Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Vai fazer vestibular de inverno? Confira dicas para se sair bem nas provas

 

Às vésperas do Dia do Vestibulando, UniCuritiba realiza concurso com bolsas de até 100%. Prova será no dia 21 de maio e inscrições já estão abertas

 


Vem aí a temporada de vestibulares de inverno. Mais do que dominar o conteúdo das provas, os futuros acadêmicos precisam de planejamento e autocontrole para superar outro desafio: a ansiedade e o nervosismo.

No Mês do Vestibulando – o dia é comemorado em 24 de maio – o UniCuritiba listou dicas de como se preparar para as provas e abriu inscrições para um concurso com bolsas de até 100%. A prova será online no dia 21 de maio (sábado). Para participar, basta se inscrever em www.unicuritiba.com.br.

Supervisora do Serviço-Escola de Psicologia do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país, a professora Daniela Jungles diz que a ansiedade pode ser positiva se estiver em níveis adequados. “O problema é quando ela se torna frequente, excessiva e sem controle”, alerta.

De acordo com a mestre em Ciências da Educação pela Université de Sherbrooke (Canadá), a maioria dos estudantes está familiarizada com o estresse que antecede exames, apresentações orais e outras avaliações. Esse “nervosismo” é absolutamente normal e familiar, típico em épocas de vestibular.

“A ansiedade em uma dose razoável leva os vestibulandos a manter os estudos e o foco no objetivo final, que é a aprovação. Já a autocobrança por resultados excelentes e o medo do fracasso podem desencadear a chamada ansiedade de desempenho e essa exige atenção”, explica.

Mestre em psicologia e membro do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico do UniCuritiba, o psicólogo Guilherme Alcântara Ramos alerta para os sinais. “Quando a ansiedade passa do limite, afeta o ciclo sono-vigília, a capacidade de relaxamento, provoca alterações na alimentação, no trato intestinal, na digestão, na respiração, aumenta a sudorese, acelera os batimentos cardíacos e causa dificuldades de concentração e memória, entre outros problemas”, diz.

 

QUAL PROFISSÃO ESCOLHER?

 

Além de encarar o vestibular, os jovens estudantes têm outro desafio: escolher a profissão. O supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão do UniCuritiba, professor Jorge Augusto Feldens, lembra que decidir o futuro profissional nem sempre é uma tarefa fácil. Nesta hora, a sugestão é pesquisar muito, visitar os centros universitários e conversar com profissionais já formados.

 

“Só com base em muita informação é que os vestibulandos terão mais segurança para traçar os rumos da carreira. Para isso, é necessário ter conhecimento sobre as profissões, as áreas de atuação e as inúmeras opções que o mundo do trabalho oferece”, comenta.

DICAS PARA SE SAIR BEM NAS PROVAS

Quem nunca ficou ansioso ou sentiu um nó no estômago antes de uma prova? Para ajudar os candidatos de olho em uma bolsa de estudos no UniCuritiba, os professores Daniela Jungles e Guilherme Alcântara Ramos prepararam algumas dicas que vão ajudar a manter a ansiedade sob controle. Confira:

ü  Fique atento aos sinais: a ansiedade exacerbada se mostra de várias maneiras, como alto estresse nos exames, ataques de pânico antes das avaliações, perfeccionismo exagerado no estudo ou enxaquecas, distúrbios digestivos, dificuldades para dormir etc.

 

ü  Equilibre os preparativos para as provas. Use estratégias que intercalem estudos com outras atividades sociais, de lazer e práticas esportivas.

 

ü  Não faça maratonas de estudo de 10h ou 12h. É melhor estudar um pouco todos os dias, por um período mais curto. Reserve os finais de semana de folga.

 

ü  Mantenha a prática de exercícios físicos regulares. Ainda que a agenda dos vestibulandos seja cheia, os cuidados com o corpo garantem a saúde mental.

 

ü  Alimentação balanceada e boas noites de sono ajudam na energia necessária para as rotinas de estudo. Não abra mão disso.

 

ü  Ficar dedicado somente aos estudos aumenta o estresse. Reserve tempo para os amigos e familiares. Boa saúde mental traz possibilidades de exercer melhor as competências intelectuais.

 

ü  Não deixe para pensar nas estratégias de controle da ansiedade somente na hora da prova. Você pode exercitar o autocontrole ao longo de todo o ano. Organização e planejamento nos estudos é um bom começo.

 

ü  Sempre que se sentir excessivamente ansioso, pratique a respiração de quatro tempos. Inspire o ar contando até cinco, segure o ar nos pulmões por cinco segundo, expire contando até cinco e segure o pulmão vazio por mais cinco segundos.

 

ü  O exercício de respiração pode ser feito diariamente e, é claro, antes e durante a prova, sempre que você perceber que a respiração está ofegante, a sudorese está aumentando e o ritmo cardíaco, acelerado.

 

ü  No dia anterior à prova, não exagere nas horas de estudo. Confie em você e na sua dedicação prévia. Revise no máximo alguma questão específica. Ninguém se sai bem quando está exausto. Esteja descansado para o vestibular.

 

ü  Antes de iniciar a prova, faça a respiração de quatro tempos e só então inicie as questões. Se perceber que os níveis de ansiedade estão subindo durante a prova, pare tudo e refaça o exercício respiratório.

 

ü  No dia da prova (e na noite anterior), faça refeições leves. Alguns alimentos como carne vermelha, por exemplo, são de difícil digestão. Exercícios físicos devem ser moderados. Prefira atividades de relaxamento.

 

ü  Certifique-se de que está com todos os documentos necessários para apresentar na hora da prova, leve caneta, máscaras (no caso de provas presenciais), água e um lanche leve.

 

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

 

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem