São Francisco de Assis, inspiração para a fraternidade humana, é celebrado nesta segunda-feira, 4 de outubro

Em 1182, com o nome Francesco Bernardone, nasceu na Itália, mais precisamente na cidade de Assis, aquele que viria a se tornar famoso como o...



Em 1182, com o nome Francesco Bernardone, nasceu na Itália, mais precisamente na cidade de Assis, aquele que viria a se tornar famoso como o protetor dos ambientalistas, dos animais, dos humildes e dos puros de coração.  A Igreja celebra nesta segunda-feira, 4 de outubro, a memória de São Francisco de Assis, santo que atuou de forma importante na história, tanto na fundação da Ordem Franciscana, quanto na própria restauração das realidades eclesiais do seu tempo. É de São Francisco também o compromisso e a dedicação com a criação e o diálogo com outras religiões em vista da promoção da paz. O Papa Francisco, na atualidade, resgata muitas das contribuições daquele que inspirou o nome para seu ministério petrino e algumas direções para seu magistério, de modo particular no campo da fraternidade humana



São Francisco de Assis pertencia a uma família abastada, mas, aos 24 anos, abriu mão de toda riqueza para seguir o caminho da fé. No início de sua missão, peregrinou até Roma e, na igreja de São Damião, recebeu a ordem de Cristo: "Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas".

Muitos uniram-se a ele e seguiram seus passos, vivendo de esmola, pregando e consolando os doentes. No final de sua vida, São Francisco recebeu em seu corpo os estigmas de Cristo e veio a falecer em 4 de outubro de 1226, data em que é celebrado. Foi canonizado aproximadamente 2 anos depois, pelo papa Gregório IX.

Oração de São Francisco
"Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver ofensa, que eu leve o perdão; onde houver discórdia, que eu leve a união; onde houver dúvida, que eu leve a fé; onde houver erro, que eu leve a verdade; onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado; compreender que ser compreendido; amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna."

Prece a S. Francisco de Assis
"Ó glorioso São Francisco, santo da simplicidade, da alegria e do amor, que no Céu contemplais as infinitas perfeições de Deus, lançai sobre nós um olhar cheio de benignidade e socorrei-nos eficazmente nas nossas necessidades espirituais e temporais. Rogai ao nosso Criador que nos conceda as graças que solicitamos e, para melhor merecê-las, inflamai o nosso coração de amor a Deus e a nossos irmãos. São Francisco de Assis, rogai por nós."

Benção de São Francisco:
"O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor te mostre seu rosto e tenha misericórdia de ti. Volte o Senhor o vosso rosto até vós e te conceda a paz. O Senhor abençoe este seu servo."

Oração final para todos os dias
"Aperfeiçoai, pai seráfico, a vinha que vossas mãos tem plantado e escutai as súplicas de vossos filhos. Meu pai São Francisco, rogai e abençoai a vossos filhos e devotos. Amém."

Novena para São Francisco
1º Dia: "Admirável pai São Francisco, anjo de paz e arauto do Rei dos reis, que com vossas virtudes sois uma das maiores glórias da Igreja, obtende-me, por vossas chagas e por vossas grandezas, as virtudes próprias de meu estado e a graça que vos peço, se é a vontade de Deus." (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai).

2º Dia: "Glorioso pai São Francisco, arca de santidade e fundador da Ordem Seráfica, pela qual tens chamado multidões em vossas três Ordens de Menores, de religiosas franciscanas e de terceiros para a maior Glória de Deus, alcançando-me o menosprezo do mundo e o desejo das coisas celestiais." (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai).

3º Dia: "Seráfico pai São Francisco devotíssimo da Rainha dos Céus, de quem recebestes inefáveis bondades e a proclamastes Patrona de vossas obras, obtende-me a filial devoção a Imaculada Virgem Maria como é a vontade de Deus." (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai).

4º Dia: "Santíssimo pai São Francisco, imitador do Filho de Deus e cópia exata.

de Jesus, que pelos copiosos dons de graça que haveis recebido e por vossa semelhança ao divino Redentor sois chamado novo Cristo, fazei que imite vossos exemplos para copiar mais exatamente a Jesus, divino modelo dos predestinados." (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai).

5º Dia: "Pacientíssimo pai São Francisco, serafim abrasado e amante da cruz, que fostes favorecido por Jesus com a impressão das sagradas chagas em vosso corpo, alcançando-me que leve incessantemente a cruz e tenha frutos dignos de penitência." (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai).

6º Dia: "Maravilhoso pai São Francisco, modelo da perfeição, que ocupais no Céu o lugar mais elevado que perdeu o mais alto dos anjos decaídos, velai por vossos filhos e devotos e fazei que obtenham sempre as misericórdias do Senhor com vossa amável benção." (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai).

7º Dia: "Taumaturgo pai São Francisco, que fazeis grandes maravilhas em favor dos que se acolhem a vosso patrocínio e a vossa eficaz proteção, fazei que se cumpram em mim as promessas feitas a vossos filhos, de que nenhum se condenaria vestindo dignamente o hábito, que obteria a misericórdia para todos arrependerem-se de seus pecados." (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai).

8º Dia: "Devotíssimo pai São Francisco, que sois 'o Santo mais amante do Sagrado Coração de Jesus, a vítima mais identificada com ele, a alma que se oferece continuamente a justiça divina para obter a misericórdia para os pecadores e amor e graça para as almas religiosas', acrescentai em mim o perfeito amor de Deus e do próximo." (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai).

9º Dia: "Poderosíssimo pai São Francisco, auxílio dos que vos invocam, que por querer de Deus livrais do purgatório as almas de vossos filhos e consegue sua entrada no paraíso, fazei-me verdadeiro filho vosso para que mereça sempre vossa valiosíssima proteção." (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai).

Na liturgia, a Igreja pede que Deus, que fez são Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, conceda que, "trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria".

Bergoglio e São Francisco
Em artigo publicado em Vatican News, na véspera do segundo aniversário da assinatura do Documento sobre a Fraternidade Humana, em fevereiro deste ano, o jornalista Amedeo Lomonaco, recordou que, logo no início do pontificado Bergoglio já indicava a direção que acompanharia o seu magistério. Na homilia do dia 19 de março, o Santo Padre disse: "A vocação de salvaguarda não diz respeito somente a nós cristãos, ela tem uma dimensão que precede e é simplesmente humana, ela diz respeito a todos. É a custódia de toda a criação, a beleza da criação, como nos é dito no Livro do Gênesis e como São Francisco nos mostrou: é ter respeito por toda criatura de Deus e pelo ambiente em que vivemos".

Mais recentemente, na Fratelli tutti, Francisco recorda o Pobrezinho de Assis: O santo, segundo o Papa, "convida a um amor que vai além das barreiras da geografia e do espaço" e declara abençoado "aquele que ama o outro quando está longe dele, como se estivesse ao seu lado". Com estas poucas e simples palavras – enfatiza o Papa – São Francisco explicou "o essencial de uma fraternidade aberta, que nos permite reconhecer, apreciar e amar cada pessoa além da proximidade física, além do lugar do mundo onde nasceu ou onde vive".

Respeito ao ser humano, à criação e ao Criador
Na esteira das inspirações franciscanas, no horizonte da Fraternidade Humana, o Papa Francisco tem empreendido caminhos de construção de consensos com autoridades políticas e representantes de outras religiões.

No dia do primeiro aniversário da Encíclica Fratelli tutti, dedicada à fraternidade humana, o Papa Francisco reuniu, nesta segunda-feira, na Sala das Bênçãos, no Vaticano, cientistas, especialistas e líderes religiosos (dentre eles o Grão Imame de al-Azhar, Ahmad al-Tayyeb, e o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I) para o encontro "Fé e Ciência. Rumo à Cop 26". Um evento que – como diz o título – olha para a conferência climática anual da ONU programada para se realizar, em Glasgow, na Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro.

O Pontífice entregou aos participantes seu discurso escrito, no qual faz um apelo a adotar comportamentos e ações modelados na 'interdependência' e 'corresponsabilidade' para neutralizar as 'sementes do conflito' que prejudicam o meio ambiente e a pessoa humana.

Uma única família humana
No discurso entregue, o Pontífice recorda que "o encontro de hoje, que une muitas culturas e espiritualidades num espírito de fraternidade, reforça a consciência de que somos membros de uma única família humana: cada um de nós tem a sua própria fé e tradição espiritual, mas não existem fronteiras e barreiras culturais, políticas ou sociais que nos permitam isolar-nos".

Francisco indica três conceitos-chave para refletir sobre esta colaboração recíproca:

"O olhar de interdependência e partilha, o motor do amor e a vocação ao respeito."

Interdependência e partilha
O Papa parte do conceito de "harmonia divina" presente no mundo natural, o que demonstra que "nenhuma criatura é suficiente a si mesma. Cada uma existe apenas na dependência das outras, para se completarem mutuamente, a serviço umas das outras". "Plantas, águas, seres vivos são guiados por uma lei nelas impressa por Deus para o bem de toda a criação", enfatiza o Pontífice.

Reconhecer que o mundo está interconectado significa não apenas compreender as consequências nefastas de nossas ações, mas também identificar comportamentos e soluções que devem ser adotados com olhos abertos para a interdependência e a partilha.

Com informações e fotos de Vatican News

COMENTÁRIOS

Atualidade Politica

JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1083,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,165,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,619,Brasília Empreendedora,3064,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2317,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,2,Cidades,852,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia dos Avós,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,2,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,1581,empreender Brasília,1593,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,50,fort atacadista,30,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,1,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,220,presente de Natal,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,1,Promoção de fraldas,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,1,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,36,Tecnologia,9,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,1,
ltr
item
Empreender Brasília: São Francisco de Assis, inspiração para a fraternidade humana, é celebrado nesta segunda-feira, 4 de outubro
São Francisco de Assis, inspiração para a fraternidade humana, é celebrado nesta segunda-feira, 4 de outubro
http://3.bp.blogspot.com/-Fz23JyRcp9Q/YVtDWcW46EI/AAAAAAAAJjs/G8LYkQZ3yzYNRcl-6mpcq8t0e3jENAg3wCK4BGAYYCw/s320/sao_francisco_de_assis-2021-768908.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-Fz23JyRcp9Q/YVtDWcW46EI/AAAAAAAAJjs/G8LYkQZ3yzYNRcl-6mpcq8t0e3jENAg3wCK4BGAYYCw/s72-c/sao_francisco_de_assis-2021-768908.jpg
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/10/sao-francisco-de-assis-inspiracao-para.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/10/sao-francisco-de-assis-inspiracao-para.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário