IESB

Saúde, Educação e Meio Ambiente são temas de projetos aprovados na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás

Os parlamentares aprovaram  nesta quarta-feira, 13 de outubro, projetos nas áreas da saúde, educação e meio ambiente Saúde Projeto de Lei au...


Os parlamentares aprovaram  nesta quarta-feira, 13 de outubro, projetos nas áreas da saúde, educação e meio ambiente


Saúde
Projeto de Lei autoriza o Poder Executivo Municipal a implantar o Programa Corujão da Saúde, que poderá ser implementado em hospitais e clínicas da rede pública, particular e filantrópica, através de convênios que ofereçam consultas, exames e cirurgias em horários alternativos, preferencialmente das 18 horas às 00h.

A vereadora Cláudia Aguiar, autora da proposta, evidenciou que o projeto foi adotado em 2017 por várias prefeituras do Estado e canais de notícias apontaram que, em três meses, o programa atendeu cerca de 98% das pessoas que aguardavam há anos em filas de espera.

Outro projeto de lei aprovado institui a Semana de prevenção e combate ao acidente vascular cerebral, que deverá coincidir no dia 29 de Outubro, data comemorativa ao Dia Mundial de combate ao AVC. A intenção é informar e esclarecer a população sobre a importância da saúde cérebro vascular.

As atividades propostas, segundo o texto da matéria, inclui distribuição de folder informativo, aplicação de questionário para descrição de uma amostra da Saúde da população, medição de fatores de riscos relacionados a problemas vasculares, palestra com médico especialista em Neurologia e caminhada pelas ruas centrais da cidade como forma de incentivar a prática de exercícios físicos.

Segundo dados da Agência Brasil apresentados por meio do Ministério da Saúde, apenas em 2015 mais de 100 mil pessoas morreram em decorrência da doença e a cada ano cerca de 17 milhões de pessoas são acometidas por acidente vascular cerebral no mundo, o que resulta na morte de 6,2 milhões de pessoas e na incapacidade permanente de boa parte dos sobreviventes.

Educação
Projeto de autoria da vereadora Professora Elenir e, aprovado nesta quarta, autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa computador do professor no âmbito do município, para incentivar as pessoas jurídicas de direito privado a aderirem por meio de parcerias com a Secretaria de Educação, para facilitar a aquisição, pelo professor, de computador com preços acessíveis e facilidade de pagamento com desconto em folha.

Meio ambiente
O PL, também de autoria da vereadora Cláudia Aguiar e, aprovado pelos parlamentares, dispõe sobre a obrigatoriedade das oficinas mecânicas a fornecer o certificado de coleta de óleo usado ou contaminado no município.

Segundo a vereadora, grande parte desse material, quando acondicionado ou desfeito de forma inadequada, pode causar sérios problemas ao meio ambiente.

Indicações
Reforçar no âmbito do Poder Executivo o papel fiscalizador do vereador;
Solicitação de mais linhas de ônibus interestaduais;
Construção de retornos em frente aos condomínios do bairro Parque Rio Branco;
Informações sobre emendas parlamentares encaminhadas pela deputada estadual.

Os parlamentares aprovaram nesta sexta-feira, 08 de outubro, dois novos Projetos de Lei. O primeiro, dispõe sobre a vedação de venda, oferta, fornecimento e entrega de clorofórmio, éter, anti-respingo de solda sem silicone, solvente de tinta, benzina, fenol, as menores de 18 anos.

Segundo o Paulo Brito, vereador autor da matéria, de acesso fácil e barato, o lança-perfume é hoje, com sua formulação muito mais agressiva, uma das drogas mais utilizadas pelos jovens, tendo se tornado um problema de saúde pública. "São produtos altamente corrosivos e que causam danos imediatos ao organismo humano".

Segundo estudos, essa é a quarta droga mais consumida no Brasil, atrás apenas do álcool, tabaco e maconha e que, como não é detectada a dependência do inalante, ao longo prazo, o uso provoca perdas cognitivas importantes, com comprometimento de memória e de funções do cérebro importantes para tomadas de decisão, como o raciocínio lógico e abstrato.

Na área de infraestrutura, o presidente da Casa Placido Cunha apresentou PL que dispõe sobre a obrigatoriedade da empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica e congêneres do Município de Valparaíso de Goiás, de realizar o alinhamento e a retirada dos fios inutilizados ou excedentes nos postes.

De acordo com o texto da matéria, as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos, deverão ser notificadas, a fim de que estas possam, igualmente, realizar o alinhamento e retirada dos cabos e demais instrumentos inutilizados.

"O presente Projeto de Lei vem corrigir uma grave distorção que vem tomando conta das ruas de Valparaíso de Goiás. Como sabemos, a existência desses fios soltos é altamente prejudicial para a sociedade, na medida em que eles são ótimos condutores de energia elétrica e podem, facilmente, eletrocutar um transeunte, levando-o inclusive a óbito", detalhou o presidente.

O Projeto de Lei tem base na própria Constituição Federal que estabelece poder e dever aos municípios de legislar sobre matéria que dizem respeito a seu ordenamento territorial, além disso, também assegura o direito ao cidadão a viverem em um ambiente ecologicamente equilibrado, livres da poluição visual ocasionada pela fiação solta, fragmentada, pendurada, amarrada e enrolada em postes.    

Tribuna Popular
O cidadão Denis Bento usou a Tribuna Popular para falar sobre a situação da saúde pública municipal e fazer indicação aos vereadores de  Projeto de Lei.

 Ordem do Dia
Terceira e última discussão e votação do projeto que dispõe sobre a vedação de venda, oferta, fornecimento e entrega de clorofórmio, éter, anti-respingo de solda sem silicone, solvente de tinta, benzina, fenol, as menores de 18 anos.
 Autoria vereador Paulo Brito

Terceira e última discussão e votação do projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade da empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica e congêneres do Município de Valparaíso de Goiás, de realizar o alinhamento e a retirada dos fios inutilizados ou excedentes nos postes.
Autoria Placido Cunha

Segunda discussão e votação do projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade das oficinas mecânicas de fornecer o certificado de coleta de óleo usado ou contaminado. Autoria Vereador Cláudia Aguiar

Segunda discussão e votação do projeto de lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a implantar o programa Corujão da Saúde.
Autoria vereadora Cláudia Aguiar

Segunda discussão e votação do projeto de lei que institui a semana de prevenção ao combate ao AVC.
Autoria Vereador Claudia Aguiar

Segunda discussão e votação do projeto de lei que institui o Programa o Computador do Professor.
Autoria vereadora professora Elenir

Primeira discussão e votação do projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da troca imediata de placa da instituição pública recebe o projeto de lei de denominação.
Autoria vereadora professora Elenir

Apresentado nesta quarta-feira, 06 de outubro, Projeto de Lei que institui o Dia do Desapego Consciente para arrecadar objetos, em bom estado de conservação, com o objetivo de doá-los às família sem situação de vulnerabilidade social.

Segundo o texto da matéria apresentado pela vereadora Maria do Monte, entre os itens que podem ser doados estão: brinquedos, calçados, móveis, utensílios domésticos, equipamentos de informática, livros, material de construção e itens de higiene.

"A ideia é incentivar a solidariedade e a união das pessoas para ajudar quem mais precisa, além de também promover a educação ambiental, por meio do descarte consciente de materiais que possam ser reutilizados, evitando o desperdício", completou Maria do Monte.

Durante a 58ª sessão ordinária os parlamentares aprovaram ainda três novos Projetos, o primeiro reconhece o grafitismo e o muralismo como manifestações de arte conceitual urbana e popular; o segundo autoriza o Poder Executivo a criar o Conselho Municipal de Promoção dos Direitos LGBTQIA+; por fim,  o que dispõe sobre a criação do Programa de Fisioterapia para Idosos. Os PL seguem para sanção do Executivo Municipal.

Indicações
Sinalização nas entre quadras do bairro Parque Esplanada III E Ypiranga A;
Pintura de faixa de pedestre em frente à escola municipal;
Estudo para a instalação de semáforo próximo à rotatória da entrada do Valparaizo II;
Instalação de academia ao ar livre e um playground na quadra de esportes do Parque Esplanada V;
Tapa-buraco em rua do bairro Parque Esplanada I;
Tapa-buraco em rua do Parque São Bernardo;
Reparos na pavimentação asfáltica no Setor de Chácaras Anhanguera C;
Solicitação de pediatras durante o período noturno, nas unidades de pronto atendimento.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás
Texto: Juliana Gentila
Fotos: Cleben Lopes

COMENTÁRIOS

JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1522,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,166,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,959,Brasília Empreendedora,3214,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2320,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,3,chocolate,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,3,Cidades,854,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia do Micro e Pequeno Empresário,1,Dia dos Avós,1,Dia dos Namorados,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,5,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,2019,empreender Brasília,1781,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,FENACOM,1,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,51,fort atacadista,34,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,3,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Meio Ambiente,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,302,presente de Natal,1,presente dia dos namorados,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,2,Promoção de fraldas,1,Promoção de vinhos,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,2,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,37,Tecnologia,10,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,2,
ltr
item
Empreender Brasília: Saúde, Educação e Meio Ambiente são temas de projetos aprovados na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás
Saúde, Educação e Meio Ambiente são temas de projetos aprovados na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás
http://2.bp.blogspot.com/-GLoZPnk-wvI/YW2JCNX-nCI/AAAAAAABOMI/xe0Dwg9NxVUSMCVJCbSurbFRi_EtTa_XwCK4BGAYYCw/s320/51583508477_b6e3779be2_c-756294.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-GLoZPnk-wvI/YW2JCNX-nCI/AAAAAAABOMI/xe0Dwg9NxVUSMCVJCbSurbFRi_EtTa_XwCK4BGAYYCw/s72-c/51583508477_b6e3779be2_c-756294.jpg
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/10/saude-educacao-e-meio-ambiente-sao.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/10/saude-educacao-e-meio-ambiente-sao.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário