Educação e bom humor: como alegria pode facilitar aprendizado

                                          Créditos: Divulgação De acordo com neurociência, ensinar de formas criativas e divertidas ajuda a ...

                                         

Créditos: Divulgação
De acordo com neurociência, ensinar de formas criativas e divertidas ajuda a prender a atenção e contribui para que o cérebro absorva melhor os conteúdos

Rir durante uma aula pode ser uma maneira de tornar o conteúdo mais interessante e atrativo para os estudantes, diz a neurociência. Há alguns anos, uma série de especialistas de todo o mundo tem se dedicado a estudar os efeitos do bom humor no aprendizado de crianças e adolescentes. E um ponto é certo: estar bem humorado contribui para que o cérebro consiga assimilar novos conhecimentos.

Um estudo sobre a fisiologia do riso, realizado nos Estados Unidos, sugere que rir ajuda a aumentar a ventilação pulmonar e libera endorfina, a mesma substância que o organismo produz quando pratica exercício físico. Ou seja, dar risadas é literalmente bom para a saúde. A bióloga e neurocientista Larissa Renata Bianchi explica que, na hora de estudar, o bom humor ajuda a memorizar informações rígidas. “O cérebro humano busca bloquear conteúdos pesados e dar sentido para o que é divertido. Então, o bom humor faz com que o cérebro sedimente melhor as informações e contribui para que haja uma atenção mais focada por parte de quem está ouvindo”, detalha. Segundo a especialista, pessoas bem humoradas têm mais facilidade para extrair o todo de uma explicação, em vez de se prender em pequenos detalhes. Isso favorece a absorção do conhecimento.

Muitos autores sinalizam que o bom humor influencia o desempenho dos estudantes. Avner Ziv, que foi professor do Departamento de Psicologia e Educação na Universidade de Tel Aviv, em Israel, escreveu diversos livros sobre o assunto. Em uma pesquisa realizada em 1988, Ziv dividiu uma mesma turma em dois grupos e ofereceu a eles o mesmo conteúdo. Enquanto o grupo 1 foi instruído com bom humor, o grupo 2 foi instruído de maneira formal. Ao final do semestre, aqueles que tinham estudado com alegria apresentaram 86,4% de aproveitamento. O outro grupo ficou em 73,1%. Além do desempenho acadêmico, o humor pode, ainda, estar relacionado à capacidade de memorização. O próprio Ziv concluiu que esse impacto positivo ocorre porque seres humanos lembram melhor informações que tenham gerado emoções. Mais recentemente, conclusões como essa vêm sendo confirmadas pela neurociência, que prova, dia após dia, que as emoções têm um papel fundamental no processo de aprendizagem.

Alegria é igual a inteligência

Para o humorista Diogo Almeida, que também já foi professor, essa é uma constatação que pode ser feita frequentando qualquer sala de aula. “Sempre que pensamos em quais professores marcaram nossa trajetória escolar, em geral nos lembramos daqueles que tinham bom humor, que traziam atividades fora da caixa”, conta Almeida, no episódio 28 do podcast PodAprender. Há alguns anos, Almeida trocou as escolas pelos palcos de stand-up e ganhou fama falando justamente sobre o cotidiano de professores e alunos. Durante os sete anos em que esteve à frente das carteiras, a alegria sempre foi uma das marcas de seu trabalho pedagógico.

Mais que empírica, essa percepção é científica. De acordo com Larissa, a alegria e o sentir-se bem têm um efeito físico no cérebro. “O que sabemos é que o bom humor influencia a maneira como os circuitos neurais são formados e a maneira como o cérebro retém as informações”, descreve a neurocientista. Quando se fala em aprendizagem, portanto, recorrer ao bom humor é uma forma de ajudar o cérebro a fazer conexões que solidificam o que ele está aprendendo.

“Se o assunto é muito sério e trazemos para o ensinar uma analogia com algo cotidiano, ou modificamos a voz, ou fazemos um personagem, ou usamos uma paródia, por exemplo, esse assunto imediatamente se correlaciona a algo mais leve, o que faz muito sentido para o cérebro”, pontua. A neurocientista destaca ainda que, dentro do que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe como competências socioemocionais, o bom humor é uma ferramenta fundamental. “O senso de humor é uma maneira eficaz de se comunicar. Precisamos nos lembrar de que nossos neurônios espelhos copiam o comportamento do outro. Então, ser bem humorado faz com que os outros sejam bem humorados também e se conectem mais facilmente conosco. Pessoas com senso de humor comunicam-se mais e mais assertivamente”, afirma.

Bom humor não é prazeroso para todos os cérebros

Entretanto, como acontece na maior parte dos aspectos da vida humana, até mesmo a alegria precisa contar com uma dose de bom senso. Larissa ressalta que, para quem tem dificuldade em enxergar o lado bom das coisas, o excesso de bom humor pode incomodar. “Não podemos ensinar o tempo todo por meio da diversão porque essa postura não é prazerosa para todos os cérebros. Muitas abordagens podem ser facilitadas se incluirmos senso de humor, mas é preciso respeitar o limite de cada estudante”, adverte.

Almeida lembra, no entanto, que é importante não ultrapassar os limites entre o gargalhar e o ensinar. “Tudo em excesso pode ser prejudicial. Há uma linha muito tênue, porque o humor tem um pé na ironia e no sarcasmo. O professor precisa fazer a ligação entre as piadas e os conteúdos que estão sendo trabalhados. Não é só contar a piada, é preciso passar conhecimento, também”, ressalta. Ele fala sobre a carreira e a aplicação do humor no processo de ensino no episódio 28 do podcast PodAprender, cujo tema é “A importância do bom humor na sala de aula”. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis no site do Sistema de Ensino Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br), nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts disponíveis no Brasil.

COMENTÁRIOS

Atualidade Politica

JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1083,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,165,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,619,Brasília Empreendedora,3064,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2317,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,2,Cidades,852,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia dos Avós,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,2,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,1581,empreender Brasília,1593,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,50,fort atacadista,30,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,1,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,220,presente de Natal,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,1,Promoção de fraldas,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,1,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,36,Tecnologia,9,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,1,
ltr
item
Empreender Brasília: Educação e bom humor: como alegria pode facilitar aprendizado
Educação e bom humor: como alegria pode facilitar aprendizado
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhezxnTGZvmyeiNDioNvqTqT0xIfNnjhDVfFhlyUz3pgt_S8IAOVykGCoPB2vcTERwUs9vXTNh_gffqcTiCqkoYK60NYo7Ma2MG4xe1Ss3_MEnk_5NvylWQ4OqGDr3owDFwco_v-4PkUsmWUtRX9Sq05kAXFT8GXgdgNeE_Wq8wT41AcvqtKga_TmI15Q=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhezxnTGZvmyeiNDioNvqTqT0xIfNnjhDVfFhlyUz3pgt_S8IAOVykGCoPB2vcTERwUs9vXTNh_gffqcTiCqkoYK60NYo7Ma2MG4xe1Ss3_MEnk_5NvylWQ4OqGDr3owDFwco_v-4PkUsmWUtRX9Sq05kAXFT8GXgdgNeE_Wq8wT41AcvqtKga_TmI15Q=s72-c
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/10/educacao-e-bom-humor-como-alegria-pode.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/10/educacao-e-bom-humor-como-alegria-pode.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário