Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Com articulação de Flávia Arruda, Goiás recebe do Governo Federal plano de recuperação fiscal

Estado suspenderá dívida com União em troca de medidas de ajuste


Na véspera de Natal, o estado de Goiás recebeu uma importante conquista do Governo Federal. Nesta sexta (24), passou a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que permite o refinanciamento de dívidas de governos locais em troca de um plano de corte de gastos. A medida é fruto da articulação da ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda


Fotos: Renan Santos.

A adesão foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, em solenidade no Palácio da Alvorada, com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM). Em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) tinha autorizado o governo goiano a aderir ao RRF. Na ocasião, a corte autorizou a suspensão do pagamento das dívidas por até 18 meses, com a adoção de um teto estadual de gastos.

Ao assinar o documento, Bolsonaro disse que o Regime de Recuperação Fiscal resultará na liberação de recursos para o governo goiano. "Além de previsibilidade, o estado passa a ter mais meios para atender o interesse da população como um todo", declarou.

A ministra Flávia Arruda reforçou o impacto social. "Esta ação mostra como o Governo tem trabalhado no diálogo com os estados. Conheço de perto a realidade de Goiás, em especial do entorno do DF, e quem mais se beneficiará é a população que mais precisa", destacou.

O governador Ronaldo Caiado classificou a medida como um "presente de Natal" aos 7,2 milhões de habitantes de Goiás. Ele admitiu a possibilidade de reajustes para o funcionalismo local, após anos de pagamentos atrasados aos servidores, à medida que o estado reequilibre as finanças. "Quanto mais o governo for se recuperando no quadro fiscal, reajustes também serão dados", disse o governador.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem