Foto meramente ilustrativa - Crédito: SLU

São Sebastião (DF) terá um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), conhecido como Papa Entulho. O investimento é R$ 350 mil, viabilizados por emenda parlamentar destinada pelo deputado distrital João Cardoso (Avante).

O valor já está liberado e em fase de licitação no Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Localizado na entrada da cidade, no Parque de Serviços do SLU (quadra 305, ao lado da CEB), o espaço foi escolhido para combater o descarte irregular de entulhos e vai atender também as comunidades do Mangueiral e do Jardim Botânico.

"Com o descarte irregular em áreas públicas, é comum a proliferação de animais e insetos, causando problemas de saúde e transtorno para a população. Agora a região vai contar com um armazenamento adequado desse tipo de resíduo, deixando a cidade mais bonita e trazendo mais tranquilidade para seus moradores", afirma João Cardoso.

Como funciona

O Papa Entulho é voltado para o depósito de entulhos volumosos, como podas de árvores, materiais recicláveis, móveis, vasos, sofás e óleo de cozinha usado. O local possui rampa de acesso a veículos pequenos para o descarte de resíduos de construção diretamente em caçambas.

O local vai funcionar de segunda a sábado, das 7h às 18h, e poderá receber diariamente, por pessoa, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa de água de mil litros) de resíduos da construção civil, volumosos (como móveis) e restos de podas.

Óleos usados em frituras também poderão ser destinados ao Projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), por meio da entrega do material em embalagens como frascos de amaciante e xampu, e limitado em 50 litros por pessoa/dia.

O Papa Entulho não receberá:

– resíduos da construção civil com volume superior a 1m³;
– resíduos perigosos;
– resíduos orgânicos;
– resíduos do serviço de saúde;
– resíduos industriais;
– cargas predominantes de gesso;
– materiais especiais (espelhos, lâmpadas, pilhas, baterias, amianto,
tonner);
– eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Não será permitida a entrada de cargas de resíduos em caminhões ou carretas. 

Compartilhar:

@claricegulyas

Comente:

0 comentários

Boazinhas