Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

GDF planeja transformar a W3 em destino turístico



Proposta pretende unir Governo e iniciativa privada para impulsionar o turismo criativo, valorizar os monumentos e a cultura da região



Traçar um plano de revitalização para W3 Sul, transformar a região em um destino turístico, impulsionar a economia criativa e criar empregos. Tudo isso com o apoio do Governo, entidades e iniciativas privadas. Foram com esses objetivos que secretários do GDF percorreram a região da Quadra Modelo 308 Sul nesta segunda-feira (07/12). A segunda visita técnica foi realizada pela Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, ao lado da Sra. Meire Mota, Secretária Executiva de Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Públicas da Secretaria de Governo; o Sr. Aires Cerchi, assessor da Diretoria de Urbanismo da Novacap; o Sr. Roberto Andrade, secretário de Projetos Especiais; e o Sr. Ricardo Sérgio de Oliveira e Silva, diretor de projetos viários da secretaria de Transporte e Mobilidade.

Durante o percurso de cerca de 3 km, passando pela 504 e 508 Sul, até o Cine Brasília (106/107), o grupo mapeou a área para criar um roteiro criativo capaz de revitalizar os patrimônios locais, muitos abandonados, fortalecer a cultura e ainda promover o bem-estar da população. "O turismo tem essa capacidade de valorizar a arquitetura, trazer luz para a reforma e o restauro dos patrimônios culturais e ao mesmo tempo valorizar a consciência histórica, a memória e identidade de um povo por meio de seus espaços. Por isso, sempre que criamos uma rota, pensamos também na jornada vivenciada, tanto pela população local, como pelo turista, para promover ao máximo a experiência desse visitante. Ele tem conhecer a história que está sendo contada por meio dos espaços e sair encantado", destacou a secretária Vanessa ao sinalizar o projeto.

A proposta é ressignificar o espaço e recuperar monumentos que existem no roteiro modelo: projeto urbanístico de Lúcio Costa, paisagismo de Burle Marx, azulejos de Athos Bulcão, Igrejinha e Escola Parque de Oscar Niemeyer são alguns dos exemplos das riquezas em volta dos blocos, jardins e pilotis. Uma verdadeira aula de história, arquitetura e urbanismo que reúne em uma só região da cidade a assinatura dos homens que tornaram Brasília única, mas que, muitas vezes, ainda é passa despercebida por muita gente. "Todas as diretrizes que precisam ser mudadas no roteiro para oferecer uma visita memorável a todos que frequentam a região são viáveis. A princípio, não vamos criar nada novo. A proposta é revitalizar e valorizar o que já existe: os prédios, as calçadas, as praças, os becos... E o começo desse projeto de valorização da W3 não poderia ser em outro lugar. A Quadra Modelo 308 Sul é um local valioso para nossa capital federal, que guarda uma concentração de história e cultura, por isso, nossa proposta é começar esse trabalho por aqui e depois continuar em outros quadrados", explicou Meire Mota.

O secretário de Projetos Especiais, Sr. Roberto Andrade, destacou ainda a importância da parceria com a iniciativa privada e o impacto que o projeto terá na melhoria da qualidade de vida da população. "É um nível de avanço muito significativo dentro do processo de revitalização da W3 Sul. Essa criatividade da Secretaria de Turismo, liderada pela secretária Vanessa e sua equipe, é mais um estímulo para que nós possamos, verdadeiramente, revitalizar a W3 e inovar. E a Secretaria de Projetos Especiais entra como parceira no sentido de articular pontos e áreas para os processos de adoção pela iniciativa privada. É um conjunto de ações que vão acontecer para a melhoria da qualidade de vida do cidadão brasiliense e dos turistas que nos visitam", completa Andrade.

Criar uma conexão entre a quadra e o Parque da Cidade com ciclovias para facilitar a mobilidade dentro da rota também é uma das ações pensadas pelo GDF. "A Quadra Modelo já tem um apelo arquitetônico que o mundo inteiro conhece. Então, quem vem a Brasília e quer conhecer a origem da sua arquitetura e como todos os traços foram pensados, ela tem que começar por essa área toda aqui em volta da 308/508 Sul, que é a essência de Brasília. Se a gente resgata isso com o envolvimento da população, das pessoas que moram e trabalham aqui, logo teremos um verdadeiro cartão-postal. Além disso, vou levar para a Secretaria de Mobilidade essa conectividade transversal que une o Parque da Cidade e o Metrô. Queremos fazer um trabalho de revitalização completo", concluiu o Sr. Ricardo.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem