlamentar.

Já deputada Kelly Bolsonaro (Patriota), parabenizou os blogueiros. “Vocês, hoje, informam, verdadeiramente, a população e não passam vergonha como tem passado a grande mídia com mentiras, fake news e calúnias”, disparou a deputada.

Para Julia Lucy (NOVO), a liberdade de mercado se faz necessária para a blogosfera.“O partido NOVO defende a liberdade de mercado. Dos profissionais que estão aqui, descobriram um nicho e se comunicam com esse nicho com qualidade que grande veículo de Comunicação não seria capaz de fazer. Vocês estão protagonizando essa mudança que estamos vivenciando em nosso país. A nossa política está sendo transformada graças a vocês”, frisou ela.

Para o presidente da ABBP, Toni Duarte, esse reconhecimento por parte da CLDF reforça que a cobertura dos trabalhos não só da Casa como de tudo que acontece no DF deve ser realizada com muita seriedade e comprometimento.“É importante ressaltar que este dia serve para nos lembrar que, como blogueiros, temos o direito à liberdade de pensamento e o dever de manter os cidadãos informados. Entretanto, ser livre não quer dizer desrespeitar a liberdade dos outros”, disse Toni Duarte.

O editor chefe do portal Brasília de Todos Nós e coordenador geral do Movimento dos Comunicadores do Brasil – MCB, o Jornalita Paulo Melo, agradeceu ao deputado Hermeto pela iniciativa, estendendo essa mão amiga na luta pela união dos comunicadores. “Eu quero agradecer ao deputado Hermeto pela iniciativa, dizendo que o senhor que foi um comunicador com o seu programa Pinga Fogo na rádio, aproveitando a oportunidade, quero cumprimentar a todos os comunicadores do Distrito Federal e dizer que o o MCB é um instrumento de apoio, valorização e luta pelos mais de 1800 comunicadores filiados no Brasil e 190 no DF, quero anunciar que nos próximos meses, nós estaremos abrindo as inscrições para o 3° curso gratuito de comunicação institucional e novas mídias, para unir os comunicadores e trazer as novidades do mercado da comunicação”, finalizou o coordenador geral do MCB.

Um dos homenageados da noite, Francisco de Assis Monteiro da Silva, radialista e comunicador da Rádio Comunidade DF, destacou a importância das rádios, blogs, portais e influenciadores de redes sociais. “Todos exercem um importante papel social, tanto na difusão da cultura quanto como fator de integração.”

Compuseram a Mesa dirigentes das principais associações do segmento: Toni Duarte, da Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política do DF e Entorno (ABBP); Paulo Melo, fundador do Movimento dos Comunicadores do Brasil; Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF; Edvaldo Brito, presidente da Associação de Veículos de Comunicação Comunitária do DF e Entorno; deputada Julia Lucy; deputada Kelly Bolsonaro; Ézio de Castro, da Coordenadoria de Comunicação Social da CLDF e o deputado Hermeto, que presidiu a solenidade no plenário da Casa.
























































































































No final houve uma confraternização com um coquetel oferecida aos jornalistas e convidados.
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem