Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Programa de aceleração gratuito está com inscrições abertas para ONGs de todo Brasil


 Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS) recebe inscrições até 21 de julho; primeira etapa será feita inteiramente pelo WhatsApp, com chatbot interativo

ONGs de todo o país que desejam se capacitar nas mais modernas ferramentas de captação de recursos, além de técnicas de gestão, podem se inscrever até 21 de julho no Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS), com a correalização do Instituto Bancorbrás, Instituto BRB, Instituto Mais Brasal, Instituto Sabin e Sicoob Planalto Central em parceria com a Phomenta.

Em sua quinta edição, o programa deste ano será dividido em duas fases, sendo a primeira fase aberta e a segunda realizada por intermédio de um edital que levará em conta, entre outros requisitos,  a performance das organizações que mais se dedicarem na fase inicial. Ambas serão totalmente gratuitas para as participantes.

O PAIS traz este ano como novidade o formato realizado por meio do WhatsApp, facilitando o acesso ao conteúdo. Durante a fase inicial, que acontece até 21/07 será realizado o curso gratuito de Captação de Recursos por meio de um exclusivo chatbot. O curso é aberto a qualquer pessoa interessada no tema e focado em Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Nesta fase, o programa vai abordar os seguintes temas: fontes e estratégias de captação de recursos, como elaborar metas de captação e desenvolvimento de um plano de captação. A iniciativa mescla conceitos teóricos e exercícios práticos para maximizar o aproveitamento das ONGs. A associação entre um conteúdo rico e tecnologia acessível oferece uma atratividade inédita e um formato inovador no aprendizado dos empreendedores sociais.

“Uma das grandes dores que a gente tinha era ver como as organizações sociais possuíam vulnerabilidades em apresentar bons projetos e dar continuidade a eles. Conseguimos criar um programa assertivo, que atende as necessidades das organizações e abrange o território nacional. O PAIS é uma constante mudança, um grande laboratório em que vamos experimentando, observando sempre como podemos aprimorá-lo”, destaca Roberta Abreu, gerente executiva do Instituto Bancorbrás. 

Interatividade

Para tornar o curso mais dinâmico e atrativo no WhatsApp, os inscritos responderão questionários, farão atividades práticas e terão acesso a indicações de vídeos, textos e outros materiais complementares. O chatbot foi criado exclusivamente para o programa, com o objetivo de oferecer independência aos alunos, otimizar o tempo e ampliar o alcance do projeto. A utilização de uma ferramenta com a qual as pessoas estão acostumadas e consome poucos dados, permite que pessoas de diferentes organizações do Brasil consigam realizar a capacitação. A capacitação vai além do robô, com interações humanizadas e programadas em duas sessões para tirar dúvidas dos participantes, realizadas por meio da plataforma zoom com profissionais especialistas da Phomenta.

Participantes terão acesso a edital exclusivo para capacitação online e ao vivo

Para a segunda fase do programa, as organizações que mais se engajarem na capacitação via WhatsApp poderão participar de um edital exclusivo que selecionará 40 delas para uma capacitação com encontros online e ao vivo em Gestão Ágil e Sustentabilidade Econômica, conduzida por uma equipe de especialistas da Phomenta em formação para empreendedores sociais. 

Com duração de dois meses, a capacitação em Gestão Ágil e Sustentabilidade Econômica aprofundará o conteúdo do curso via WhatsApp de Gestão e Captação de Recursos por meio de encontros on-line e ao vivo. O dinamismo e a interatividade permitem que as organizações compartilhem suas experiências com a mediação de profissionais da Phomenta e recebam orientações sobre o uso de ferramentas práticas. Nesta fase, um agente da Phomenta fará o acompanhamento de cada ONG para potencializar seu desenvolvimento.

Alguns pré-requisitos, entretanto, são necessários para a participação do edital da segunda fase do projeto. Entre eles, estão possuir, no mínimo, um ano de CNPJ, ter pelo menos uma pessoa contratada com dedicação exclusiva à instituição e um mandato de diretoria com vigência de mais seis meses (no mínimo) após o encerramento do programa.

Desde sua criação em 2018, o PAIS já auxiliou mais 84 organizações, localizadas em 18 estados do país, a conseguirem captar mais de R$ 3,8 milhões. Na última edição, em 2021, 92% das participantes aumentaram o número de doadores e conseguiram pelo menos uma nova parceria. 

Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS)
Inscrições até 21 de julho pelo site  https://www.pais.org.br/pais-2022
Vagas limitadas

Para saber mais sobre os Institutos correalizadores do PAIS, acesse:

Instituto Bancorbrás - www.institutobancorbras.org.br
Instituto BRB - institutobrb.org.br
Instituto Mais Brasal - www.brasal.com.br/acoes-solidarias/
Instituto Sabin - www.institutosabin.org.br
SICOOB Planalto Central -  https://www.sicoob.com.br/web/sicoobplanaltocentral
Phomenta - www.phomenta.com.br e www.portaldoimpacto.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem