Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

DEPUTADA FEDERAL ALINE SLEUTJES DÁ SHOW EM PALESTRA NO 1º CONGRESSO MULHER ELEITA

 


O 1º Congresso da Mulher Eleita foi realizado nesta quinta-feira (9), promovido pelo ELEITA –plataforma suprapartidária de candidaturas femininas, dirigido pela professora e advogada Karina Kufa. No evento foram realizadas diversas palestras por várias mulheres empoderadas de verdade. A primeira foi sobre A História da Participação da Mulher na Política e o Momento Atual, ministrada pela deputada Federal Aline Sleutjes, que deu show na exposição.

 

Aline falou sobre a trajetória das mulheres na política no Brasil, trouxe dados atuais sobre a participação da mulher não só na política, mas em várias áreas, como o empreendedorismo, na educação, no agro e na advocacia.    

 

Na política as mulheres ainda são minoria, ocupando apenas 15% dos cargos, o Brasil está em 134º lugar entre os países do mundo, no que diz respeito à participação da mulher na política. Nesse contexto, a deputada Aline ressaltou as mudanças e conquistas femininas "no senado federal temos 81 cadeiras sendo 12 ocupadas por mulheres. Das 513 vagas no cargo de deputado federai, temos 80 deputadas, é um número ainda baixo pela nossa proporção, mas estamos progredindo, ocupando espaços que há alguns anos não era sequer possível. Estamos trabalhando para que haja avanço e a participação feminina seja maior, para isso não acredito que só criar cotas resolva, mas sim a efetiva participação das mulheres nos diretórios dos partidos, tomando decisões, defendendo a maior participação e valorização, pois é lá que tudo começa" destacou a parlamentar.

 

No empreendedorismo as mulheres são quase metade do número de empresários no Brasil, existe atualmente 30 milhões de empreendedoras. "Em 2020 as mulheres precisaram se reinventar devido às dificuldades trazidas pela pandemia e o empreendedorismo cresceu 40%" acrescentou Sleutjes.

 

A Presidente da Comissão de Agricultura não poderia deixar de falar sobre o papel das mulheres no campo, "esse é um setor ainda de maioria masculina, mas que com o tempo, necessidade, com o uso das tecnologias e pesquisas para aumento de produção, as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço".

 


Aline Sleutjes é mulher conservadora, de direita, mãe, deputada federal, presidente da Comissão de Agricultura, vice líder do governo no Congresso Nacional, mas para chegar onde chegou não foi uma tarefa fácil "não tive apoio de prefeitos e vereadores, não tinha recursos, não tinha dinheiro nem para confecção de material de campanha, nos últimos dias escrevia meu número em folha de papel sulfite e entregava para as pessoas. Rodei 13 mil km pelo Paraná sozinha, trabalhei 18h por dia, dormi em posto de gasolina para economizar, pois optava por não pagar hotel, para poder pagar a gasolina, enfim, foi muito dura a campanha eleitoral para eleição de deputada federal, mas com a graça de Deus eu consegui, fruto de muito esforço, fé, amigos e determinação!".

 

Além de abordar um pouco da trajetória pessoal com o intuito de incentivar a plateia, Aline destacou a importância da participação da mulher em todos os atos da vida civil, declarou que "lugar de mulher é onde ela quiser e se sentir feliz".

 

Para fechar com chave de ouro a deputada cantou a música Trem –bala, canção de Ana Vilela, que fala: "Segura teu filho no colo, sorria e abrace seus pais enquanto estão aqui, que a vida é trem-bala, parceiro e a gente é só passageiro prestes a partir", levando todos a refletir sobre a letra.

 

Ao final da palestra da deputada Aline Sleutjes a plateia ficou em pé para aplaudir a parlamentar, muitas já a consideram um exemplo a ser seguido.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem