Este ano o mundo passou a conviver com a maior pandemia dos últimos tempos causada pelo novo coronavírus e, com isso, vários hábitos precisaram ser adaptados ou mudados: distanciamento e isolamento social, novas regras em estabelecimentos diversos e mais atenção com a higiene são exemplos



Nos setores público e privado não foi diferente. Mesmo com a flexibilização e liberação para a volta ao trabalho decretada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), muitas empresas, a fim de conter a disseminação e o contágio pelo vírus, ainda preferem manter seus colaboradores trabalhando de casa, ou pelo menos aqueles cujas atribuições se encaixam na modalidade de teletrabalho.

Com legislação vigente no Brasil, o trabalho remoto, agora fortemente adotado em decorrência da COVID-19, ainda é novidade para muitos que foram pegos de surpresa e postos para trabalhar em seus lares. Por isso, listamos aqui algumas dicas que ajudarão aqueles que ainda não se adaptaram a essa nova realidade no âmbito profissional. Confira:

1 – Crie um ambiente de trabalho adequado

Encontrar e organizar um local adequado para trabalhar em casa não é tarefa fácil. Recomenda-se utilizar um cômodo da casa para montar a estação, mas nem sempre existe um espaço sobrando. Sendo assim, separe um cantinho na sala de estar ou no quarto de modo que possa exercer suas atividades com conforto e qualidade.

2 – Crie uma rotina e a siga com disciplina

Organize suas tarefas do dia seguinte ao final de cada jornada de trabalho. Ao iniciar seu dia, tome um banho e vista-se confortável e adequadamente, tome um café da manhã reforçado e inicie sua rotina. Tente segui-la à risca para que o seu fluxo laboral seja satisfatório.

3 – Utilize ferramentas que auxiliarão seu trabalho

Se você é do tipo “desconectado”, organize seu trabalho em blocos de anotações, cadernos e agendas à sua maneira. Se você é do tipo “conectado” e principalmente se trabalha com uma equipe, estas ferramentas gratuitas poderão te auxiliar:

Trello

Muito comum entre equipes, o Trello é uma opção gratuita de gerenciamento de projetos online. Disponível para desktop e também para smartphones Android e iOS, a ferramenta é versátil e pode ser usada tanto para acompanhamento de tarefas pessoais quanto para organizar ações que envolvem equipes dentro da empresa. Sua interface é intuitiva e conta com recursos como checklists, upload para compartilhamento de arquivos multimídia, etiquetas coloridas e notificações.

Evernote

Para muitas pessoas, o bloco de notas do sistema do computador é suficiente para organizar tarefas no dia-a-dia. Mas não é tão completo quanto o Evernote nesse segmento. Disponível gratuitamente e com versão paga na web e em aplicativos para computadores Mac e Windows e smartphones Android e iOS, o Evernote é uma espécie de banco de anotações para tudo o que o usuário desejar. Ideal para quem passa o dia trabalhando com informações e precisa catalogá-las de forma mais eficiente, é a solução ideal. Quem navega muito na web e nem sempre tem tempo de ler tudo o que encontra, a plataforma também pode servir como ferramenta de clipping, ou seja, pode armazenar textos, artigos e vários outros tipos de conteúdo para leitura posterior.

Google Agenda

Se você possui uma conta no Google, tem à sua disposição o Google Agenda. Disponível gratuitamente nas versões web e aplicativos para Android e iOS, a ferramenta permite que você organize e fique a par de todos os seus eventos. Além disso, você pode agendar compromissos diretamente pelo Gmail, organiza-los como pessoal, trabalho e faculdade, por exemplo, e compartilha-los com os seus contatos.

Para quem precisa fazer ou participar de reuniões a distância com frequência, serviços e aplicativos de videoconferência ganharam destaque com o advento do Home office. Você pode escolher o que mais te agrada dentre os listados a seguir:

Zoom Cloud Meetings

Zoom Cloud Meetings ou apenas Zoom ganhou popularidade na quarentena por suportar até 100 pessoas em uma videoconferência. Em sua versão gratuita, a plataforma permite até 40 minutos de vídeo ininterruptos com até 100 pessoas e compartilhamento de tela. Para criar uma reunião, você precisa se cadastrar no serviço, mas para participar, só é necessário baixa-lo ou acessá-lo a partir de um navegador.

Google Meet

Google Meet é um aplicativo de videoconferência do Google disponível para web, Android e iOS. A plataforma, que antes era exclusiva para assinantes do GSuite, teve seu acesso grátis liberado até 30 de setembro de 2020 para todos os usuários do Gmail. O Google Meet é uma alternativa, nesta quarentena, para realizar reuniões corporativas virtuais, também conta com o recurso de compartilhamento de tela, durante o regime de Home Office.

4 – Descanse


Trabalhando de casa, podemos pensar que não nos cansamos tanto quanto quando estamos trabalhando fora. Pelo contrário. A fim de preservar sua saúde física e mental, é importante que estabeleça, dentro do planejamento de sua rotina, pequenas pausas para descansar. Além do horário de almoço, caso haja, recomenda-se pausas de 15 minutos a cada 50 minutos de trabalho. Nesse tempo, aproveite para fazer exercícios laborais, tomar um café e sair para aproveitar a luz do sol. Ao final de sua jornada de trabalho, desligue-se completamente dos assuntos profissionais e aproveite um tempo consigo e com a família.
Compartilhar:

Edilene Ribeiro

Comente:

0 comentários