Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Secretaria de Juventude lança projeto de combate à evasão escolar

A pasta vai atuar na busca ativa de alunos que acumulam faltas



Aconteceu nesta quarta-feira, às 11h, o lançamento do Projeto Visitador Escolar. Com o objetivo de combater o abandono de jovens às escolas, a ação oferecerá na rede pública de ensino do Distrito Federal atendimento multi e interdisciplinar, com equipes compostas por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e colaboradores.

Os índices de evasão escolar de crianças e adolescentes durante a pandemia aumentaram 171%, segundo levantamento do Todos Pela Educação e dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Por meio da integração de professores, alunos e comunidade, serão contempladas mais de 100 turmas de cinco escolas públicas da Regional de Ensino do Guará – Centro de Ensino Médio 01, Centro Educacional 01, Centro Educacional 03 e Centro Educacional 04 do Guará e Centro Educacional 01 da Estrutural.

Sob execução da IECAP - Agência de Transformação Social, o Visitador Escolar terá como foco o atendimento a estudantes de 15 a 29 anos que acumulam seis faltas escolares consecutivas ou dez intercaladas no mês.

A Escola Técnica do Guará Professora Teresa Ondina Maltese – CEPAG abriu as portas para o evento que contou com a participação de gestores e professores de escolas públicas da região administrativa do Guará, com o coordenador da Regional de Ensino da cidade Leandro Cardoso, com a equipe de pedagogos, assistentes sociais e psicólogos que fazem parte do projeto, contou também, com servidores da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, além da secretária de Juventude Luana Machado e o vice-presidente da CLDF deputado Delmasso.
 
Na oportunidade, o coordenador da Regional de Ensino do Guará Leandro Cardoso falou da importância que o projeto tem para a comunidade escolar "A iniciativa vem para somar com o trabalho árduo que a equipe pedagógica das nossas escolas faz diariamente, hoje, vivemos as consequências que a pandemia trouxe, e para nós é gratificante ver um projeto com tanta importância tomando forma", declarou.

O alerta para a necessidade de ações de enfrentamento à evasão nas escolas públicas do DF é reforçado pela Subsecretária de Planejamento da Secretaria de Educação do DF, Mara Gomes, "Os gestores educacionais precisam desse suporte para atrair e manter os jovens em sala de aula. Antigamente, tínhamos o apoio dos visitadores e trazer essa iniciativa de volta vai auxiliar muito", disse.  

A ação foi viabilizada por meio da emenda parlamentar do vice-presidente da CLDF deputado Delmasso, que contou aos participantes sobre a sua experiência como visitador escolar há alguns anos atrás "Eu tive a oportunidade de coordenar uma região do projeto visitador escolar há muitos anos atrás e, infelizmente, o projeto não teve continuidade e isso me deixou triste, já que eu vi de perto a mudança significativa na vida das famílias beneficiadas pela iniciativa. Hoje, comemoramos a retomada do projeto que fiz questão de apoiar".



O parlamentar falou, ainda, sobre o Projeto de Lei 1.303/2020 de sua autoria, que determina que o programa seja efetivado como uma política pública do Distrito Federal, garantindo assim, que as ações sejam permanentes e possam ser expandidas para as demais RAs. A proposta segue para votação no plenário em breve.

 "Para nós foi um desafio, o projeto foi reformulado e pensado para a realidade atual, os profissionais foram escolhidos com muita atenção e zelo, porque acreditamos que essa iniciativa tem o poder de transformar a realidade dos jovens estudantes do DF", contou a coordenadora Administrativa da IECAP, Regina Cavalcante.

A secretária de Juventude Luana Machado destacou a relevância dessa entrega "Hoje é dia de celebrar, estou muito feliz em participar desse momento, a juventude do Distrito Federal mais uma vez sendo agraciada com iniciativas tão importantes. Gosto sempre de lembrar que 25% da população do DF é composta por jovens, e é por isso que estamos comprometidos a fazer a diferença", afirmou.

Fotos: Rogério Lopes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem