Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Governo de Goiás disponibiliza Boletim Escolar Virtual para alunos da rede pública estadual de ensino

A inovação tecnológica busca facilitar a vida dos estudantes e de seus pais ou responsáveis. Consulta pode ser feita nos portais NetEscola e Expresso



Com o objetivo de facilitar a vida dos pais ou responsáveis pelos alunos da rede estadual, o Governo de Goiás está lançando o Boletim Escolar digital, que dispensa a necessidade de ir às unidades escolares em busca do documento.

O sistema de consulta on-line e de emissão do boletim pode ser acessado através dos portais Expresso (expresso.go.gov.br) e NetEscola (portalnetescola.educacao.go.gov.br), a partir de qualquer dispositivo que dê acesso à internet.

O superintendente de Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Bruno Correia, explica que o sistema começou a ser idealizado em 2019. "Com o surgimento da pandemia da Covid-19, a necessidade de ampliar a oferta de serviços por meios digitais ficou ainda mais evidente", conta Bruno.

Como ter acesso ao serviço?
Para acessar o Boletim Escolar por meio do portal Expresso é necessário estar cadastrado na plataforma Gov.br. Ao informar seu CPF nessa página eletrônica, o solicitante será redirecionado ao aplicativo do boletim digital, que poderá ser baixado e impresso. Além do acesso pelo site expresso.go.gov.br, o usuário pode realizar o download do aplicativo Expresso Goiás para sistemas Android e iOS.

A emissão do documento pelo NetEscola também exige um login e uma senha de acesso para o site portalnetescola.educacao.go.gov.br ou aplicativo para smartphones NetEscola. Os estudantes da rede pública estadual já possuem seus dados cadastrados no Sistema de Gestão Escolar (Sige). Já os pais ou responsáveis pelos alunos precisam procurar a escola de seus filhos e fazer o cadastro.

Participação da família
Embora o Governo de Goiás tenha facilitado o acesso da população ao Boletim Escolar, disponibilizado agora sua versão digital, é importante ressaltar que a presença dos pais ou responsáveis pelos alunos nas instituições de ensino da rede pública estadual é imprescindível. "A ferramenta que criamos não deve nunca substituir a ida do pai ou da mãe à escola, já que o processo de aprendizagem do estudante está completamente vinculado ao comprometimento e acompanhamento de perto de sua família", frisa a secretária de Educação, Fátima Gavioli. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem