Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Delmasso pede que Netflix exclua desenho porque personagem tem pais gays


O vice-presidente da CLDF, Rodrigo Delmasso (Republicanos), entrou com representação no MP contra a plataforma por acreditar que desenho desrespeita o ECA

Foto: Michel Melo.

O vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, Rodrigo Delmasso (Republicanos), quer a retirada do desenho da Netflix. O parlamentar protocolou uma representação contra a plataforma por considerar que o desenho "Ridley Jones – A Guardiã do Museu" aborda ideologia de gênero para crianças em idade pré-escolar.

Em documento entregue virtualmente ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Delmasso alega que o desenho infantil desrespeita o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Um dos motivos para a pedida da retirada do desenho do cardápio da Netflix é que "o cartoon conta a história de uma menina que mora num museu nacional e todas as noites as exposições ganham vida. Além disso, a trama ganha destaque por apresentar personagens como a múmia Ismat que possui pais homossexuais, além do búfalo Fred, que se intitula um ser não binário", diz a representação.

O parlamentar também alega que "o desenhou provocou repúdio em diversas famílias, pais e representantes de menores que prezam pela integridade moral e mental das suas crianças".

Estatuto da Criança e do Adolescente
Ao Metrópoles, Delmasso endossou a posição e disse que seu pedido tem o objetivo de garantir o cumprimento do artigo 17 do ECA. Esse trecho do estatuto diz que "a criança e o adolescente têm o direito de ter resguardada e protegida a sua integridade física, psíquica e moral".

"Acredito que o desenho, por abordar questões de gênero, não deve ter censura livre. O MPDFT deve tomar alguma providência para cumprimento da lei", afirmou o vice-presidente da CLDF ao Metrópoles.

Assim, ele solicita ao MPDFT que "promova ação penal cabível para que seja retirado o desenho da Netflix".

O desenho
O novo desenho da Netflix, Ridley Jones: A Guardiã do Museu, é uma série para crianças que conta a história de Ridley Jones, uma garota de 6 anos que mora em uma casa na árvore dentro do Museu de História Natural, junto de sua mãe e sua avó.

Curiosa, a menina tem como missão proteger o local e seus tesouros. "Mas o edifício esconde um grande segredo: à noite, todos os seus ocupantes ganham vida. Com a ajuda de seus amigos, Ridley precisa, então, manter em segurança aqueles que lá moram. Munida de sua bússola mágica, não há aventura que ela não possa encarar", diz a sinopse da plataforma de streaming.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem