Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Gestão Rogério Cruz amplia procedimentos na saúde, inaugura unidades, organiza concurso e bate recorde de investimentos no setor

Cerca de 21% do orçamento da Prefeitura de Goiânia é destinado à saúde. Índice supera os 15% previstos por lei. Além de intensificar ações relacionadas à pandemia de Covid-19, gestão municipal investe na abertura de quatro novos postos de atendimento, e melhoria de serviços de rotina na rede de atenção primária. "Aumentamos o aporte de recursos não só por causa do coronavírus, mas porque decidimos que essa área tem que ser prioridade", afirma prefeito


Foto: JACKSON SANTOS. 

O início do mandato do prefeito Rogério Cruz coincidiu com o auge da pandemia de Covid-19, o que exigiu investimentos em saúde ainda maiores do que aqueles que a administração municipal usualmente faria. Nos últimos 15 meses, a Prefeitura de Goiânia inaugurou quatro unidades de atendimento, realizou 6,79 milhões de procedimentos na saúde primária (dos quais 433 mil foram de urgência), organizou 137 mil internações pelo SUS, abriu leitos, ampliou programas e organiza concurso para contratação de profissionais, cujas inscrições se encerraram ontem (29/04).

O processo seletivo vai prover a contratação de 211 médicos de diferentes especialidades, 69 enfermeiros, 30 auxiliares de enfermagem, 18 auxiliares de farmácia, dez auxiliares em saúde bucal, 64 agentes comunitários de saúde, 50 agentes de combate a endemias, 23 dentistas, 87 técnicos de enfermagem, dois técnicos de enfermagem para o trabalho, dez técnicos de imobilização ortopédica, dez técnicos de radiologia, dez técnicos de laboratório e quatro técnicos em necrópsia.

Embora a lei determine que as prefeituras reservem 15% do orçamento para saúde, Goiânia investiu, no ano passado, 20,92% da sua receita própria. Esse índice também é maior do que o registrado em 2020 (19,46%). "Aumentamos o valor reservado para saúde não só por causa da pandemia, mas porque decidimos tratar essa área como prioridade absoluta", afirma o prefeito Rogério Cruz.

Com parte desses recursos, a prefeitura inaugurou o Centro de Especialidades Médicas (Ciped) e três Unidades de Saúde da Família (USF), nos setores Alto do Vale, São Carlos e Riviera. Merece destaque o Ciped, que funciona no Ciams Dr. Domingos Viggiano, localizado no Jardim América. Ele é equipado com nove consultórios médicos, e oferece serviços em 11 subespecialidades de pediatria. Trata-se do primeiro centro público especializado em pediatria do Centro-Oeste. Também oferece atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes nas especialidades de fonoaudiologia, psicologia e nutrição.

Nos últimos 15 meses, a prefeitura viabilizou 137 mil internações pelo SUS em Goiânia. Foram 73,5 mil pacientes que moram na capital e outras 63,6 mil pessoas que vieram de outros municípios, por saber que a cidade investe em saúde e atende a todos que precisam, independentemente do domicílio. Foram registradas, também, 18,6 mil internações em UTI nesse período: 9,5 mil de residentes em Goiânia, e 9,1 mil de pessoas de outras localidades.

O combate à dengue resultou, só nos primeiros três meses deste ano, em 554,2 mil visitas a residências, e eliminação de 21,4 mil focos de mosquito Aedes aegypti. Mediante autorização judicial, auxílio de um chaveiro e da Guarda Civil Metropolitana, os fiscais de saúde da prefeitura abriram, até o momento, 116 imóveis. Em 57,7% deles havia focos do Aedes. Os agentes de endemias já atenderam 1.816 denúncias, que chegaram à Diretoria de Vigilância em Zoonoses.

Números da pandemia em Goiânia
A Covid-19 impôs um desafio à prefeitura: abrir novas frentes, sem descuidar dos serviços de saúde de rotina que sempre foram oferecidos em Cais, Ciams e outros postos. "Para dar conta de tudo, criamos estratégias que não só foram bem-sucedidas, como serviram de exemplo para outras prefeituras", destaca Rogério Cruz.

A atual gestão chega a abril de 2022 com a marca de 2,31 milhões de vacinas contra Covid-19 aplicadas. Estão imunizados com a primeira dose 84,31% dos goianienses, ao passo que já receberam a segunda e a dose de reforço 76,9% da população. Recentemente, a prefeitura começou a aplicar a quarta dose de vacina – que já chegou ao braço de cerca de 1,8 mil pessoas.

Existem 71 salas de imunização espalhadas pela capital, além do drive-thru e o clube da Caixa Econômica Federal, que estão com as vans da vacinAção. Em que pese a capilaridade do serviço prestado no combate ao coronavírus, a prefeitura decidiu fazer a busca ativa de pessoas que não conseguiram se vacinar por dificuldade de deslocamento. Foi então que surgiu a ideia de equipar vans da Secretaria Municipal de Saúde com vacinas, e levá-las a pontos estratégicos da cidade. O projeto "VacinAção" alcançou, no fim de março de 2022, a marca de 58,2 mil doses aplicadas.

Para encontrar pacientes com Covid-19 e evitar que o vírus se espalhasse ainda mais por falta de diagnóstico, a prefeitura realizou, no período, 470,7 mil testes de antígeno. Aos pacientes já contaminados, a administração municipal chegou a oferecer 622 leitos específicos para Covid, dos quais 327 eram de UTI, e 295 de enfermaria.

A Central Humanizada de Orientações sobre o Coronavírus atendeu a 202,1 mil ligações, respondeu 95,7 mil mensagens, e fez 112 mil telefonemas para o telemonitoramento. Ao todo, foram 49,8 mil pacientes monitorados.

Saúde de Goiânia nos últimos 15 meses, em números:

Procedimentos realizados

-Procedimentos realizados na atenção primária: 6.795.248
-Procedimentos na urgência: 433.577 procedimentos ambulatoriais e hospitalares
-Auditorias realizadas:  434 auditorias, mais de 94,5% foram realizadas pelos prestadores de serviços de saúde. Por meio das auditorias, é possível acompanhar de perto o serviço prestado aos usuários do SUS
-Atendimentos e acompanhamentos psicossociais: 32.207
-Tratamentos de transtornos mentais e comportamentais: 6.479
-Internações pelo SUS na capital: 137 mil
-Total de residentes de Goiânia: 73.568
-Total de residentes em outros municípios: 63.612
-Total de internações em UTI: 18.679
-Total de residentes de Goiânia:  9.500
-Total de residentes de outros municípios: 9.179

Principais ações de enfrentamento à Covid-19, do início da gestão até o dia 29/03

-Total de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas: 2.311.096

Percentual considerando população vacinável acima de 05 anos:
-Percentual vacinados D1:  84,31%
-Percentual vacinados D2 + Reforço: 76,91%
-Total de D4: 1.813
-Projeto VacinAção: 58.285 doses aplicadas na van
-Total de pontos de vacinação: 72 pontos fixos mais a van itinerante
-Total de testes de antígeno realizados na população em geral: 470.797
-Total de leitos de Covid no atual governo chegou a: 622
-Total UTI: 327
-Total enfermaria: 295

Atendimentos na Central Humanizada de Orientações sobre o Coronavírus:

-Ligações telefônicas atendidas: 202.160
-Mensagens respondidas: 95.778
-Ligações realizadas para telemonitoramento: 112.521
-Pacientes monitorados: 49.899

Obras inauguradas
-Unidades de Saúde da Família (USF) Alto do Vale
 -Unidade de Saúde da Família (USF) São Carlos
-Unidade de Saúde da Família (USF) Riviera
-Centro de Especialidades Pediátricas (Ciped)

Ações de combate à dengue em 2022
- Goiânia registrou, neste ano, 19.898 casos de dengue. Em 2021, foram 11.482.  Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) já realizaram 554.294 visitas a residências no município, e eliminaram 21.404 focos.

- Mediante autorização judicial, auxílio de um chaveiro e da Guarda Civil Metropolitana, Auditores-Fiscais de Saúde Pública da prefeitura abriram, até o momento, 116 imóveis. Em 57,7% deles foram encontrados focos do Aedes

- O bloqueio com uso de inseticida também vem sendo bastante usado em Goiânia, no combate à dengue. Já foram 7.367 casos com bloqueio, de janeiro até março de 2022.

- Os agentes de endemias já atenderam 1.816 denúncias de focos do mosquito, que chegaram por diversas formas à Diretoria de Vigilância em Zoonoses.

- Foram instaladas 334 ovitrampas (armadilhas para coleta de ovos do mosquito), distribuídas em 22 bairros de Goiânia, seguindo características epidemiológicas e entomológicas. Além de servir para capturar ovos, as armadilhas ajudam no monitoramento da efetividade das ações. Por meio delas, é possível ver a intensidade de insetos em uma determinada região e, assim, direcionar as ações de controle do vetor.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem