Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Governança e inovação caminham de mãos dadas

 Líderes de grandes empresas precisam ser provocados para que o trabalho dessas organizações não seja estagnado, sobretudo em tempos de disrupturas culturais, novos formatos de trabalho e novos meios para empreender e crescer. Para gerar essa provocação e mostrar como governança e inovação caminham juntas, a GoNext Governança & Sucessão promoveu o GoNext Conference, no fim de junho, com palestrantes importantes do mercado.

“A ideia foi reunir presidentes de conselhos, CEO´s, herdeiros e sucessores para trazer provocações e oportunidades para a alta gestão das empresas familiares. Muitos empresários não sabem como investir e dar continuidade nos negócios. Abrir possibilidades de oportunidade no mercado atual e fazer entender que vários negócios podem estar no mesmo ecossistema foi uma das intenções da iniciativa”, afirma Eduardo Valério, presidente do conselho da GoNext.

Nutrindo um ecossistema de inovação

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, levou aos gestores empresários o tema “Ecossistema – Inovação, Cultura e Talentos”. Para ela, a maior lição sobre as possibilidades de um ecossistema de inovação não tem a ver com começar do zero, mas escutar, observar e acolher o entorno.

“Ninguém faz a transformação sozinho, ninguém faz inovação sozinho. É por essa natureza coletiva que a inovação está diretamente conectada às demandas sociais. O crescimento econômico está conectado ao desenvolvimento social e cultural. Se não trouxermos todos para o mesmo barco, não teremos os talentos preparados para negócios mais tecnológicos e inovadores como nós precisamos”, destacou.

Inspiração e controle do processo de inovação

“Motivação para Inovar: o irreversível” foi o tema que Jacson Fressato, presidente do Instituto Laura Fressato, entregou aos participantes. “Se você precisa inovar agora, você está atrasado. Inovação é resultado de algo que já começou”, provocou.

Para o sucesso da inovação, Fressato destacou a importância da Governança Corporativa. “A Governança está conectada ao sucesso. Para se manter no controle do valor que a empresa entrega, é preciso ter um gestão competente e treinada para os desafios reais do negócio, e a governança proporciona isso”, destacou.

Em 2010, focado nos estudos de Data Analytics e Machine Learning, Jacson transformou uma experiência pessoal em seu propósito de vida, criando o primeiro robô cognitivo gerenciador de riscos do mundo. “Meu propósito foi hackear o sistema de saúde, conectando o paciente certo nas mãos do especialista certo. Não se pode digitalizar o cuidado, mas se pode empoderar os médicos a tomar decisões que salvam vidas”, contou.  

Hoje, o robô Laura já realizou mais de 12 milhões de atendimentos e já ajudou a salvar mais de 60 mil pessoas, acelerando em 10 horas a tomada de decisão médica.

Crescer crescer e crescer
Com a palestra “Cultura do Crescimento Exponencial”, Márcio Pacheco, CEO na PhoneTrack, mostrou como empresas bem-sucedidas no mercado se tornaram referência em inovação por meio de uma cultura aberta a testes, experiências e validações.

No caso das empresas tradicionais que querem viver uma cultura de inovação, Pacheco apresentou caminhos práticos para aprender a se relacionar com as startups que já estão transformando o mercado. Parcerias comerciais, base de fornecedores e até M&A (Fusões e Aquisições), foram alguns exemplos.

“A ideia é levar a seguinte pergunta para dentro do seu negócio: podemos correr riscos e ser vulneráveis nessa equipe sem nos sentirmos inseguros ou envergonhados? Isso é segurança psicológica. A principal característica de uma empresa inovadora é uma mentalidade diferente, capaz de construir um ambiente onde pessoas se sintam confortáveis para criar coisas novas”, explicou.

 

Sobre a GoNext Governança & Sucessão: consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Fundada em 2010, atua com metodologia exclusiva para a profissionalização, elaborada a partir da experiência adquirida em aproximadamente 200 projetos atendidos no Brasil e nos EUA. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades de cada cliente. A GoNext foi fundada pelo CEO Eduardo José Valério, com mais de 25 anos de experiência como executivo, tendo atuado como C-Level de grandes companhias brasileiras. https://gonext.com.br/ 

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem