Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Ibaneis faz

Dá gosto ver o andamento de duas das obras mais importantes em andamento no Distrito Federal: o Túnel de Taguatinga e a reforma da Avenida Hélio Prates. A obra do Túnel de Taguatinga é uma determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), a obra começa a tomar forma e terá via de 1,2 km em concreto. Maior obra viária em execução no país já tem paredes e teto; mais de mil homens estão envolvidos nos serviços. Serviços demandam a colocação de 8 mil toneladas de aço e 90 mil metros cúbicos de concreto 

Foto: Renato Alves.

"Um estudo de viabilidade validou a metodologia por interferir menos no trânsito e causar impactos menores à vizinhança" - Antônio Carlos Ribeiro Silva, fiscal da Secretaria de Obras

Quem vê por fora enxerga tapumes. Mas é ao atravessar o portão do canteiro de obras que se descobre que a construção do Túnel de Taguatinga, maior intervenção viária em execução no país, já tem cara e forma. Nas duas passagens subterrâneas que darão fluidez ao trânsito de acesso a Ceilândia e outras regiões administrativas, parte das paredes laterais já está erguida, assim como o teto.

"Investimos quase R$ 290 milhões nessas obras e continuaremos com os investimentos na região, que é uma das mais populosas do DF e merece melhor infraestrutura e qualidade de vida. Vamos em frente por um DF melhor", comentou o governador Ibaneis Rocha.
 
Além de transformadora, a obra de arte de 1,2 km de extensão, que vai mudar a vida de quem mora e transita de carro por Taguatinga, carrega consigo números grandiosos. Por lá estão sendo aplicados 8 mil toneladas de aço e 90 mil metros cúbicos de concreto – o equivalente a 12 mil caminhões truck cheios dessa massa de cimento, pedras e areia. "Com mais de 60% concluídos, seguiremos, após a escavação, com a ventilação e a iluminação do túnel", adianta um dos fiscais da Secretaria de Obras, o engenheiro civil Bruno Almeida.

Para dar agilidade à construção, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Obras, construiu uma usina de concretagem em uma área do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a cerca de 100 metros do canteiro de obras.

O que já está pronto
O trabalho segue o cronograma planejado. No lado sul do túnel, sentido Ceilândia-Plano Piloto, já foram construídos, somente até o dia 7 deste mês, 233,21 metros da laje de fundo, ou piso propriamente dito. Em vez de asfalto, a estrutura terá 90 centímetros de concreto. Também nesse setor, 14 dos 16 módulos da laje de cobertura já estão concretados.

No sentido Plano Piloto-Ceilândia, o lado norte, que começou a ser erguido em dezembro do ano passado, já tem 78 metros de laje de fundo. Os dois lados estão em processo de escavação invertida – quando a terra é escavada e retirada para abrir espaço de passagem do túnel. "Um estudo de viabilidade validou a metodologia por interferir menos no trânsito e causar impactos menores à vizinhança", explica o engenheiro Antônio Carlos Ribeiro Silva, que também atua como fiscal da Secretaria de Obras.

Orgulho do projeto
O encarregado de obras Francismar Mesquita: "É um aprendizado e um desafio diário para que tudo seja feito da forma mais eficiente"

Quem põe a mão na massa e trabalha diretamente na construção do Túnel de Taguatinga sente orgulho de fazer parte do projeto que transformará o trânsito da cidade. Francismar Mesquita, 48 anos, é o encarregado de obras e tem 30 anos de experiência com escavação e detonação de explosivos. A metodologia de escavação é encarada com afinco e prazer. "É um aprendizado e um desafio diário para que tudo seja feito da forma mais eficiente, e eu me sinto orgulhoso por colaborar com isso", afirma.

O greidista (responsável pelo cálculo de material a ser usado) Gilberto Gomes, 48 anos, é o responsável pelo nivelamento do piso do túnel por onde vão passar mais de 130 mil carros por dia. Ele diz buscar a perfeição na execução do trabalho, pois qualquer falha pode gerar acidentes e desconforto aos motoristas. "Me sinto feliz em estar aqui e, no futuro, poder dizer aos meus filhos e netos: 'o papai e vovô ajudou a construir isso aqui'", conta.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem