IESB

Integrantes do movimento #euqueroaHeinekenaqui são recebidos pelo ICMBio

A Alameda Vilma Edelweiss Santos, em Lagoa Santa, local onde fica a sede do Instituto Chico Mendes...


A Alameda Vilma Edelweiss Santos, em Lagoa Santa, local onde fica a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi ocupada por manifestantes na manhã desta terça-feira (09).  Estiveram presentes os integrantes do movimento #euqueroaHeinekenaqui, que fizeram um protesto pacífico a favor do diálogo acerca da instalação da fábrica da cervejaria em Pedro Leopoldo. O ato contou com a presença de mais de 300 pessoas, oriundos das cidades do Vetor Norte, além de políticos.

Com faixas e um caminhão de som, os manifestantes se reuniram em frente ao órgão federal. Os representantes do ICMBio, Antônio Calazans e Frederico Martins, receberam as lideranças do movimento, que foi reforçado pelo deputado federal Fred Costa (Patriota) e pelos deputados estaduais, Cleitinho (PPS) e Bartô (Novo). Durante a reunião, um manifesto a favor da liberação das obras de construção da fábrica da Heineken foi entregue aos servidores públicos.

Além do alinhamento entre os órgãos ambientais, o movimento pediu celeridade aos representantes do ICMBio, destacando os impactos socioeconômicos negativos caso a cervejaria desista de instalar o seu polo de produção em Pedro Leopoldo. Porém, eles foram informados que o processo referente ao embargo da construção da fábrica já tramita em Brasília.

O deputado federal Fred Costa (Patriota) prometeu pleitear uma audiência na sede do ICMBio, em Brasília, já para a próxima semana. Os organizadores do movimento #euqueroaHeinekenaqui esperam um retorno sobre a confirmação do encontro para que possam mobilizar uma reunião na capital do país para, novamente, tentar fomentar o diálogo entre os agentes envolvidos na situação com o intuito de liberar, definitivamente, a construção da fábrica.

Após a reunião com os representantes do ICMBio, as lideranças do movimento destacaram que este foi um passo importante para o entendimento da situação e demonstraram otimismo acerca do desfecho.  

Confira o manifesto entregue ao ICMBio na íntegra:

Manifesto 

Somos representantes da sociedade civil organizada, interessada no desenvolvimento social e econômico das cidades do Vetor Norte.   O nosso movimento, intitulado como #euqueroaHeinekenaqui, teve início graças ao sentimento de frustação da população após o embargo das obras de construção da fábrica da Heineken, em Pedro Leopoldo. Não temos intenção política ou partidária e nenhum vínculo institucional com a cervejaria.

Este manifesto tem como objetivo clamar para que as autoridades responsáveis estabeleçam o diálogo necessário para que seja viabilizada a construção de um dos empreendimentos mais importantes da história do Vetor Norte. Ainda que a Justiça de Minas Gerais tenha autorizado a continuidade das obras por meio de liminar, a cervejaria ainda não continuará com os trabalhos no terreno até que ocorra todos os alinhamentos necessários para a definitiva retomada. E com razão, pois são investimentos expressivos que jamais seriam empregados sem a segurança de que a fábrica poderá entrar em operação.

Estamos muito preocupados com as potenciais perdas socioeconômicas para a região caso a fábrica não seja instalada, e até mesmo com os problemas já causados pela paralisação. A insegurança causada aos empresários e investidores em virtude do embargo das obras reverbera diretamente na população que há tanto tempo espera um empreendimento que pudesse gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento social das cidades do Vetor Norte.

Os impactos positivos na economia da região já começaram a ser percebidos desde o início da obra, há cerca de dois meses, com a contratação de mão de obra local, movimentação em hotéis, restaurantes, locações e diversos serviços. E agora, com a paralisação, o efeito reverso já é sentido, com diminuição drástica na demanda de comércio e serviços.

Para se ter uma ideia sobre a importância do empreendimento, a estimativa de investimento total, em todas as fases de implantação, é de 500 milhões de euros por parte da cervejaria, com a geração de 350 empregos diretos, mais de 2000 postos de trabalho indiretos, além do imensurável reflexo em toda a cadeia econômica das cidades do Vetor Norte de Belo Horizonte, que terão valorização imobiliária e serão mais atrativas para investidores que poderão estabelecer empresas de pequeno e médio porte.

É importante deixar claro que em nenhum momento o nosso movimento quis confrontar nenhuma entidade ou órgão ambiental. A intenção é, conforme destacado em todos os nossos comunicados oficiais, fomentar o diálogo entre todas as partes envolvidas nos trâmites necessários para a liberação da construção da cervejaria Heineken em Pedro Leopoldo. Muito mais que um pedido, este é um apelo de uma população que, sem a instalação do empreendimento, não vislumbra mais oportunidades de crescimento na região, pois, além de não ter a tão esperada indústria, a tendência é que outros investidores se sintam inseguros e direcionem os seus recursos para outras localidades.

O movimento #euqueroaHeinekenaqui se coloca à disposição dos órgãos públicos para ajudar a fomentar o diálogo necessário. O nosso interesse é um só: o desenvolvimento socioeconômico do Vetor Norte, com responsabilidade e consciência ambiental. E acreditamos que isso é totalmente possível.

Entenda

O movimento #euqueroaHeinekenaqui teve início graças ao sentimento de frustação da população após o embargo das obras de construção da fábrica da Heineken, em Pedro Leopoldo, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Organizada por lideranças de diversos segmentos da sociedade civil, a iniciativa não possui intenção política ou partidária e nenhum vínculo institucional com a cervejaria.

O embargo das obras de construção da unidade de produção da cervejaria Heineken foi realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. De acordo com os participantes, o intuito é elucidar informações e promover o diálogo amplo acerca dos impactos negativos que o cancelamento da instalação do empreendimento pode causar na região.

No dia 07 de outubro, a Justiça de Minas Gerais autorizou que Heineken retome a construção da fábrica.  Porém, a cervejaria ainda não continuará com os trabalhos no terreno até que ocorra todos os alinhamentos necessários para a definitiva retomada.

O movimento #euqueroaHeinekenaqui destaca a preocupação com as potenciais perdas socioeconômicas para a região caso a fábrica não seja instalada, e até mesmo com os problemas causados pela paralisação. E para mostrar o que de fato está acontecendo, o movimento articula ações pelas redes sociais para manter a sociedade informada acerca dos processos e é uma forma de mostrar que a população está a favor da vinda do empreendimento, que pode atrair benefícios para o Vetor Norte e o estado de Minas Gerais.

Os moradores da região foram pegos de surpresa, pois os impactos positivos na economia da região já começaram a ser percebidos desde o início da obra, há dois meses, com a contratação de mão de obra local, movimentação em hotéis, restaurantes, locações e diversos serviços. A estimativa de investimento total, em todas as fases de implantação, é de 500 milhões de euros por parte da cervejaria, com a geração de 350 empregos diretos, mais de 2000 postos de trabalho indiretos, além do imensurável reflexo em toda a cadeia econômica das cidades do Vetor Norte de Belo Horizonte, que terão valorização imobiliária e serão mais atrativas para investidores que poderão estabelecer empresas de pequeno e médio porte.

Diante do anúncio do embargo, alguns membros da sociedade civil se organizaram para entender e elucidar informações que poderiam ter sido difundidas de forma equivocada. A partir daí, foi criado o movimento #euqueroaHeinekenaqui, que iniciou uma série de ações para tratar o assunto de forma clara e isenta.

Nos perfis oficiais, o movimento #euqueroaHeinekenaqui esclarece que não há nenhuma intenção de julgar as ações do ICMBIO ou minimizar a importância dos assuntos relacionados ao meio ambiente.  As postagens visam, ajudar e pedir aos órgãos responsáveis celeridade e máxima coerência nos julgamentos, além de esclarecimentos do que precisa ser atendido por parte da empresa para que as obras sejam restabelecidas dentro de um equilíbrio socioeconômico e ambiental.

Acompanhe o movimento #euqueroaHeinekenaqui

Neste link é possível ter acesso aos perfis nas redes sociais, grupo no Telegram e informações importantes que podem ajudar a esclarecer o assunto: https://linktr.ee/euqueroaHeinekenaqui. O movimento conta com vários interlocutores que estão à disposição da sociedade e da imprensa para ajudar a resolver a situação da melhor forma possível.



Livre de vírus. www.avast.com.

COMENTÁRIOS

JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1522,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,166,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,939,Brasília Empreendedora,3214,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2320,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,3,chocolate,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,3,Cidades,854,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia do Micro e Pequeno Empresário,1,Dia dos Avós,1,Dia dos Namorados,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,5,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,1999,empreender Brasília,1733,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,FENACOM,1,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,51,fort atacadista,34,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,3,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Meio Ambiente,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,302,presente de Natal,1,presente dia dos namorados,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,2,Promoção de fraldas,1,Promoção de vinhos,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,2,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,37,Tecnologia,10,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,2,
ltr
item
Empreender Brasília: Integrantes do movimento #euqueroaHeinekenaqui são recebidos pelo ICMBio
Integrantes do movimento #euqueroaHeinekenaqui são recebidos pelo ICMBio
https://files.pressmanager.net/clientes/67dd844a69e08263976a65f343f9b4e0/imagens/2021/10/19/186437df5cbee0efad1a9d07a72bf5e0_medium.jpg
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/10/integrantes-do-movimento.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/10/integrantes-do-movimento.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário