Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Recesso escolar: crianças tendem a adquirir mais cáries durante as férias

  

A falta de rotina e a má alimentação estão entre as causas


Durante as férias de inverno, por causa do tempo mais frio,  é comum que as crianças fiquem mais em casa assistindo TV ou jogando videogame e, consequentemente, ingerindo mais doces, balas e biscoitos. Além disso, algumas atividades rotineiras, entre elas, escovar os dentes e passar fio dental, ficam de lado, o que pode causar futuros problemas bucais, como a cárie. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 53% das crianças de até cinco anos têm ou já sofreram com a cárie. 


De acordo com a dentista Amanda Stela Lima de Paula, da clínica Ortoestética, em época de recesso, os pais costumam ser menos rígidos em relação à alimentação,  liberando mais o consumo de guloseimas. “Férias são férias, né?! As crianças aproveitam para brincar e fazer tudo aquilo que não podem durante o período escolar. Com isso, deixam algumas atividades rotineiras de lado”, afirma o especialista.


Amanda ainda alerta sobre a importância dos pais monitorarem a saúde bucal dos pequenos. “Em muitos casos, as crianças ainda estão em fase de formação da arcada dentária, por isso a higiene bucal é imprescindível nesta etapa”, garante a profissional.

 

A especialista dá algumas dicas para manter a boca dos pequenos saudável:


1-  A rotina não precisa ser tão rígida, afinal eles estão de férias. Mas é importante impor a escovação após cada refeição, inclusive ao acordar e antes de dormir.


2 - O momento da escovação precisa ser algo legal e divertido para criança. Então,  ache uma maneira de transformar essa atividade em algo prazeroso.


3- Cuide da alimentação! Façam pelo menos 3 refeições diárias, pois isso ajuda na diminuição do consumo de guloseimas.


4 -  Frutas podem ser aliadas na limpeza dos dentes, como a maçã. Então, ao invés de oferecer doces e balas de sobremesa, por quê não oferecer alimentos saudáveis?!  


5 - Que tal aproveitar o tempo livre do recesso para fazer uma visita ao dentista?! A consulta com o profissional estimula as crianças a cuidarem melhor dos dentes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem