Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Projeto gratuito incentiva o empreendedorismo feminino

 Conteúdos online ajudam mulheres a desenvolver habilidades e fomentam a criação de novos negócios


 



Impulsionar o empreendedorismo feminino, orientar e guiar as mulheres por meio de atividades artísticas que ajudem a desenvolver suas habilidades, descobrir novos talentos e aprimorar técnicas que levem à criação de um negócio sustentável. Esses são os objetivos do Inspiração, Substantivo Feminino – projeto online e gratuito idealizado pelas amigas Carla Viccini e Giovana Zulatto.


 


Até o fim de maio elas vão disponibilizar nas redes sociais 20 videoaulas com técnicas de aquarela e lettering, 30 vídeos com relatos biográficos de mulheres que marcaram a história de Curitiba, oficinas variadas e postagens diárias sobre empreendedorismo e autonomia feminina.


 


“Além de incentivar, precisamos inspirar. Por isso, vamos mostrar a história, a força, as conquistas e os caminhos percorridos por outras mulheres que enfrentaram a sociedade e deixaram um legado. Esses modelos precisam ser compartilhados para que não caiam no esquecimento”, ressalta Carla - que é mediadora de leitura, pesquisadora, escritora e especialista em literatura.


 


Força mundial


A criação do projeto foi baseada na força da mulher. Segundo o Relatório de Empreendedorismo Feminino 2020/21: Prosperando na Crise - divulgado pelo Global Entrepreneurship Monitor - elas lideram 1 em cada 3 novos negócios no mundo.


 


O Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - comprova essa tendência. No último trimestre de 2021, o volume de mulheres à frente de um empreendimento no país subiu para 10,1 milhões – números equivalentes ao mesmo período de 2019, antes da pandemia.


 


Renascimento


Priscila Marques Barbosa Castilho, 37 anos, aposta nesse sonho. Em 2016 ela enfrentou o momento mais difícil de sua vida. Foram três anos de internações por conta de um diagnóstico de transtorno bipolar. O amor transformou sua vida: o amor do marido, que não abriu mão de estar ao seu lado, o amor pelos filhos e pela gastronomia.


 


Entre formas e panelas Priscila redescobriu a vontade de viver. “Eu tinha desistido de mim, mas meu marido, não. Ele lutou bravamente ao meu lado, cuidou dos filhos, da casa e de mim. Tudo sozinho”, lembra.


 


No fim de 2018, quando teve melhoras na saúde, Priscila retornou aos trabalhos para ajudar a complementar a renda da família. Foi então que ela começou a fazer bolos e doces para vender. Hoje, os ganhos como empreendedora são iguais aos que têm como professora.


 


Um dos cursos que ela participou foi a oficina de lettering. “Adorei esses aprendizados. Hoje posso decorar as embalagens com algo feito por mim e enviar um produto com mais carinho aos clientes”, complementa.


 


Ambiente de troca e relacionamento


Todos os depoimentos exibidos durante o projeto serão reunidos em um e-book, que trará a publicação de 30 biografias de mulheres que marcaram a história do Paraná.


 


A designer Giovana Zulatto - que ministra cursos de aquarela, lettering e resina - considera fundamental criar um espaço de troca no qual as mulheres possam compartilhar vivências, incentivar a autoconfiança e a autonomia.


 


“Esse ambiente celebra o protagonismo feminino, estimulamos diálogos e reflexões importantes. É um lugar de sonhos sim, mas também de oportunidades, fomentada pela arte, pela cultura e pela educação”, ressalta.


 


Superação e oportunidades


A meta das idealizadoras do Inspiração, Substantivo Feminino é atingir cerca de 500 mulheres. “Ampliar os conhecimentos e aperfeiçoar os trabalhos são caminhos importantes para superar as adversidades”, explica Carla Viccini.


 


Segundo ela, as principais dificuldades enfrentadas pelas empreendedoras estão relacionadas à falta de oportunidade e de tempo, já que muitas acumulam o trabalho com atividades domésticas e a criação dos filhos.


 


“O empreendedorismo feminino é visto - em muitos casos - apenas como uma fonte de renda extra, mas buscamos nossa liberdade financeira. Por isso, o projeto aborda a inspiração, a autoconfiança, o empoderamento e fomenta novas oportunidades a todas nós, seja em qualquer idade. E toda mulher pode participar”, ressalta Giovana Zulatto.


 


O projeto Inspiração, Substantivo Feminino é realizado com apoio do Programa Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.


Serviço


O quê: Projeto Inspiração, Substantivo Feminino orienta mulheres e impulsiona o empreendedorismo


Quando acontece: Até o fim de maio


Como participar: Pelo Instagram (@inspiracao.subst.feminino) e YouTube (Inspiração substantivo Feminino)


Quanto custa: É gratuito. O projeto é realizado com apoio do Programa Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem