IESB

Pomar em apartamento: biofilia é tendência na pandemia

A produção de plantas frutíferas em vasos cresceu 10% no último ano. Empreendimentos urbanos, como o Harmonie, em Campinas (SP), já contam c...

A produção de plantas frutíferas em vasos cresceu 10% no último ano. Empreendimentos urbanos, como o Harmonie, em Campinas (SP), já contam com um pomar compartilhado na área comum

Entre as lembranças afetivas que guardamos da infância, sem dúvidas, uma das principais e mais recorrentes é a de comer alguma fruta diretamente do “pé” na casa da avó, no pomar do vizinho ou no sítio, não é? Saborear uma fruta que foi cultivada livre de agrotóxicos e que faz parte do ambiente de casa, além de trazer diversas recordações, colabora na qualidade de vida, na saúde e no bem-estar.

Se antes, ter uma árvore frutífera em casa era algo complicado porque demandava um espaço ou local maior, agora a realidade mudou. O isolamento causado pela covid-19 fez com que as pessoas passassem mais tempo em casa e, com isso, percebessem a necessidade do contato com o verde, não apenas como decoração, mas, principalmente, no sentido sensorial.

Uma tendência que vem se destacando dentro dos projetos arquitetônicos de empreendimentos urbanos é a biofilia. O conceito tem sido revisitado e vem ganhando novos formatos, como pomares compartilhados dentro de condomínios de prédios ou nas varandas dos apartamentos e das coberturas.

De acordo com dados do Mercado de Flores Ceaflor, localizado na região de Holambra (SP) - e um dos maiores do Brasil, no último ano a produção e as vendas de plantas frutíferas em vaso aumentaram 10% devido à alta demanda. Entre as árvores em vaso mais comercializadas durante a pandemia estão: amora; melão andino; figo; uva; romã; pitanga; araçá; jabuticaba; acerola; goiaba e os citros. Por isso, muitos empreendimentos já estão conectados e projetando áreas comuns com espaço para pomares e hortas. 

Um exemplo é o empreendimento Harmonie, do Grupo A.Yoshii em Campinas (SP). “Com sistemas inteligentes e inovadores, o edifício foi planejado para ser eficiente, sustentável e oferecer ao morador uma experiência única em relação ao contato com a natureza. Procuramos pensar em um espaço que pudesse, ao mesmo tempo, aliar paisagismo com plantas nativas e escultóricas, mas que também trouxesse essa lembrança afetiva dos pomares. Por isso temos plantas como romã, pitanga, mexerica, jabuticaba e acerola nesse espaço comum, promovendo bem-estar e contribuindo com o ecossistema”, conta a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli.

A tendência vem sendo aplicada em vários empreendimentos do grupo A.Yoshii, como também é o caso do Solar di Capri, da Yticon, localizado em Londrina (PR). “Aqui optamos por ter um pomar mais variado, também com carambola, amora e acerola. Essas espécies costumam atrair polinizadores como pássaros, borboletas e abelhas, e isso encanta o morador, porque faz parte da experiência sensorial com a natureza”, diz.

Pomar de varanda

Mas, o conceito de biofilia não se aplica apenas às áreas comuns dos condomínios. Ele vai além. Hoje é possível ter seu próprio pomar na varanda do apartamento, basta ter alguns cuidados. Já se pode comer jabuticaba cultivada na sua sacada, que tal?

O primeiro passo é escolher a árvore frutífera que você gostaria de ter e ver se é possível cultivar em vaso. “A segunda dica muito importante para que a árvore se desenvolva é a escolha do vaso já que cada espécie precisa um um espaço certo para poder se desenvolver. Algumas, por exemplo, têm raízes profundas. A posição do sol também é um fator importante, então antes de comprar a planta, procure se informar com o produtor, jardineiro ou paisagista se ela precisa de muito ou pouco sol, para fazer a escolha certa do local onde ela ficará”, explica a arquiteta.

O solo também precisa de atenção especial, já que deve ser rico em matéria orgânica. “Atenção também para a irrigação. Geralmente, essas plantas frutíferas precisam ter uma rega periódica, e muitas também necessitam ter poda em seus galhos. As frutíferas de vasos, além de decorarem, muitas vezes perfumam o ambiente, trazem sensação de aconchego e bem-estar”, ressalta.

 

Sobre a A.Yoshii

Desde 1965, a A.Yoshii atua na construção e incorporação de imóveis residenciais e comerciais de alto padrão. Localizados nos bairros nobres de Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas, os empreendimentos se tornaram cartões postais dessas cidades. Com pontualidade na entrega e excelente padrão de acabamento, a construtora executa suas obras com excelência e inovação, priorizando as demandas do mercado, os anseios dos compradores, a segurança do trabalhador e a conservação ambiental. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.


 

COMENTÁRIOS

JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1522,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,166,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,939,Brasília Empreendedora,3214,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2320,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,3,chocolate,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,3,Cidades,854,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia do Micro e Pequeno Empresário,1,Dia dos Avós,1,Dia dos Namorados,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,5,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,1999,empreender Brasília,1733,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,FENACOM,1,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,51,fort atacadista,34,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,3,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Meio Ambiente,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,302,presente de Natal,1,presente dia dos namorados,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,2,Promoção de fraldas,1,Promoção de vinhos,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,2,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,37,Tecnologia,10,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,2,
ltr
item
Empreender Brasília: Pomar em apartamento: biofilia é tendência na pandemia
Pomar em apartamento: biofilia é tendência na pandemia
https://1.bp.blogspot.com/-BoYuYBcq1bA/YVSlnTdnebI/AAAAAAAAC6w/rVSKOtj2_E07zOKBX7xDd8VbyZto0HZJwCLcBGAsYHQ/s320/FOTO-ENVATO-2.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-BoYuYBcq1bA/YVSlnTdnebI/AAAAAAAAC6w/rVSKOtj2_E07zOKBX7xDd8VbyZto0HZJwCLcBGAsYHQ/s72-c/FOTO-ENVATO-2.jpg
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/09/pomar-em-apartamento-biofilia-e.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/09/pomar-em-apartamento-biofilia-e.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário