O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) mostra um crescimento de cerca de 143% no volume de negociações de imóveis no mês de abril de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado


Segundo os dados divulgados pelo Sistema Integral de Gestão Governamental, o resultado da arrecadação do ITBI (Imposto pago ao GDF pelo comprador do imóvel) com as vendas de imóveis no mês de abril de 2021 foi de quase 59 milhões de reais, superando expressivamente o valor registrado em abril de 2020, que chegou a aproximadamente 24 milhões de reais.

Já, os números apresentados pela Associação dos Notários e Registradores (ANOREG) apresentaram um alta, ainda maior, de 243% no mês de abril de 2021, ou seja, 3.706 registros de compra e venda de imóveis no DF, quase o triplo do registrado no mesmo período do ano anterior em que foram emitidas apenas 1.080 escrituras.

Com base nos dados apresentados, o mercado imobiliário comercializou quase 2 bilhões de reais, frente aos 805 milhões do mesmo período do ano anterior.

De acordo com o presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, o mercado do Distrito Federal está mostrando a sua força. “O setor imobiliário está se recuperando tijolo a tijolo , quem compra e investe em imóvel tem ganho no presente e a segurança no futuro”, afirma.

O Boletim cita também os imóveis que apresentaram as maiores rentabilidades, destaque para as lojas do SIA com 1,83% de rentabilidade. Por outro lado, entre todas as unidades residenciais do DF, o destaque fica com a região do Gama na categoria casa com 4 dormitórios com uma rentabilidade de 1,74%. Outra categoria que apresentou boas rentabilidades foi casa com 2 dormitórios em Sobradinho com 1,01%.

Porém, algumas regiões no DF apresentaram baixas e altas que são importantes serem vistas individualmente. Dentre as unidades de comercialização, o segmento de salas comerciais em Samambaia apresentou a maior queda nos seus preços medianos, uma variação negativa de -35,87%. Enquanto a máxima ficou localizada nas quitinetes do Guará que registraram uma variação positiva de 46,48%.
Compartilhar:

1 Palpite

Comente:

0 comentários

Boazinhas