Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Colégio em Ceilândia é destaque em práticas inovadoras do Novo Ensino Médio

 


Com infraestrutura de ensino superior, Colégio IESB vai transformar ainda mais o protagonismo do aluno ao prepará-lo para a vida

Uma mudança na etapa final da Educação Básica impactará diretamente a rotina de escolas, professores e alunos a partir do ano que vem. É o novo Ensino Médio. Criado pelo Ministério da Educação (MEC) e fundamentado na Lei nº 13.145, o novo currículo pretende reaproximar as escolas da realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e vida em sociedade. Sua principal proposta é aliar uma estrutura curricular comum, designada Formação Geral Básica (FGB), com outra mais flexível, constituída pelos Itinerários Formativos, na qual o aluno poderá escolher a área de conhecimento para aprofundar os estudos a partir de suas competências, habilidades e intenções de carreira. A implementação dessas ações, em todas as escolas públicas e privadas, será iniciada a partir de 2022, de forma progressiva. No entanto, o Colégio IESB já nasceu pronto para esta nova realidade.

“Trabalhamos com a metodologia da aprendizagem significativa desde a fundação da escola, em 2018, buscando sempre despertar no aluno a motivação pelo aprender por meio da experiência. E agora, com o Novo Ensino Médio, isso ficou ainda mais dinâmico e o currículo nos permite avançar em mais possibilidades”, explica a professora Dila Lira, diretora do Colégio IESB.

Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a instituição vai oferecer ainda mais autonomia e aprendizagem significativa para o estudante aprimorar o seu conhecimento e habilidades para aprender, descobrir, criar e inovar, percorrendo trilhas que aliam a teoria com a prática para que ele possa construir o seu projeto de vida e escolher a profissão de forma mais assertiva.

As iniciativas incluem: ensino híbrido com foco no conhecimento, criação de lideranças de clubes, Feira do Empreendedorismo, Feira das Profissões, Feira da Inovação, Cinema IESB, campanhas de solidariedade, participações em lives, treinamento de comunicação para liderança, práticas literárias, organização e execução de projetos, intercâmbio, Escola de Esportes, três novas disciplinas – Coisas que a Escola Não Ensina, Teatro e Robótica -, entre outras ações criadas para transformar o momento da vida escolar em uma verdadeira experiência.

 “As principais vantagens deste Novo Ensino Médio é que os estudantes sairão mais bem preparados para o mercado de trabalho e terão mais conhecimento dentro da sua área de aptidão. Além disso, o aluno poderá, de fato, estudar aquilo que gosta. E quando isso acontece, ele aprende com muito mais facilidade”, reforça a diretora do Colégio.

Até mesmo o aluno que não tem certeza sobre sua área de interesse ou habilidade, o Novo Ensino Médio permitirá que ele descubra o melhor caminho. Isso porque um dos principais objetivos é justamente estreitar a ponte entre o ensino básico e a universidade. “E este é um dos diferenciais do nosso colégio. Além de uma metodologia inovadora com plantões, eventos e preparação de qualidade para o PAS e o ENEM, os alunos da nossa instituição têm acesso a mesma infraestrutura do centro universitário, com laboratórios modernos. E mais: vivenciam na prática a experiência do ensino superior antes mesmo de entrar na graduação, o que contribuirá com o Projeto de Vida, outra grande novidade do Novo Ensino Médio. Será a partir dele que os alunos traçarão seus planos de estudos e, assim, também serão capazes de fazer melhor a escolha dos Itinerários Formativos”, explica Dila.

Guia do conhecimento

Por meio do Projeto de Vida, a escola trabalhará o desenvolvimento do autoconhecimento do estudante, o socioemocional, a ética, a cidadania, a autoconfiança e a resiliência, contemplando as diferentes áreas: profissional, social e pessoal. Nesta parte, além da disciplina obrigatória, o Colégio IESB oferecerá optativas com conteúdos diversificados.

Na prática, além de um curso de inglês com metodologia reconhecida internacionalmente, o colégio já conta com mais de 15 clubes aliados à cursos superiores como Gastronomia, Programação, Administração, Enfermagem, além de plantões, laboratórios e projetos de extensão. Sem contar com todo o suporte que os alunos recebem do Centro Universitário IESB: atendimento psicológico, nutricional, orientação vocacional e várias outras atividades que enriquecem ainda mais as práticas pedagógicas e promovem maior suporte físico e emocional para cada estudante.

“Para um adolescente pensar sozinho o seu futuro é muito difícil. Ainda mais no mundo que vivemos com tantas possibilidades. Por isso, o projeto de vida surge como um guia do conhecimento para levar o aluno a entender os seus objetivos, competências, perceber suas capacidades e, principalmente, entender tudo aquilo que ele pode ser e assim escolher, da melhor forma, o caminho que ele quer seguir”, afirma a diretora.

A experiência na preparação que o colégio IESB já vem oferecendo chamou atenção do estudante Diogo Vieira de Sousa, da 3ª série. “Além de possuir um ótimo ensino, com direito a cursinho a tarde, espaços e equipamentos interessantes, o Colégio IESB possui diversas outras qualidades, como os clubes divertidos que escutam e se adaptam para o aluno; atividades que estimulam o querer saber mais e professores que dominam o assunto, trazendo sempre muitas curiosidades. Além disso, a escola te dá chance para você ser livre, poder conhecer e aprender coisas novas. Ou seja, ela te prepara para a vida pós-escola com muito cuidado”, destaca Diogo.

Mais informações no site https://www.iesb.br/colegio/

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem