Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Caiado ressalta fé e tradição na festa do Divino Espírito Santo em Luziânia



"A fé que temos nos dá força e energia, e o Divino Espírito Santo nos ajuda a governar." O espírito de devoção e o reconhecimento das tradições goianas fizeram parte das palavras que o governador Ronaldo Caiado levou aos participantes dos Festejos em Louvor ao Divino Espírito Santo, na cidade de Luziânia, no entorno do Distrito Federal

Fotos: Renato Alves.

Caiado participou dos festejos nesta sexta-feira, dia 03. "Pedimos a bênção para nos orientar e nos dar lucidez nas ações, solidariedade, amor ao próximo e gestos de humildade, principalmente no momento em que eu ocupo um cargo como governador", completou. "Fé é fundamental para superar nossas dificuldades."

A Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais celebrações religiosas do Estado que passam de geração em geração. E o governador já confirmou a participação em muitas folias, como forma de valorizar e demonstrar respeito às tradições do povo goiano."Nesse mês agora, caminhamos várias cidades, porque isso é uma tradição quase que dos 246 municípios de Goiás. Hoje estou em Luziânia", contou.

O governador comentou sobre a promessa feita durante a campanha que foi cumprida quando assumiu o Governo do Estado. "Quando tomei posse entrei no Palácio carregando a Coroa do Divino. Isso mostra a nossa tradição e o nosso amor por essa data", apontou.

Acompanhando o governador, o ex-deputado federal Marcelo Melo, também destacou a importância da Festa do Espírito Santo de Luziânia para o Estado. "É uma festa religiosa, tradicional e é muito importante para nós, para mim que sou católico e para o governador. É importante que o governo esteja presente, valorizando e demonstrando a nossa fé", lembrou.

Resgate das tradições
Com o tema "Divino Espírito Santo renove nossa fé a transforme em missão", a festa em Luziânia é celebrada há 276 anos. A Folia do Divino Espírito Santo, realizada na sexta-feira antes do Domingo de Pentecostes, é uma das mais importantes datas do calendário religioso da cidade, marcada como feriado municipal. Para o padre Divino Caixeta, da Paróquia Santuário Santa Luzia, responsável por sua realização, a festa é um momento de muita religiosidade e de resgate das tradições culturais do município.

Durante os festejos, o folião escolhido no ano anterior, logo após a Missa de Pentecostes, que é celebrada pelo Bispo da cidade, o folião oferece à população um almoço festivo. Em seguida, a folia percorre as ruas da cidade e é recebida em 12 casas, ritual chamado de Pouso do Divino Espírito Santo. "Esse é o momento alto da festa", reforça o padre.

A festa do Divino Espírito Santo ou Festa de Pentecostes é uma das mais tradicionais manifestações religiosas do país. Celebrada 50 dias após a Páscoa, é uma forma de agradecimento pelas bênçãos alcançadas pelos fiéis no ano anterior. São realizadas novenas e festejos com as visitas da bandeira do Divino Espírito Santo às comunidades da região. No domingo, dia 9, é celebrada a Missa de Pentecostes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem