Refluxo gastroesofágico na gravidez: o que fazer?

  Shutterstock Refluxo gastroesofágico na gravidez: o que fazer?   Comum durante a gravidez, o quadro também é conhecido por seu principal s...

 


Shutterstock

Refluxo gastroesofágico na gravidez: o que fazer?

 

Comum durante a gravidez, o quadro também é conhecido por seu principal sintoma: a azia ou queimação

 

A digestão, assim como todos os processos do corpo humano, precisa de uma engrenagem complexa para acontecer corretamente. Quando o músculo e os esfíncteres que impedem que o ácido do estômago saia do seu interior não funcionam de forma adequada, acontece o chamado refluxo gastroesofágico.

 

O retorno do ácido gástrico para o esôfago em direção à boca, pode causar azia, queimação e uma inflamação constante na parede do esôfago, trazendo grande desconforto. Este quadro pode ser acentuado quando a mulher já tem o refluxo antes engravidar, pois existem mais chances de ter durante a gestação.

 

“A causa comum nesse período acontece por dois fatores: aumento da pressão abdominal e o efeito da progesterona – hormônio que prepara o endométrio (tecido de revestimento do útero) para a gestação”, explica, Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista e coordenadora do Núcleo de Doenças Intestinais Complexas – Nedic, do Hospital Brasília, empresa da mesma rede de saúde integrada da Maternidade Brasília, a Dasa.

 

Entenda melhor o que é refluxo gastroesofágico

Quando os alimentos são mastigados, eles passam pela faringe, depois esôfago e finalmente vão para o estômago. Justamente entre o esôfago e o estômago encontra-se uma válvula que abre para a passagem do alimento e se fecha logo em seguida para evitar que o suco gástrico reflua para o esôfago, que não está preparado para receber esse material.

Como durante a gravidez ocorrem mudanças no corpo da mulher, o útero ocupa mais espaço e pressiona o estômago e o intestino, fazendo com que uma pequena porção de alimento já seja suficiente para “encher” o estômago. Isso, associado ao aumento da progesterona durante a gravidez – hormônio que, de acordo com Zuleica, relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago, podendo fazer com que o suco gástrico reflua ao esôfago provocando a sensação desconfortável de queimação.

 

“Normalmente, as gestantes sentem mais azia e têm má digestão na segunda metade da gravidez, podendo começar antes. E o quadro só irá passar após o nascimento do bebê”, explica a médica.  

 

É comum ter refluxo gastroesofágico na gravidez?

A resposta é sim. O refluxo gastroesofágico é muito comum durante a gravidez, sendo a azia o sintoma mais comum. A maioria das mulheres começam a sentir os sintomas, normalmente, no final do primeiro trimestre e estes vão aumentando ao longo da gravidez.

 

O quadro, de modo geral, não oferece riscos para a gestante e os sintomas cessam após o nascimento do bebê, sendo possível que retornem em gestações futuras.

 

Como prevenir o refluxo na gravidez?

“Ainda que existam essas causas ligadas à gestação, é possível a mamãe evitar este desconforto adotando uma alimentação equilibrada e evitando o excesso de aumento de peso”, continua a médica. Ela pontua ainda que não há alimentos específicos que comprovadamente ajudem a prevenir esse quadro.

 

Outras orientações da especialista são: evitar se deitar com o estômago cheio, evitar tomar líquido durante as refeições, evitar bebidas gasosas, evitar ingerir volumes grandes de alimentos e preferir dieta fracionada em várias refeições ao dia.

 

O que fazer em casos de sintomas?

Os sintomas de refluxo gastroesofágico costumam ser desconfortáveis, mas comumente não apresentam gravidade. Eles se intensificam mais a partir da 27ª semana de gestação. Os principais são:

  • Azia e queimação;
  • Arrotos frequentes;
  • Regurgitação;
  • Tosse de difícil controle.

 

Caso esses sinais fiquem intensos e recorrentes, busque orientação médica. O especialista poderá indicar antiácidos para neutralizar o ácido produzido no estômago e aliviar o desconforto. Não use medicamentos sem orientação médica.

 

Quando a grávida deve se preocupar com os sintomas de refluxo?

Apesar de a azia e o desconforto provocado pelo refluxo gastroesofágico não apresentarem riscos, como já mencionado, quando está acompanhada de outros sintomas, a atitude correta é buscar orientação médica. A especialista alerta para os seguintes sintomas:

Azia com dor intensa — isso pode indicar gastrite, úlcera ou algum problema digestivo;

Dor do lado direito e no alto da barriga — quando está acompanhada de enjoo pode indicar problema no fígado ou vesícula biliar.

 

Tratamento

As pacientes da Maternidade Brasília também podem contar com a infraestrutura do Hospital Brasília. Com uma equipe multidisciplinar preparada para tratar doenças do sistema digestivo, o Núcleo Especializado de Doenças Intestinais Complexas (NEDIC), dispõe de profissionais especializados e equipamentos de última geração para o tratamento do quadro.

  



COMENTÁRIOS

Atualidade Politica

JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1083,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,165,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,619,Brasília Empreendedora,3064,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2317,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,2,Cidades,852,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia dos Avós,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,2,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,1581,empreender Brasília,1593,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,50,fort atacadista,31,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,1,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,220,presente de Natal,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,1,Promoção de fraldas,1,Promoção de vinhos,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,1,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,36,Tecnologia,9,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,1,
ltr
item
Empreender Brasília: Refluxo gastroesofágico na gravidez: o que fazer?
Refluxo gastroesofágico na gravidez: o que fazer?
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgkQwrEraF79-pUVeG8waEqAOA1KUcWdTeeRv6S6e8vusqZ0I2oy3LhBDgi2HPix3NEUXVxULewLf8-yyFI1lkZSqnfFsJeHKnPSFl5S8VFchFRlGsFgRm_-AU3WY7_DgBu0Bsq3dUB5CNliBeSGVSjZ-8qg-Z9Kr347QHoFBLiBRPtvRArmAOYGrP_=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgkQwrEraF79-pUVeG8waEqAOA1KUcWdTeeRv6S6e8vusqZ0I2oy3LhBDgi2HPix3NEUXVxULewLf8-yyFI1lkZSqnfFsJeHKnPSFl5S8VFchFRlGsFgRm_-AU3WY7_DgBu0Bsq3dUB5CNliBeSGVSjZ-8qg-Z9Kr347QHoFBLiBRPtvRArmAOYGrP_=s72-c
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/08/refluxo-gastroesofagico-na-gravidez-o.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/08/refluxo-gastroesofagico-na-gravidez-o.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário