IESB

A grande aventura de gerar uma vida em 280 dias

                                                                                                  freestocks.org A grande aventura de gerar ...

 



                                                                                                freestocks.org

A grande aventura de gerar uma vida em 280 dias

 

Em média uma gestação dura entre 37 e 42 semanas, com novidades e desafios à gestante em cada uma delas

 

A maternidade é um dos momentos mais transformadores na vida de uma mulher. A cada semana, o corpo da gestante passa por mudanças para se preparar para a próxima fase do desenvolvimento do bebê. Uma gestação dura em média 280 dias e durante esse período a mulher vivencia sintomas difíceis, como enjoos, dores de cabeça e azia, e momentos milagrosos, como sentir o bebê se mexer, escutar um segundo coração batendo dentro de seu corpo e saber que uma vida está sendo gerada dentro dela.

Para fins de acompanhamento médico, a gestação também pode ser dividida em trimestres. O primeiro, que vai da 1ª à 16ª semana de gestação, é o momento em que os órgãos do bebê estão começando a se formar. Cada corpo e cada gestação é diferente. Muitas mudanças acontecem no organismo nessa fase, e é normal já sentir algumas mudanças. No entanto, algumas mulheres não sentem quase nada, ou sintomas muito sutis.

O número exato de ultrassonografias durante a gravidez vai depender da avaliação do obstetra que acompanha a gestante, porém, normalmente são realizados pelo menos cinco exames. Caso algum problema com a gestante ou com o bebê seja detectado durante a realização de uma ultrassonografia, independentemente do período, o especialista em medicina-materno fetal pode solicitar mais exames.

A primeira ultrassonografia costuma ser feita entre a 7ª e a 8ª semana e determina a data inicial da gestação e avalia a gravidez de forma geral.

A médica especialista em medicina materno-fetal da Maternidade Brasília, Emilie Zingler, explica a importância da realização de ultrassonografias durante a gestação. “É através da ultrassonografia que o médico avalia informações importantes tanto sobre a gravidez quanto sobre o desenvolvimento do bebê como crescimento, detalhes da anatomia, o sexo, a posição em que ele está, o ritmo dos batimentos cardíacos e a idade gestacional”. O ultrassom é feito através de um aparelho específico que usa ondas de som para recriar o ambiente intrauterino na tela do aparelho e revelar os detalhes do crescimento do feto durante a gravidez.

A especialista em medicina materno-fetal explica que existem dois tipos de ultrassonografia: a “comum” e as morfológicas. As “comuns” são muito importantes e em cada idade gestacional o médico aproveita para ver pontos importantes como o peso do bebê, seu desenvolvimento, o volume de líquido amniótico e fluxo de sangue para o bebê. As ecografias morfológicas são aquelas mais demoradas em que o especialista analisa com mais cuidado cada detalhe da anatomia do bebê, seus órgãos, alterações que podem sugerir e a presença de alguma doença grave. Existem dois momentos principais para a realização das morfológicas: a do primeiro trimestre, entre 11 e 14 semanas, e a do segundo trimestre, entre 20 e 24 semanas. “Dependendo do que for encontrado nesses exames, o especialista em medicina materno-fetal junto com o médico do pré-natal vai poder solicitar exames específicos e necessários para a confirmação do diagnóstico e o seguimento da gestação”, esclarece a médica.

Para a influenciadora digital Ana Paula Leite as mudanças marcantes começam a partir do segundo trimestre. “Apesar do exame morfológico ao fim do primeiro trimestre ser marcante por podermos constatar a perfeição da vida que está sendo gerada, é no segundo trimestre que o corpo começa a mudar de fato, tudo está ganhando forma, os movimentos do bebê estão cada vez mais marcantes e a família cada dia mais feliz com esse momento”, relata Ana.

Ana Paula está na 30ª semana da quarta gestação e conta que nesse momento suas maiores dificuldades são encontrar uma posição para dormir e ir várias vezes ao banheiro durante à noite. “Estamos no 3º trimestre e vivendo a ansiedade da chegada do bebê, ajeitando os últimos preparativos para recebê-lo. Os movimentos na barriga estão cada dia mais intensos e ela está bem grande, fazendo com que a pressão na bexiga seja um desafio todas as noites”, conta a gestante. O último exame é realizado perto da reta final da gestação, após a 34ª semana, para verificar se o bebê está crescendo de forma adequada, a sua posição dentro da barriga e o volume de líquido amniótico.

É comum que algumas pessoas fiquem confusas em relação à divisão da idade gestacional em semanas e não em meses. A verdade é que essa divisão temporal só faz total sentido quando você está gestante ou acompanhando de perto uma gestação. Explicando rapidamente: a contagem da idade gestacional é feita em semanas porque, além de esse método ser mais preciso, e o desenvolvimento do feto no útero ser rápido o suficiente para ser medido semanalmente, os meses apresentam uma quantidade variável de dias.

Para que as gestantes e os familiares possam acompanhar semana a semana o desenvolvimento da gestação, a Maternidade Brasília disponibiliza em seu site a Linha do Tempo do Bebê (https://maternidadebrasilia.com.br/pt/pacientes-e-visitantes/linha-do-tempo-do-bebe ).

 

COMENTÁRIOS

JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1522,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,166,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,939,Brasília Empreendedora,3214,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2320,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,3,chocolate,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,3,Cidades,854,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia do Micro e Pequeno Empresário,1,Dia dos Avós,1,Dia dos Namorados,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,5,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,1999,empreender Brasília,1733,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,FENACOM,1,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,51,fort atacadista,34,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,3,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Meio Ambiente,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,302,presente de Natal,1,presente dia dos namorados,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,2,Promoção de fraldas,1,Promoção de vinhos,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,2,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,37,Tecnologia,10,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,2,
ltr
item
Empreender Brasília: A grande aventura de gerar uma vida em 280 dias
A grande aventura de gerar uma vida em 280 dias
https://1.bp.blogspot.com/-20LsaeHEqKs/YVNtoZlkXXI/AAAAAAABJ1Q/aCNrTPGBi6If7h_9ZeerBpzG01CYT8mUACLcBGAsYHQ/s320/gesta%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bfreestocks.org.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-20LsaeHEqKs/YVNtoZlkXXI/AAAAAAABJ1Q/aCNrTPGBi6If7h_9ZeerBpzG01CYT8mUACLcBGAsYHQ/s72-c/gesta%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bfreestocks.org.jpeg
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/09/a-grande-aventura-de-gerar-uma-vida-em.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/09/a-grande-aventura-de-gerar-uma-vida-em.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário