Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Novos cursos online de educação empreendedora ganham chancela do MEC

Conteúdos produzidos pelo Sebrae são orientados pela BNCC e atendem demandas da rede pública de ensino



Os novos cursos online do Sebrae com foco na Educação Empreendedora ganharam chancela do Ministério da Educação (MEC) e serão divulgados para toda a rede pública de ensino do país. A iniciativa faz parte da recente parceria firmada entre as duas instituições para fomentar a cultura empreendedora dentro das escolas e institutos federais.

Os conteúdos produzidos pelo Sebrae são orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que inclui o empreendedorismo como tema transversal no Ensino Fundamental, mas também como um dos eixos estruturantes para a organização dos itinerários formativos das áreas de conhecimento do Ensino Médio.

Entre os cursos online já disponibilizados estão “Bora Empreender”, “Aprender a Empreender”, “Socorro: Eu não sei o que quero fazer da minha vida” – voltados para os estudantes e “As dimensões da gestão escolar”, com foco na formação dos gestores. Todos eles são gratuitos e podem ser acessados em área específica do Portal do Sebrae. Conheça mais aqui.

A analista de Cultura Empreendedora do Sebrae Thelmy Arruda de Rezende explica que as parcerias e articulações feitas pelo Sebrae, tanto com o MEC como com outras entidades, têm sido muito importantes para ampliar o alcance das ações em prol da disseminação do empreendedorismo nas escolas. “Com o apoio desses parceiros queremos levar conteúdos de empreendedorismo e chegar lá na ponta, em todos os níveis de ensino e esferas da gestão da educação no Brasil e colaborar para a formação de professores, estudantes e gestores”, destacou.

O Secretário-Executivo do MEC, Victor Godoy, reforçou o expectativa positiva para a ação. "O incentivo ao empreendedorismo é uma bandeira de nossa gestão. É preciso criar uma cultura empreendedora em nossa sociedade e essa parceria com o Sebrae será fundamental para alcançarmos nossas metas", afirmou.

Próximos cursos
Ela adiantou que, na segunda quinzena de junho, serão disponibilizados três novos cursos online para os professores que desejam aprender a planejar e realizar aulas remotas utilizando recursos tecnológicos. São eles: Domínio de plataformas para aulas remotas: Zoom, Meet, Teams; Como planejar aulas remotas na plataforma Google Classroom; Como utilizar recursos do smartphone para aulas online.

“Queremos atender uma demanda dos professores que, principalmente neste momento, precisam de ajuda e de conhecimentos nessas tecnologias para produzir aulas remotas.”, disse.

Além desses cursos será divulgada também em junho uma agenda de Webinars para tratar de assuntos de interesse de professores e gestores escolares construída de forma colaborativa entre o Sebrae e o MEC e um curso no formato de videoaulas para professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem