Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Como controlar a ansiedade até a prova da PCDF?

 Psicóloga especialista em concursos públicos dá dicas essenciais. Confira! 


Faltando poucos dias para as provas do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a ansiedade e o nervosismo começam a tomar conta dos candidatos. Na fase de preparação para o certame é normal que o estudante se sinta pressionado. O peso e a importância das provas são grandes obstáculos não somente teóricos, mas também psicológicos. 


E, como as provas foram remarcadas por causa da pandemia, muitos candidatos estão ansiosos para concluir essa jornada e alcançar seus objetivos no grande dia da aprovação. 


Marcadas para o próximo final de semana, no sábado (21) as de escrivão, e no domingo (22) às de agente de polícia, as avaliações terão 4 horas e 30 minutos de duração. Como ficar tranquilo na hora da prova? E o que fazer para manter a calma na última semana de preparação?


Confira as dicas que a psicóloga Juliana Gebrim preparou para orientar os concurseiros nesta reta final. Não deixe que meses e meses de preparação se percam por conta de deslizes emocionais nos momentos que antecedem o certame. Portanto, que tal evitar isso e fazer a prova mais esperada deste ano?

 

1 - DURMA BEM – Para uma boa preparação para o concurso, é essencial que você esteja sempre descansado, seja para o próximo dia de estudos ou mesmo antes das provas. Nada de deixar para descontar nas madrugadas ou em um dia específico. A hora do sono, para o concurseiro, é tão sagrada quanto o próprio estudo. Privar a si mesmo de um bom sono pode ser a causa de vários problemas, entre eles depressão, estresse e paranoia.

 

2 - PRATIQUE MEDITAÇÃO, YOGA OU MINDFULNESS – Na verdade, a meditação e o yoga andam de mãos dadas em sua filosofia, mas a execução de ambas pode ser bem diferente. São muitos os benefícios que as técnicas do mindfulness podem trazer para os concurseiros que estão na preparação para o exame. Aliviar as tensões da prova que está por vir é só o começo, a prática também contribui para: diminuir o estresse e ansiedade, melhorar a qualidade do sono, reduzir o risco de desenvolver depressão, aumentar a capacidade de concentração e desenvolver a inteligência emocional e autoconhecimento.

 

3 - TENHA UMA ROTINA SAUDÁVEL – Na verdade, adotar uma rotina saudável é o mesmo que compilar todas as dicas que você já leu e organizá-las da melhor forma no seu dia a dia. De forma geral, para que as preocupações não afetem seu estado emocional, é preciso sempre manter-se nos eixos, buscando uma rotina de hábitos saudáveis e que façam bem ao seu corpo e organismo.

 

4 - ALIMENTE-SE BEM – Seja nos momentos antes da prova ou nos dias de preparação para o concurso, cuidar da alimentação faz parte de qualquer rotina saudável que se preze.

 

5 - CONTROLE SUAS EMOÇÕES E MEDOS? – Bata de frente contra isso! A verdade é que todos os estudantes têm seus medos e eles costumam dar as caras na hora de responder as questões para valer. O segredo é tentar canalizar esses medos, enfrentá-los de maneira racional e revertê-los.

 

6 -  RESPIRE ADEQUADAMENTE – Por fim, nos resta lembrá-los de que, agora que você tem um objetivo traçado, lembre-se de respeitar os seus  limites.


CORONAVÍRUS – Os candidatos devem ficar atentos ao grupo de entrada previsto na consulta de local e horário e, assim, evitar aglomerações no dia de realização das provas. Informações adicionais sobre as medidas de prevenção à Covid-19 adotadas pela organizadora do concurso, que neste caso é o Cebraspe, também devem ser observadas pelos candidatos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem