Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Com o Sistema Fecomércio-DF unido, José Aparecido Freire toma posse para mandato até 2026

A representação empresarial para os próximos quatro anos foi definida nos sindicatos e no Sistema Fecomércio-DF. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido Freire, foi empossado na noite desta terça-feira (21), em cerimônia realizada no Dunia Hall, na QI 15, Lago Sul, em Brasília, como presidente dos conselhos regionais do Sesc, do Senac e Instituto Fecomércio no DF

Foto: Kleber Lima

O novo mandato foi sacramentado durante eleição realizada em 3 de maio, com chapa única e todos os votos a favor da nova gestão. José Aparecido discursou para autoridades, empresários e representantes do setor produtivo e defendeu a aproximação entre Federação e sindicatos da base. Segundo ele, para os próximos anos a imagem de um Sistema unido com suas entidades será reforçada.

"Costumo dizer que a sorte é o momento do encontro da capacidade com a oportunidade. Graças ao bom Deus e a nossa força em nos prepararmos para momentos de crise, tivemos os meios para usar a oportunidade de vencer os desafios da pandemia de covid. Isso, no exato momento em que assumimos a gestão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito federal", disse o presidente. José Aparecido destacou que trabalhou arduamente desde que assumiu a gestão para defender os direitos da Fecomércio-DF. Atualmente, a Federação conta com 28 sindicatos responsáveis por 93% do PIB (Produto Interno Bruto) e com mais de 225 mil empresas que empregam cerca de 349 mil trabalhadores com carteira assinada.

A chapa Junto Somos Mais Fortes, encabeçada por Aparecido é composta por 22 dos 28 sindicatos da Federação. Os vice-presidentes do time são: Sebastião Abritta, atual presidente do sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), Álvaro Silveira Júnior, presidente do sindicato Atacadista do DF (Sindiatacadista) e Ovídio Maia, presidente do sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do DF (Secovi).  Toda a diretoria eleita foi empossada durante a cerimônia.

José Aparecido também nomeou Valcides de Araújo Silva como diretor regional do Sesc-DF e Karine Câmara como diretora regional do Senac-DF. Esses também são os braços sociais do comércio, que oferecem lazer , educação, saúde, qualificação profissional e diversos benefícios para a população do Distrito Federal. Durante seu discurso, o novo presidente do Sistema Fecomércio-DF fez questão de agradecer aos familiares, amigos e presidentes de sindicatos da base que o ajudaram a ser eleito por unanimidade para presidir a Federação. Aparecido agradeceu e homenageou, em nome de toda diretoria da Fecomércio-DF, o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, pelo apoio incondicional.

"Quero fazer também um agradecimento e menção especial ao nosso presidente da CNC, amigo José Roberto Tadros, em nome de quem eu reforço todo o meu apreço aos colegas presidentes de federações do comércio do brasil.  Temos trabalhado alinhados com a CNC desde que eu assumi esse último mandato e essa sempre será uma de nossas diretrizes principais", disse.

"Estamos orgulhosos pelo seu trabalho e espírito democrático", respondeu Tadros. O dirigente da CNC agradeceu pela menção e elogiou o projeto de desenvolvimento para o Sistema Comércio de Brasília que está sendo feito pela gestão de José Aparecido. "Parabéns José Aparecido, você conseguiu unir o grupo do comércio do Distrito Federal. Uma união absolutamente estável e que trará frutos para o setor produtivo da capital federal e para a população. Ao longo desses quatro anos, José Aparecido contará com nosso apoio e incentivo. Temos certeza de que ele tem competência e capacidade para estar à frente da Federação do Comércio de Brasília", disse Tadros.

Quem também esteve presente na cerimônia de posse foi o atual Governador de Brasília, Ibaneis Rocha. O chefe do executivo destacou a força do Sistema Fecomércio-DF em benefício dos empresários da cidade e da população. "Essa união com o setor produtivo tem proporcionado muitas alegrias nos momentos mais difíceis que enfretamos durante a pandemia. As instituições do Sistema abraçaram a população do Distrito Federal. Foram diversas ações em conjunto. O Sistema Fecomércio-DF é um parceiro de primeira hora e vamos continuar nesse restante de mandato desenvolvendo excelentes iniciativas. O trabalho que o Sesc faz, juntamente com o Senac, em prol da comunidade do Distrito Federal é um esforço extremamente vitorioso e que nos agrada muito", disse o governador.

Desafios
José Aparecido resumiu esse momento como um dos maiores desafios de sua carreira. "Essa foi uma vitória de um grupo, assim como todas as mudanças que vem sendo implementadas no Sesc e no Senac para dar mais transparência e eficiência para essas instituições. A chave do sucesso é começar antes de estar pronto. Que deus nos ilumine e que nos dê forças para trabalhar em defesa do comércio, de Brasília e do Brasil. Juntos somos mais fortes e realizaremos muito mais nos próximos quatro anos", ressaltou.

Para o novo mandato, Aparecido destacou que sua gestão vai avançar na inovação e modernização das instituições que compõem o Sistema. Entre as novidades, está prevista a expansão de unidades do Sesc e do Senac para o lado Norte de Brasília. Além disso, o presidente reforçou que serão desenvolvidas diversas iniciativas em benefício do setor produtivo e da população. Uma das ações para que isso se desenvolva já está ocorrendo. Trata-se do projeto Sistema Fecomércio Perto de Você, que oferece gratuitamente serviços nas cidades satélites como assistência, orientação nutricional, atendimento odontológico, vacinas contra covid, oficinas de gastronomia, de moda e beleza.

"Faremos com que o Sesc seja referência em serviços de saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social para a população. O Senac será cada vez mais o grande responsável pela qualificação dos trabalhadores, sendo essa instituição que realmente transforma a vida das pessoas por meio da educação profissional", disse Aparecido.

Trajetória
José Aparecido preside ainda o Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livrarias (Sindipel-DF). O empreendedor assumiu o cargo de presidente da Fecomércio-DF, pela primeira vez, no dia 5 de março de 2021, após o falecimento por complicações de covid do então presidente Francisco Maia. Na época, José Aparecido foi eleito para completar o mandato e ficou um ano e dois meses no cargo. Nesse período, ganhou destaque com diversas ações de modernização, representatividade, transparência e revitalização das instituições.

Biografia
Nascido em Corumbá de Goiás (GO), José Aparecido da Costa Freire tem 56 anos. Chegou em Brasília em 1972, quando adotou a capital do País para viver. Formado em ciências contábeis pelo Centro Universitário Icesp, iniciou sua trajetória empresarial em 1988, quando abriu uma papelaria na 104 Norte. Ao longo dos anos, teve várias empresas até criar a J.A Papelaria, fundada em 2009. Está há 20 anos no Conselho de Representantes Fecomércio-DF e desde 2004 na Diretoria da entidade. É presidente do Sindipel-DF desde 2001.

DIRETORIA EMPOSSADA – QUADRIÊNIO 2022/2026

Presidente: JOSÉ APARECIDO DA COSTA FREIRE

1° Vice-Presidente: SEBASTIÃO EDUARDO ABRITTA AGUIAR

2° Vice-Presidente: ÁLVARO SILVEIRA JÚNIOR

3° Vice-Presidente: OVÍDIO MAIA FILHO

Vice-Presidente: ANTÔNIO SIMONETO

Vice-Presidente: BARTOLOMEU GOLÇALVES MARTINS

Vice-Presidente: CECIN SARKIS SIMÃO

Vice-Presidente: ERIVAN DE SOUZA ARAÚJO

Vice-Presidente: FRANCISCO JOAQUIM LOIOLA

Vice-Presidente: GLAUCO OLIVEIRA SANTANA

Vice-Presidente: JAEL ANTONIO DA SILVA

Vice-Presidente: LUÍS OTÁVIO NEVES

Vice-Presidente: TALLAL AHMAD ISMAIL KHALIL ABU ALLAN

Vice-Presidente: WILIAM VICENTE BERNARDES

Vice-Presidente Administrativo: HÉLIO QUEIROZ DA SILVA

1º Diretor Secretário: JOSÉ FERNANDO FERREIRA DA SILVA

2º Diretor Secretário: ANTÔNIO CARLOS SARAIVA DE PAIVA

Vice-Presidente Financeiro: JOAQUIM PEREIRA DOS SANTOS

1º Diretor de Finanças: FRANCISCO VALDENIR MACHADO ELIAS

2º Diretor de Finanças: CÉLIO FERREIRA DE PAIVA

Diretor Adjunto: AUGUSTUS BRUNO VON SPERLING

Diretor Adjunto: CRISTIANE CARVALHO MENDES

Diretor Adjunto: FRANCISCO MESSIAS VASCONCELOS

Diretor Adjunto: FRANCISCO SÁVIO OLIVEIRA

Diretor Adjunto: GERALDO CÉSAR DE ARAÚJO

Diretor Adjunto: JAIR MAGALHÃES JÚNIOR

Diretor Adjunto: LÁZARO DONIZETTI DOS SANTOS

Diretor Adjunto: LYSIPO TORMINN GOMIDE

Diretor Adjunto: MILTON CARLOS DA SILVA

Diretor Adjunto: ROBERTO GOMIDE CASTANHEIRA

Diretor Suplente: ALEXANDRE AUGUSTO BITTENCOURT

Diretor Suplente: AMADEU CECÍLIO CECILIANO JUNIOR

Diretor Suplente: ANTÔNIO CARLOS AGUIAR

Diretor Suplente: EDSON DE CASTRO

Diretor Suplente: EDUARDO PEREIRA DA SILVA

Diretor Suplente: ENNIUS MARCUS MORAES MUNIZ

Diretor Suplente: GUSTAVO NAKANISHI

Diretor Suplente: JOSÉ CARLOS MAGALHÃES PINTO

Diretor Suplente: LUÍZA FERNANDES BAUTISTA

Diretor Suplente: PERSEU IUATA COSTA

 

Conselho Fiscal Efetivos;

1º JÓ RUFINO ALVES

2º HAMILTON CÉSAR JUNQUEIRA GUIMARÃES

3º ANTONIO FERNANDES DE SOUSA FILHO

Conselho Fiscal Suplentes:

1º EDÉSIO DA SILVA GONTIJO

2º ALESSANDRO NUNES GALVÃO

3º EDIRCÉIA MARIA DE OLIVERIA SOUZA

Conselho Consultivo:

Presidente: ALBERTO SALVATORE GIOVANNI VILARDO

Conselheiros: ANTÔNIO JOSÉ MATIAS DE SOUSA

Conselheiros: EDY ELLY BENDER KOHNERT SEIDLER

Conselheiros: MITRI MOUFARREGE

Conselheiros: ROGÉRIO TOKARSKI

Conselheiros: FÁBIO DE CARVALHO

Conselheiros: ÉRICO CAGALI

 

Delegação junto à Confederação Nacional do Comércio:

Titular:

1º JOSÉ APARECIDO DA COSTA FREIRE

2º LEONARDO MOREIRA PRUDENTE

Suplentes:

1º ÁLVARO SILVEIRA JUNIOR

2º SEBASTIÃO EDUARDO ABRITTA AGUIAR

 Texto: José do Egito

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem