IESB

Infectologistas esclarecem dúvidas sobre surtos conjuntos de covid-19 e influenza no país

                                                  Foto Tankilevich Infectologistas esclarecem dúvidas sobre surtos conjuntos de covid-19 e i...

                                                  Foto Tankilevich

Infectologistas esclarecem dúvidas sobre surtos conjuntos de covid-19 e influenza no país

 

Para especialistas, termo “flurona” é inadequado e a presença dos dois vírus não está ligada a sintomas mais graves

 

O cenário da pandemia nos últimos dias mudou rapidamente com o surgimento da variante ômicron e com os surtos de influenza fora de época em alguns estados brasileiros. Ainda há muitas dúvidas e confusões em relação ao que esperar dessas duas doenças, mas os médicos infectologistas do Hospital Brasília e do Exame Imagem e Laboratório tiram as principais dúvidas abaixo. Segundo eles, o termo “flurona” usado para definir a detecção dos dois vírus em um paciente é incorreto e não deve ser usado. Além disso, as medidas de proteção que já conhecemos devem ser reforçadas.

“O cenário atual da pandemia, com a variante ômicron se tornando predominante e com número recorde de infectados em alguns países, alerta para a necessidade de manter as medidas sanitárias que conhecemos bem: o uso de máscaras, higienização das mãos, evitar aglomerações e ambientes fechados”, conta o infectologista do Hospital Brasília/Dasa André Bon. “As mesmas medidas são importantes para conter a influenza, já que estamos vendo surtos fora de época em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, e aumento de casos no Distrito Federal”, continua.

 

Gripe x Covid

 

Tanto a covid-19 quanto a influenza possuem sintomas muito parecidos, como febre, coriza, dor de cabeça e dor no corpo. Dessa forma, não é possível diferenciar as duas apenas pelo quadro do paciente, e é necessário realizar exames para confirmar o diagnóstico. Os grupos de risco também são muito semelhantes, com uma exceção: crianças abaixo de 5 anos não costumam apresentar casos graves da covid, mas possuem grande risco com a gripe.

“A variante ômicron, apesar de mais infecciosa, tem demonstrado muitos casos leves graças principalmente à vacinação em larga escala. Isso dificulta ainda mais a diferenciação entre as duas doenças, mas existem exames para isso”, diz o infectologista do Exame Imagem e Laboratório/Dasa José David Urbaez. “Identificar qual vírus está afetando o paciente é muito importante porque o tratamento para os dois é diferente. Medicamentos para reduzir sintomas como a febre e a dor são indicados para ambas as doenças, mas para a influenza existem medicações específicas, indicadas para o grupo de risco, e que reduzem bastante as chances de casos graves. Na covid, as medicações indicadas para casos graves, como corticoides, são usadas apenas após a internação”, continua.

  

Quando ir ao hospital?

 

Uma grande dúvida das pessoas que apresentam sintomas respiratórios é se devem ou não buscar atendimento hospitalar, principalmente pela alta procura das emergências nas últimas semanas. Segundo os especialistas, pessoas do grupo de risco para as duas doenças devem buscar atendimento o quanto antes para iniciar o tratamento e diminuir as chances de complicação. São elas: idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e crianças no caso da gripe. Para os demais casos, o ideal é monitorar a situação em casa, buscando o atendimento online se possível, e fazer o tratamento sintomático com antitérmico e com acompanhamento da oximetria – que pode alertar sobre o agravamento do comprometimento pulmonar. A recomendação para pacientes de menor risco é que só busquem as unidades caso tenham febre por mais de 4 ou 5 dias e em caso de piora respiratória, dos parâmetros de oximetria e do estado geral.

 

Coinfecção de influenza e covid

 

Outra preocupação atual é a detecção em alguns pacientes de ambos os vírus ao mesmo tempo, o que vem sendo chamado popularmente de flurona. “Esse termo é muito ruim e não deve ser utilizado, porque dá a entender que é uma nova doença”, conta David Urbaez. “Não é o caso, é apenas uma coinfecção por dois vírus respiratórios, o que não é tão raro. Vemos isso com muita frequência entre vírus. Além disso, o que temos até agora é que essa infecção mista mostrada nos exames não significa uma doença mais grave, ou seja, não sabemos se ambos os vírus estão causando doenças ou se somente um infecta o paciente enquanto o outro está apenas presente. Isso vai ser cada vez mais comum na medida em que há a circulação tanto da influenza quanto do Sars-Cov-2”, finaliza.

Para os especialistas Dasa, vale sempre lembrar os aprendizados dos últimos quase dois anos de pandemia: o uso de máscara (de boa qualidade, preferencialmente a cirúrgica e em espaços fechados a PFF2/N95), a lavagem de mãos e evitar neste momento as festas e grandes eventos continuam sendo as formas mais eficientes de prevenir doenças.

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do país. Atende mais de 20 milhões de pessoas por ano e tem mais de 900 unidades, entre marcas de hospitais e de diagnóstico, de Norte a Sul do Brasil.

No Distrito Federal, a Dasa é: Hospital Brasília, Maternidade Brasília, Hospital Brasília Unidade Águas Claras e Exame Imagem e Laboratório.

 


 

COMENTÁRIOS

JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1522,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,166,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,959,Brasília Empreendedora,3214,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2320,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,3,chocolate,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,3,Cidades,854,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia do Micro e Pequeno Empresário,1,Dia dos Avós,1,Dia dos Namorados,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,5,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,2019,empreender Brasília,1781,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,FENACOM,1,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,51,fort atacadista,34,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,3,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Meio Ambiente,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,302,presente de Natal,1,presente dia dos namorados,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,2,Promoção de fraldas,1,Promoção de vinhos,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,2,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,37,Tecnologia,10,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,2,
ltr
item
Empreender Brasília: Infectologistas esclarecem dúvidas sobre surtos conjuntos de covid-19 e influenza no país
Infectologistas esclarecem dúvidas sobre surtos conjuntos de covid-19 e influenza no país
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEibRmMqRGcC6hcjHLXvzta6o-PDmXTUjxrbKoeLZcVGue7udzX59e4ERUk_Kd4kQ4JFSfVfcz-rz7rd8XdqJFyY5eJqJ3yFE8Aj2H7PggUhcFvyrGshhf3QPD4UEUE-g8gXBGDh9fERof7p1h729g6Vqb339sf4ORW4u-ugtYkPCZtnpRB1Bf-fuIdJfA=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEibRmMqRGcC6hcjHLXvzta6o-PDmXTUjxrbKoeLZcVGue7udzX59e4ERUk_Kd4kQ4JFSfVfcz-rz7rd8XdqJFyY5eJqJ3yFE8Aj2H7PggUhcFvyrGshhf3QPD4UEUE-g8gXBGDh9fERof7p1h729g6Vqb339sf4ORW4u-ugtYkPCZtnpRB1Bf-fuIdJfA=s72-c
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2022/01/infectologistas-esclarecem-duvidas.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2022/01/infectologistas-esclarecem-duvidas.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário