IESB


Comércio vendeu 16% a mais nos Dia das Mães, revela pesquisa do Instituto Fecomércio-DF

Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF confirmou o crescimento das vendas no varejo durante o Dia das Mães deste ano. De acordo com o levantame...

Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF confirmou o crescimento das vendas no varejo durante o Dia das Mães deste ano. De acordo com o levantamento, o comércio vendeu 16,17% a mais que no ano passado. Para 86,8% dos entrevistados, as expectativas com relação à data comemorativa foram alcançadas, sendo que mais da metade dos lojistas entrevistados (57%) disse ter faturado acima do esperado. Outros 35,80% atestaram que as vendas foram de acordo com a projeção. Apenas 7,2% avaliaram negativamente o desempenho



A pesquisa pós-vendas mostrou dados bem próximos do levantamento feito antes da data. O valor do ticket médio passou de R$ 254 (expectativa) para R$ 246 (efetivo) – leva queda de 3,2%. Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito confirmou a previsão de maior adesão pelos consumidores, com 83,2%. Outros 16% decidiram pagar no cartão de débito e apenas 0,8% liquidaram a dívida por meio de dinheiro ou PIX.

O estudo indicou ainda que 74,6% dos lojistas utilizaram alguma estratégia de vendas.  Esse percentual teve um leve crescimento quando comparado com a expectativa de 73,52% medida na pesquisa pré-vendas. Entre as estratégias, a visibilidade da loja foi a mais utilizada (23,09%), seguida pela promoção (20,69%). Ainda foi perguntado se os lojistas acreditavam que as estratégias de vendas foram eficazes, dos quais 95,17% responderam afirmativamente.

A grande maioria dos comerciantes (77,20%) manteve os preços exercidos. Outros 22,80% aumentaram. O indicador da variação média de preços apurou um aumento de 10,68% ou seja, o aumento nos preços foi ligeiramente maior do que o esperado, que era de 9,33%. As justificativas dos lojistas para o reajuste foram repasse ao fornecedor (85,84%), aumento do dólar (10,62%), aumento de impostos (3,54%).

"Os índices de pré e pós-vendas ficaram muito próximos. Isso demonstra que nossas pesquisas captam o impacto do consumo sazonal na nossa economia e nos permite subsidiar o empresariado local no planejamento de melhorias para os seus negócios e tomadas de decisões", avalia José Aparecido.

Metodologia
Os dados foram coletados entre os dias 11 e 19 de maio de 2022. A abordagem aos lojistas, estrategicamente direcionada aos diretores e gerentes, deu-se de forma telefônica, compreendendo uma amostra de 500 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF.

Para garantir um resultado mais fidedigno possível, a pesquisa pós-vendas foi aplicada no mesmo campo amostral utilizado para a pesquisa sobre a expectativa de vendas para o Dia das Mães, realizada em março de 2022.

O principal objetivo da segunda medição, sempre realizada após a data comemorativa, é apurar o resultado das vendas efetivamente alcançadas para subsidiar estudo comparativo entre as expectativas registradas e as vendas realmente concretizadas.

COMENTÁRIOS



JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1424,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,166,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,651,Brasília Empreendedora,3116,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2317,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,1,chocolate,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,2,Cidades,853,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia do Micro e Pequeno Empresário,1,Dia dos Avós,1,Dia dos Namorados,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,3,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,1776,empreender Brasília,1593,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,FENACOM,1,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,51,fort atacadista,32,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,3,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Meio Ambiente,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,220,presente de Natal,1,presente dia dos namorados,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,1,Promoção de fraldas,1,Promoção de vinhos,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,1,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,37,Tecnologia,9,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,2,
ltr
item
Empreender Brasília: Comércio vendeu 16% a mais nos Dia das Mães, revela pesquisa do Instituto Fecomércio-DF
Comércio vendeu 16% a mais nos Dia das Mães, revela pesquisa do Instituto Fecomércio-DF
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiunOLAn7YCwZnaQ5cH93Bc8xaclcVQhi7EY8oHnQ6CCTlOJNYOY0KJ1yPkx6lUnjZ5YBmBevwoiZjTsSBZnVMlYnKkR7ILzNPv4QwLUkqgA6y85SoKMBKH70fdZgp0yK2y2YAxBcs1cCYdYryn5AVlNtAKHbPNH-PBQyAvnaw9d56d0gr2bSmIPE-v=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiunOLAn7YCwZnaQ5cH93Bc8xaclcVQhi7EY8oHnQ6CCTlOJNYOY0KJ1yPkx6lUnjZ5YBmBevwoiZjTsSBZnVMlYnKkR7ILzNPv4QwLUkqgA6y85SoKMBKH70fdZgp0yK2y2YAxBcs1cCYdYryn5AVlNtAKHbPNH-PBQyAvnaw9d56d0gr2bSmIPE-v=s72-c
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2022/06/comercio-vendeu-16-mais-nos-dia-das.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2022/06/comercio-vendeu-16-mais-nos-dia-das.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário