Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Colégio lança projeto de monitoria para reforçar aprendizado dos estudantes

 


Confira dicas de como potencializar o aprendizado durante o ensino remoto e elimine os fatores que causam desconcentração, dispersão, cansaço mental e improdutividade nesta quarentena

Assimilar o conteúdo durante o ensino remoto tem sido um desafio para muitos estudantes. Afinal de contas, as aulas on-line exigem protagonismo e mais dedicação, além do cumprimento de tarefas e metas. Pensando em uma solução para ajudar os estudantes durante esse período, o Colégio Marista João Paulo II segue lançando mão de novas estratégias para reforçar a aprendizagem em tempos de pandemia. 


Foi criado, então, o projeto Estudo Mais, uma iniciativa voltada para os estudantes do 6º ao 9º ano que desejem aprimorar os estudos nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Matemática durante o turno contrário ao regular. Trata-se de uma monitoria individual e totalmente on-line, realizada por meio da plataforma Teams, na qual o estudante poderá aprofundar o conhecimento, rever o conteúdo e esclarecer dúvidas.


Como funciona – Em horários individuais ou coletivos, os estudantes têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e complementar o conteúdo trabalhado no horário de aula regular. Primeiramente, estão sendo oferecidas três monitorias: Momento de estudo personalizado, direcionado à apresentação de dúvidas e questionamentos; Laboratório de redação (oficina de textos), voltado para os estudantes que desejam aprimorar e qualificar conhecimentos relacionados às redações; e Aulas de matemática avançada, no qual os alunos poderão aprimorar conhecimentos matemáticos, com ênfase na resolução de questões de avaliações em larga escala, olimpíadas e fichas de exercícios.


De acordo com a coordenadora pedagógica dos anos finais, Bruna Sousa, o projeto contribui para o reforço dos conhecimentos e das habilidades em áreas nas quais os estudantes apresentam mais dificuldades. “O Estudo Mais é voltado não somente para estudantes que querem tirar suas dúvidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, mas, principalmente, para aqueles que buscam ritmo de estudo, rigor conceitual e aprofundamento de conhecimentos. O projeto é importante pelo momento individual em que o estudante terá a oportunidade de dialogar, tirar dúvidas e aprofundar os conteúdos com os professores”, ressalta.


A coordenadora também explica que os professores elaboram uma atividade coletiva para cada disciplina, com oficinas de redação, cujo objetivo é o aprimoramento e potencialidade dos textos argumentativos e dissertativos. Já para a atividade de matemática avançada, o objetivo é explorar questões cobradas em avaliações de larga escala, olimpíadas, além de desenvolver atividades que promovam o raciocínio e a interpretação na resolução de situações-problemas. 


Confira sete dicas de como potencializar o aprendizado durante o ensino remoto: 


  • Organize sua rotina, fazendo planejamentos diários ou semanais;

  • Reserve um tempo para revisar o conteúdo diariamente, ainda que em poucos minutos;

  • Anote as dúvidas e compartilhe com os professores e colegas sempre que possível. Cooperar é importante;

  • Procure não acumular atividades;

  • Tente conhecer as mais diversas técnicas de estudo e revisão para descobrir qual a estratégia mais eficiente para você;

  • Busque auxílio de monitorias para reforçar conhecimentos em áreas que você apresenta mais dificuldade.

  • Participe de projetos de laboratório para aprofundar seus conhecimentos. Laboratórios de redação e matemática avançada são muito procurados e ajudam bastante.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem