IESB


O futuro das concessionárias: como se adaptar ao cenário pós pandemia e oferecer novas experiências ao consumidor

Migração da jornada de compra do offline para o on-line no mercado automotivo está obrigando concessionárias a se reinventarem Créditos: Div...

Migração da jornada de compra do offline para o on-line no mercado automotivo está obrigando concessionárias a se reinventarem


Créditos: Divulgação


O processo de compra de um veículo sempre envolveu muita pesquisa e análise por parte do consumidor. Em um passado não muito distante, o mais comum era o interessado se lançar em uma peregrinação que envolvia entrar e sair de inúmeras concessionárias, numa jornada muito mais física que virtual. A pandemia e a própria trajetória de transformação digital pela qual a sociedade já vinha passando fez o cenário mudar completamente. O consumidor atual aprendeu a buscar as informações que precisa de forma muito mais rápida, com alguns cliques e, num primeiro momento, sem sair de casa. Isso está fazendo com que o cliente que entra hoje em uma concessionária já o faça munido de todas as informações que precisa e, muitas vezes, já decidido em relação ao que quer.

Compreender isso e estar preparado para atender e conquistar esse consumidor é o papel das concessionárias daqui para frente. A migração da compra offline para a on-line também no mercado automotivo está obrigando esse segmento a se adaptar e inovar, para aproveitar todas as oportunidades que esse novo cenário oferece. A consolidação do e-commerce transformou os hábitos de consumo das pessoas, que estão concentrando a maior parte da jornada de compra na internet, segundo Marcos Pavesi, head Comercial da DealerSites. "O consumidor que entra hoje na concessionária é um consumidor diferente, não é o mesmo de antes. Então por que a loja deve continuar vendendo da mesma forma para ele?", destaca Pavesi.

Além de site, chat com inteligência artificial, presença nas redes sociais e um atendimento que priorize a prospecção e o tratamento dos contatos que chegam por meio dos canais digitais, é preciso também estar preparado para oferecer uma experiência diferenciada na loja física. "Uma concessionária que já investiu nesse processo de transformação digital e que trabalha fortemente sob os preceitos do e-commerce e da compra on-line pode apresentar um showroom diferente, que segue o conceito da chamada "prateleira elástica", ou seja, sem limitação de estoque. As concessionárias estão começando a perceber as vantagens de se trabalhar dessa forma", aponta o especialista.

A necessidade de espaços gigantescos para abrigar estoques enormes sempre limitou as concessionárias na hora de definir localização e abertura de lojas, muitas vezes encarecendo a operação do negócio. Hoje em dia, isso não é mais necessário, uma vez que o lojista pode oferecer para o cliente a experiência de visualizar um vasto portfólio por meio de recursos como vídeos 360º, que podem ser exibidos em tablets com Realidade Virtual e Ampliada, em óculos e dispositivos inovadores. "O consumidor se sente dentro do veículo sem nem mesmo chegar perto dele", destaca Pavesi. Avançando um pouco mais, o head Comercial da DealerSites acrescenta que aquele consumidor que já está pronto para fechar a compra sem pisar na loja só precisa de um site e plataforma impecáveis que ofereçam a ele todo o suporte necessário para comprar o carro desejado sem sair de casa. "Podemos imaginar uma concessionária totalmente virtual em plena Avenida Paulista, importante ponto de São Paulo? Estamos caminhando para isso. Ou uma concessionária no estilo pop up store, ou ainda, uma concessionária conceito dentro de um shopping center", avalia Pavesi.

Pesquisas apontam que os consumidores antes visitavam, em média, quatro concessionárias antes de realizar a compra de um carro. Hoje, essa média é de 1,2 visita por consumidor, até chegar o dia em que a maioria já considerará normal fechar o negócio 100% on-line, sem precisar da visita à loja física. "Quando esse dia chegar, as concessionárias terão que estar preparadas para atender o cliente exatamente do jeito que ele espera ser atendido no ambiente digital", finaliza o especialista. 


______________________

Sobre a DealerSites

A DealerSites é uma startup paranaense que atua na digitalização do mercado automotivo. Criada em 2015, a startup tem mais de 700 clientes em todo o país. O foco da empresa é atuar na experiência do consumidor, investindo em estratégias de marketing digital para gerar maior conversão para as concessionárias. Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e a análises e integração de dados, além de realizar  um trabalho de SEO para manter os clientes bem ranqueados nos mecanismos de busca e oferecer indicadores de marketing digital – como métricas de analytics – que ajudam nas estratégias e tomadas de decisões.

COMENTÁRIOS



JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1422,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,166,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,651,Brasília Empreendedora,3114,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2317,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,1,chocolate,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,2,Cidades,853,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia do Micro e Pequeno Empresário,1,Dia dos Avós,1,Dia dos Namorados,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,3,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,1776,empreender Brasília,1593,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,FENACOM,1,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,51,fort atacadista,32,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,3,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Meio Ambiente,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,220,presente de Natal,1,presente dia dos namorados,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,1,Promoção de fraldas,1,Promoção de vinhos,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,1,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,37,Tecnologia,9,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,2,
ltr
item
Empreender Brasília: O futuro das concessionárias: como se adaptar ao cenário pós pandemia e oferecer novas experiências ao consumidor
O futuro das concessionárias: como se adaptar ao cenário pós pandemia e oferecer novas experiências ao consumidor
https://1.bp.blogspot.com/-OcrCtSeri0Y/YS_f2VzxUCI/AAAAAAAACa8/xp23FvLvOGEeXd0L1bO3QS9QbRTQa1mogCLcBGAsYHQ/s320/Concessiona-%2523769ria-carro-retrovisor.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-OcrCtSeri0Y/YS_f2VzxUCI/AAAAAAAACa8/xp23FvLvOGEeXd0L1bO3QS9QbRTQa1mogCLcBGAsYHQ/s72-c/Concessiona-%2523769ria-carro-retrovisor.jpg
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/09/o-futuro-das-concessionarias-como-se.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/09/o-futuro-das-concessionarias-como-se.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário