PRESIDENTE DA CAPADR REALIZA MAIS UMA CARAVANA DO LEITE COM A COMISSÃO DA AGRICULTURA, EMBRAPA E ABRALEITE

                      A fim de fortalecer ainda mais a categoria leiteira e padronizar a qualidade da produção em todo Brasil, a Subcomissão...

         


        A fim de fortalecer ainda mais a categoria leiteira e padronizar a qualidade da produção em todo Brasil, a Subcomissão do Leite, instalada pela Comissão da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR), presidida pela Deputada Federal Aline Sleutjes, realiza hoje (19) e amanhã (20) visitas técnicas em São Paulo nas propriedades e instituições dos municípios de Pirassununga, São Carlos, Itarapina e Padrinho.

A Caravana iniciou as visitas em Pirassununga, na Fazenda da Aeronáutica, com uma palestra sobre o funcionamento da fazenda, desde o trato dos animais, produção e industrialização do leite. Os bezerros são criados em bezerreiros individuais, em gaiolas suspensas, visando evitar doenças, principalmente a diarreia. A fazenda é um exemplo de verticalização, com fábrica de ração própria, produção de 3.200 litros leite/dia, com lacticínio que produz iogurte, sorvete, queijos, doce de leite, bem como lombo, linguiça, joelho e costelinha defumada. Tudo feito com leite " tipo A ". A produção abastece os ranchos dos quartéis de quatro estados, além de vender os excedentes.

À tarde, a comitiva seguiu para a segunda visita em São Carlos, na Embrapa Pecuária Sudeste. Lá eles produzem leite convencional de forma sustentável, com baixo nível de emissão de carbono, criaram o programa Balde Cheio onde os produtores compensam a emissão de gases dos animais com o plantio de Eucalipto, citreodora. As vacas ficam livres, respeitando o bem estar animal, com conforto, pastejo rotacionado e vão voluntariamente para a ordenha robotizada de 2 a 3 vezes ao dia. São soluções sustentáveis que podem ser adotadas nas demais propriedades do Brasil, colaborando com a redução do custo de mão de obra no setor que é escassa, bem como no custo produção, visto que a maior parte da alimentação das vacas é a pastagem.

A criação dos bezerros é diferente, os animais são criados em bezerreiros coletivos. Nos primeiros 4 dias recebem colostro de forma individual, depois passam para piquetes coletivos até a desmama. Na sequência viverão no pasto com sistema de amplo sombreamento.

         A terceira visita técnica foi na Fazenda Recanto SS, na propriedade do Sr. Saldanha onde é produzido leite orgânico de alta qualidade. A alimentação das vacas é composta por pastagem e grãos. O leite é certificado e de alta qualidade. Adota o "Modelo Balde Cheio” em pastejo rotacionado – implantado pela EMBRAPA Sudeste, como forma de - aumentar a eficiência de produção. Também são aplicadas outras práticas de manejo para aumentar a fertilidade do solo e o consórcio de gramíneas, para reduzir a necessidade de concentrados.

A última visita foi dentro da propriedade Recreio, da Família do Diretor Secretário da Abraleite Mário, que também produz leite orgânico. A produção tem se mostrado eficiente, com aumento da produção nos últimos 2 anos de 500 para 2000 kg ao dia, isso tem sido alcançado com eficiência e o resultado se transforma em reinvestimento na atividade.

         A sede principal da propriedade é histórica construída em 1887, para receber Dom Pedro II. Mas com a abolição da escravidão, esta visita nunca aconteceu. A casa hoje é patrimônio tombado, mantendo móveis e objetos bastante antigos da época do Brasil Império e recebe visitas diariamente.

         A próxima missão da Caravana do Leite será no Estado da Deputada Presidente Aline Sleutjes, o belíssimo Paraná, referência do leite e do Cooperativismo no início de outubro.

         “Estou orgulhosa por ter idealizado esta Caravana do Leite. Aqui em São Paulo, estamos tendo oportunidade de conhecer as experiências, exemplos e casos de sucesso do leite A+, orgânico e sustentável, parabéns a todas as propriedades e produtores que nos receberam.

         Os parlamentares nesta missão mais uma vez contam com o apoio técnico da EMBRAPA e da Abraleite em suas visitas, que terá como resultado a construção de um Projeto de Lei que construirá as diretrizes das políticas públicas para o setor.

Esta é uma iniciativa público-privada, pois contou com recursos de agência de fomento e empresas e irá possibilitar levar a pesquisa para outro patamar, em suporte ao Mapa, empresas de produtos veterinários e produtores, com ganhos para a toda sociedade que consome produtos pecuários.

         "No primeiro dia pudemos conhecer duas experiências governamentais exitosas. A fazenda da Aeronáutica, um exemplo de eficiência de uma estrutura verticalizada. Na Embrapa, exemplo de pesquisas aplicáveis diretamente para os produtores. Também conhecemos duas experiências com 2 produtores familiares, exemplos que ganham dinheiro porque aplicam técnicas e gerenciam a fazenda como negócio”, registrou Paulo Martins, Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite.

         Para Geraldo Borges, Presidente da Abraleite, “Nesse 1° dia da Missão em São Paulo pudemos ver formas de viabilização da atividade de produção de leite, como a orgânica, a verticalização com agroindústria, a integração Pecuária Floresta-IPF e Lavoura Pecuária Floresta-ILPF, o carbono zero, uma unidade demonstrativa do Programa Balde Cheio e um sistema de ordenha robotizada em sistema de pastejo rotacionado, grandes modelos de sucesso para o setor.

         "As visitas que fizemos, em missão da CAPADR e Subcomissão do leite - CD, às cidades de Pirassununga (Fazenda da Aeronáutica), e São Carlos, nos deu a noção da importância da cadeia do leite para o nosso país, dando a certeza de que temos uma atividade sustentável e lucrativa, fazendo uso de técnicas e ferramentas possíveis de serem repassadas para outras propriedades Brasil afora, parabéns a todos que participaram e contribuíram com a missão” Ressaltou, o Deputado Benes Leocádio.

 

No segundo dia em São Paulo a Caravana do Leite experimenta novas oportunidades:

 

         Iniciamos os trabalhos do dia 20 de agosto, seguindo para Visita Técnica à Fazenda da Toca do produtor Luiz Fernando Laranja, que produz Leite orgânico, com Integração Lavoura Pecuária Floresta-ILPF com a preocupação no carbono neutro. As vacas são alojadas em um galpão compost barn com acesso livre a piquetes. A produção média da fazenda é de 18 kg/dia por vaca. A alimentação dos animais é baseado na produção de pastagens frescas que são colhidas mecanicamente e servidas para as vacas no galpão compost barn. Também produzem silagem de milho e de capim, consorciado com as leguminosas.

Os bezerros são criados em piquetes sombreados e está sendo implantado um sistema de arbopasto, onde haverá faixas de margaridão e moringa como fonte de proteína para a alimentação das bezerras. Houve experimentação do Leite com a marca da Fazenda:  No Carbon Milk, excelente por sinal. Depois seguimos para a

Fazenda Pardinho de propriedade do Sr. Jovelino e Bento Mineiro, produtores de leite de Gado Gir e Girolando, de forma rústica, com bezerro ao pé, média de 10 litros de Leite dia, alimentação quase que exclusivo, pastagem. Utilizam toda sua produção para fabricar 5 tipos de queijos finos, abastecendo vários empórios de São Paulo. Com processos rígidos de qualidade e controle o local possui 100 vacas em lactação e tem uma produção de 3 mil kg de queijo por mês.

O processo de fabricação dos queijos conta com laboratório que faz análises diárias da qualidade do leite.

A alimentação das vacas é predominantemente de pastagem, com suplementação de feno na época seca, uma vez que alimentos fermentados, como a silagem não são permitidos pois influenciam a fermentação e maturação produção dos queijos comprometendo o gosto dos mesmos. Tivemos uma imensa degustação de queijos da propriedade bem como do Sr. Christophe Faraud que produz dezenas de tipos de queijos com receitas Francesas e nacionais que chegam a custar 200 reais o kg, demonstrando as possibilidades de aumentarmos a renda das famílias, produzindo ou fabricando produtos derivados do leite.

COMENTÁRIOS

Atualidade Politica

JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1083,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,165,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,619,Brasília Empreendedora,3064,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2317,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,2,Cidades,852,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia dos Avós,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,2,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,1581,empreender Brasília,1593,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,50,fort atacadista,31,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,1,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,220,presente de Natal,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,1,Promoção de fraldas,1,Promoção de vinhos,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,1,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,36,Tecnologia,9,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,1,
ltr
item
Empreender Brasília: PRESIDENTE DA CAPADR REALIZA MAIS UMA CARAVANA DO LEITE COM A COMISSÃO DA AGRICULTURA, EMBRAPA E ABRALEITE
PRESIDENTE DA CAPADR REALIZA MAIS UMA CARAVANA DO LEITE COM A COMISSÃO DA AGRICULTURA, EMBRAPA E ABRALEITE
https://1.bp.blogspot.com/-36St6ve5HRU/YSUfy3qKPcI/AAAAAAABNXc/lsvdH4k__2objvqGwIVQlLrPZw3crvO2QCLcBGAsYHQ/w640-h360/WhatsApp%2BImage%2B2021-08-23%2Bat%2B15.47.10.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-36St6ve5HRU/YSUfy3qKPcI/AAAAAAABNXc/lsvdH4k__2objvqGwIVQlLrPZw3crvO2QCLcBGAsYHQ/s72-w640-c-h360/WhatsApp%2BImage%2B2021-08-23%2Bat%2B15.47.10.jpeg
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/08/presidente-da-capadr-realiza-mais-uma.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/08/presidente-da-capadr-realiza-mais-uma.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário