IESB

Em escolas públicas, Educação Física é muito mais que esporte, dizem especialistas

Prática esportiva é oportunidade para compreender realidade de crianças e adolescentes Créditos: Freepik Não se trata de aprender a jogar fu...

Prática esportiva é oportunidade para compreender realidade de crianças e adolescentes


Créditos: Freepik


Não se trata de aprender a jogar futebol, vôlei ou xadrez, tampouco de falar sobre as regras envolvidas em cada modalidade esportiva. As aulas de Educação Física, tão amadas por tantas crianças e adolescentes, são uma boa oportunidade para que a escola e o professor desempenhem um importante papel social. É o que dizem especialistas no assunto.

Katia Costa, assessora pedagógica de Educação Física do Sistema de Ensino Aprende Brasil, atua na formação de professores da rede pública municipal, com ênfase na Educação Física escolar. Ela explica que, mais que a prática esportiva, é na Educação Física que se pode estimular outras habilidades entre os estudantes. “Enquanto estivermos fazendo da escola uma escolinha de futebol, perderemos a oportunidade de apresentar outras vivências para nossas crianças”, afirma. Entre essas vivências estão fatores como a solidariedade, a empatia, o respeito e as questões sociais.

Esse caráter social da Educação Física está devidamente previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta a construção do currículo escolar para escolas públicas e privadas de todo o país. Ela está incluída na área de Linguagens do documento, acompanhada por componentes como as Línguas Portuguesa e Inglesa e pelas Artes. Essa característica se deve ao fato de que, de acordo com a BNCC, o movimento humano tem aspectos culturais. Assim, as práticas corporais são também uma forma de expressão social.

Mas, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que os professores estejam atentos a ele. Para o professor e pedagogo Luis Henrique Martins Vasquinho, autor de materiais didáticos de Educação Física, não se aprofundar nas proposições da BNCC pode causar abordagens inadequadas. “Uma leitura superficial da BNCC pode levar o professor a entender que o aluno vai à escola para aprender a lutar, dançar ou praticar diferentes modalidades esportivas. Precisamos pensar qual aprendizagem do aluno sobre essas modalidades na escola é diferente do que ele vai encontrar em outras instituições”, defende.

O esporte como ferramenta social

Além de ensinar a respeitar regras e trabalhar em grupo, o esporte é reconhecido, já há algum tempo, como uma importante ferramenta de inclusão social. São muitas as histórias de pessoas que viram suas vidas serem transformadas por ele, de atletas profissionais a adeptos amadores que encontraram um propósito na prática esportiva. Essa potencialidade é ainda mais significativa quando o trabalho desenvolvido nas escolas tem foco nas mudanças que o esporte pode promover nas estruturas sociais.

“Eu posso trabalhar com o esporte e, a partir dele, observar a realidade que cerca meus alunos, as situações que eles presenciam em suas comunidades. A partir do esporte, é possível estudar, por exemplo, a violência, e falar sobre ela com as crianças”, detalha Katia. Para a especialista, outros aspectos das relações sociais também podem ser abordados. “Um bom exemplo é a dança. A partir dela podemos debater as relações desiguais às quais meninos e meninas estão submetidos. Por que é mais fácil para as meninas terem uma carreira ligada à dança? Por que existe preconceito quando são meninos dançando? São muitas as possibilidades de melhoria social trazidas pela Educação Física”, finaliza.

Katia Costa e Luis Henrique Martins Vasquinho são os convidados do episódio 46 do podcast PodAprender, produzido pela Editora Aprende Brasil, cujo tema é “A importância e os desafios da Educação Física na escola”. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site do Sistema de Ensino Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br), nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts disponíveis no Brasil. 

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

COMENTÁRIOS

JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1522,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,166,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,959,Brasília Empreendedora,3214,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2320,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,3,chocolate,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,3,Cidades,854,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia do Micro e Pequeno Empresário,1,Dia dos Avós,1,Dia dos Namorados,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,5,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,2019,empreender Brasília,1781,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,FENACOM,1,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,51,fort atacadista,34,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,3,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Meio Ambiente,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,302,presente de Natal,1,presente dia dos namorados,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,2,Promoção de fraldas,1,Promoção de vinhos,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,2,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,37,Tecnologia,10,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,2,
ltr
item
Empreender Brasília: Em escolas públicas, Educação Física é muito mais que esporte, dizem especialistas
Em escolas públicas, Educação Física é muito mais que esporte, dizem especialistas
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiUWXMJy9oZs5D8ykxMfYonjWNXmgoohSQ6VcHs6vWlOe0Wvbi5ryj6T5GEmbQf7rlGYl4tHax3yB8ukU_ggqge_eNUIrsBPL7gRCAs9RlaFZiSkw4nlK5RuSQNMKYDIlMWqRK6_ecIawVo19Wd8Sb44EX1cP5ftki3KvJGcykxUbEPVFIXCyEiFrH/s320/junior-football-team-stacking-hands-before-match.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiUWXMJy9oZs5D8ykxMfYonjWNXmgoohSQ6VcHs6vWlOe0Wvbi5ryj6T5GEmbQf7rlGYl4tHax3yB8ukU_ggqge_eNUIrsBPL7gRCAs9RlaFZiSkw4nlK5RuSQNMKYDIlMWqRK6_ecIawVo19Wd8Sb44EX1cP5ftki3KvJGcykxUbEPVFIXCyEiFrH/s72-c/junior-football-team-stacking-hands-before-match.jpg
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2022/07/em-escolas-publicas-educacao-fisica-e.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2022/07/em-escolas-publicas-educacao-fisica-e.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário