Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Documento exigido por lei fornece segurança para quem deseja adquirir uma franquia



Quando um empreendedor decide realizar um investimento, vários fatores são avaliados para a tomada de decisão. Por mais que ter um negócio implique em correr alguns riscos, ter o conhecimento do mercado e do segmento o qual deseja entrar é essencial para evitar aborrecimentos e prejuízos. Por isso, a RE/MAX, maior franquia imobiliária do mundo, sempre teve como padrão fornecer todos os dados possíveis aos interessados em adquirir uma unidade franqueada, para que o investidor possa ter ciência sobre onde vai direcionar os seus recursos financeiros.

As informações sobre as franquias são encontradas na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento obrigatório utilizado pelo franqueador para oferecer informações financeiras, comerciais e jurídicas sobre a sua franquia para os investidores que têm interesse em adquirir e operar naquela rede. Todas as condições gerais do negócio, aspectos legais, deveres, responsabilidades e obrigações das partes são descritos na COF.

Desde 1994, o mercado brasileiro de franquias possui uma legislação específica. A Lei nº 8955/94, conhecida como Lei de Franquias. regulamenta o setor de franchising em território nacional. Em 2020 houve uma atualização a chamada Nova Lei de Franquias instituiu alterações na Circular de Oferta de Franquia, que passa a esclarecer informações que antes não estavam detalhadas.

A COF é uma verdadeira norteadora de decisões. Um exemplo é o casal de empreendedores Glauce Santos e Dyogo Vieira, que está à frente da RE/MAX Rio de Janeiro – Zona Norte, regional da maior franquia imobiliária do mundo. A esposa já atuava no setor de imóveis, como referência em sua região, e o marido trabalhava na área de eventos e não tinha nenhuma pretensão de entrar no segmento imobiliário.

Tudo mudou quando Glauce Santos, profissional experiente na área imobiliária teve o primeiro contato ao a marca RE/MAX. "Como a maioria das empreendedoras que conheço, o que me motivou a empreender, além do apoio irrestrito do meu pai na minha mocidade, foram os meus filhos. E exatamente por conta deles que conheci de perto a RE/MAX. Em 2018, minha imobiliária estava prosperando, mas o negócio ainda dependia totalmente de mim. Meu filho mais velho queria estudar em Portugal. Aterrissei em terras lusitanas para conhecer o local onde ele estudaria e aproveitei um Café Imobiliário que foi na RE/MAX. Me apaixonei", relata a mulher que está à frente da regional há três anos e que tem em seu guarda-chuva nove franquias, mas deve chegar a 15 até o final deste ano.

A partir do primeiro contato com a RE/MAX em Portugal, Glauce Santos pesquisou muito, avaliou todas as possibilidades e decidiu transformar o seu negócio.  "Eu era apenas mais uma imobiliária de bairro. Com a RE/MAX, transformei minha imobiliária numa empresa com processos bem definidos e uma estratégia alinhada. Hoje somos uma regional que fornece suporte a oito franqueados na Zona Norte do Rio", comemora a empresária, que conquistou a 9ª posição de sua regional no ranking de faturamento nacional da RE/MAX Brasil no acumulado de 2020.

Quem vê o sucesso de Glauce Santos à frente da regional RE/MAX Rio de Janeiro – Zona Norte com o seu marido não imagina como foi o processo para a tomada de decisão. Dyogo Vieira, que até então atuava apenas no segmento de eventos sociais, decidiu embarcar também no ramo imobiliário após muitas análises. "A Glauce já estava encantada com a metodologia e a possibilidade de escalar o negócio. No primeiro momento, eu, que não tinha nenhuma experiência no mercado imobiliário, fiquei um pouco desconfiado diante das possibilidades que o empreendedor tem dentro da RE/MAX. Após pesquisar muito e analisar os dados que a franqueadora disponibilizou na COF, tomei a decisão de trabalhar com a minha esposa", explica o empresário, que considera a sua escolha acertada.   

Alguns motivos que encantaram a Glauce motivaram o Dyogo estavam na COF enviada para eles antes do fechamento do negócio. A empreendedora destaca que é impossível que um franqueado inicie a parceria com a RE/MAX sem saber a situação da franquia. "O candidato tem 10 dias corridos para ler o documento. Antes desse período, que é contabilizado por meio de assinatura eletrônica, não é permitido o avanço com o contrato ou pagamentos. Desta forma, inexiste a possibilidade de dizer que entrou no negócio 'às cegas' ou que algo não foi dito", explica Glauce Santos, que destaca a importância da Circular de Oferta de Franquias essencial para proporcionar maior transparência nas relações.

Tudo à mão

Dyogo Vieira ressalta que a COF fornece a possibilidade de uma análise aprofundada da marca a qual o potencial franqueado deseja se aliar. "O documento traz informações valiosas, como dados sobre todos os franqueados que se desligaram das franquias nos últimos 24 meses. Com isso, é fácil perceber situações que exigem atenção, como o fechamento de muitas unidades, que pode ser causado problemas financeiros, de mercado ou a inviabilidade econômica do negócio", diz.

A clareza nas informações descritas na COF pode determinar até mesmo o local onde se pretende instalar a franquia, além do tamanho e formato do negócio. "A franqueadora especifica as regras de concorrência da rede, área de atuação, estimativa de valores de investimento, valor da taxa de franquia, e outros dados importantes para que o empreendedor saiba para onde está direcionando o seu investimento", finaliza Dyogo Vieira.

Confira as informações exigidas na COF:

  • A COF deve conter o contato de todos os franqueados da rede, incluindo os que a deixaram dos últimos 24 meses;
  • O franqueador deve especificar as principais regras de concorrência da rede. Com isso, deve estipular a área de atuação, se há exclusividade e etc. para unidades próprias e franqueadas;
  • O documento deve conter a estimativa de todos os valores de investimento com os quais o franqueado terá que arcar. Isso inclui valor da taxa de franquia, entre outras;
  • Obrigação de esclarecimento de regras para transferência do contrato, caso seja possível e quais as políticas a serem seguidas para este caso;
  • Informações sobre validade de contrato. Isso inclui quais os procedimentos a serem realizados em caso de prazo determinado e as punições se houver descumprimento das regras;
  • O franqueador deve informar ao franqueado se há cotas mínimas de compras e em quais situações o investidor poderá recusar a cota;
  • O contrato deve estipular se a rede detém um conselho ou associação de franqueados;
  • As especificações de treinamentos passam a ser obrigatórias, necessitando informar duração, conteúdo e custos.

Sucesso do casal

Os dados não comprovam os resultados positivos dos negócios de Glauce Santos e Dyogo Vieira na Zona Norte do Rio de Janeiro. A regional da RE/MAX comandada pelo casal conquistou a 9ª posição no ranking de faturamento nacional da RE/MAX Brasil. A maior franquia imobiliária do mundo também apura resultados positivos em outras localidades. Em 2020, ano atípico, com pandemia e várias restrições de circulação de pessoas, a RE/MAX Brasil movimentou cerca de R$ 3,6 bi em negociações imobiliárias, figurando entre as maiores franquias brasileiras.

De acordo com informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a RE/MAX está no 35º lugar no ranking nacional das franquias, sendo a única do segmento imobiliário, mostrando que o mercado imobiliário. Glauce Santos e Dyogo Vieira continuam trabalhando na expansão da marca na Zona Norte do Rio de Janeiro e, se depender dos dados da COF, não vai ser difícil selecionar empreendedores para contribuir com o desenvolvimento da franquia na Zona Norte carioca.

Sobre a RE/MAX

Com 48 anos de atuação, a RE/MAX é uma franquia americana que ganhou notoriedade mundial e se tornou referência em negócios imobiliários em todo o planeta. Eleita pela Forbes como uma das melhores empresas para as mulheres trabalharem, a marca, que chegou ao Brasil em 2009, já alcançou 124 países e é presente em todos os continentes, com mais de 137 mil corretores em mais de 8.600 unidades franqueadas. A Zona Norte do Rio de Janeiro passou a ter uma regional em 2018, que, só naquela região, conta com oito franquias. O direcionamento da RE/MAX está presente no lema: "todos ganham", uma máxima que tem permitido a sua liderança, conquista e reconhecimento do mercado.

Com esse conceito, a RE/MAX revolucionou o mercado imobiliário. Este sistema permite recrutar e reter os melhores profissionais do mercado, ter equipes motivadas e produtivas, diminuir a rotatividade dos corretores e prestar o melhor serviço aos clientes.

Mais informações: https://remaxriodejaneironorte.com/



Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem