Número de famílias endividadas bate recorde: confira dicas financeiras de especialista

Professora da Anhanguera faz orientações para melhorar organização de gastos e evitar entrar no vermelho     Em levantamento realizado pela ...

Professora da Anhanguera faz orientações para melhorar organização de gastos e evitar entrar no vermelho 

 

Em levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), foi constatado o aumento no percentual de famílias endividadas ou com contas atrasadas no país. Segundo os dados, o cenário afetava 27% dos lares brasileiros no primeiro bimestre de 2022 – maior patamar desde março de 2010.

  

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Irlaine Cavalcante, afirma que os motivos para o quadro são diversos, porém a organização da rotina e de documentações pode auxiliar nas estratégias para sair do vermelho. “Quando nossos prazos e responsabilidades estão fora de ordem, de forma que não seja possível visualizar todos os compromissos, corremos o risco de acumular juros, gerar multas e ficar com o nome sujo”, alerta a docente. 

 

A especialista recomenda 5 dicas para conseguir se livrar do endividamento: 


PRIORIZAÇÃO 

As contas bancárias, como as de água e de luz, despesas com cartão de crédito e aluguel ou condomínio devem ser gastos priorizados na organização financeira. Segundo Cavalcante, o esperado é que não haja atrasos em nenhuma conta, mas a falta de dinheiro ou outros problemas podem atrapalhar os planos e, então, é necessário estabelecer algumas prioridades no orçamento.

 

VENCIMENTOS 

É possível alterar as datas de vencimento de algumas faturas, de acordo com a política de determinadas empresas. “É interessante criar um calendário no qual os pagamentos serão feitos em um momento conveniente”, aconselha a docente. Quitações feitas com adiantamento podem receber abatimentos no valor total e ajudar nas economias domésticas. 

 

DÉBITO AUTOMÁTICO 

Alguns serviços podem ser pagos por meio de débito automático, sem boletos, o que evita o risco de esquecimentos e atrasos, além de cobranças adicionais. É necessário agendar o pagamento para dias em que haja saldo suficiente para a transação e verificar se os itens estão sendo cobrados corretamente. “É uma economia de tempo, porém é preciso tomar cuidados e evitar incluir contas com valores que oscilam todos os meses”, alerta. 


AGENDAMENTO 

Fazer anotações em uma agenda ou criar uma planilha de controle com o fluxo de entrada e saída de dinheiro pode auxiliar na visão objetiva dos gastos dentro de casa. Alguns aplicativos gratuitos possibilitam a melhora na organização de despesas domésticas para aumentar a saúde financeira de cidadãos.


RESERVA DE EMERGÊNCIA 

Gastos com saúde e acidentes podem desregular o orçamento familiar e ter uma quantia guardada irá facilitar a solução de problemas inesperados. “Pode parecer utópico sugerir uma reserva de emergência em alguns quadros em que a renda é bastante controlada, porém, se for possível, é aconselhável separar um pouco da renda líquida para lidar com possíveis imprevistos”, ressalta a professora.  

 

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.    

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.    

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.  

 

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.  

 

COMENTÁRIOS

Atualidade Politica

JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1083,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,165,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,570,Brasília Empreendedora,3064,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2317,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,2,Cidades,852,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia dos Avós,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,2,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,1531,empreender Brasília,1593,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,50,fort atacadista,30,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,1,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,220,presente de Natal,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,1,Promoção de fraldas,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,1,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,36,Tecnologia,9,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,1,
ltr
item
Empreender Brasília: Número de famílias endividadas bate recorde: confira dicas financeiras de especialista
Número de famílias endividadas bate recorde: confira dicas financeiras de especialista
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2022/04/numero-de-familias-endividadas-bate.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2022/04/numero-de-familias-endividadas-bate.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário