Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Museu das Minas e do Metal recebe exposição do artista surdo Marcos Anthony

Fotos: Divulgação


A mostra é oportunidade para conhecer a história do arquiteto mineiro, sendo o primeiro "surdo" a expor individualmente, no Brasil e exterior, além de ganhar prêmios internacionais

Da Redação

O Museu das Minas e do Metal recebe, entre os dias 8 de agosto até o começo de novembro, a exposição imersiva com 21 obras, algumas com realidade aumentada, que conta a história do artista surdo Marcos Anthony. Intitulada Arte: Estrela do Silêncio, a exibição do arquiteto mineiro provoca reflexões por meio da sua arte, sempre tão cheia de faces e significados. A amostra passou por Brasília, sendo um sucesso com a visitação de escolas e entidades sociais, além do grande público da capital. 

Marcos Anthony é o primeiro arquiteto "surdo" formado em Belo Horizonte. É também o primeiro artista "surdo" a expor individualmente, no Brasil e exterior, tendo, inclusive, ganhado prêmios internacionais. São mais de 40 anos pintando (que começou precocemente aos 7 anos) e encantando, por onde passa, vai deixando os rastros sagrados do silêncio e da persistência. No estilo criado pelo próprio artista, há uma mistura de cubismo, expressionismo e arte contemporânea.

Em suas obras, em cada momento da trajetória de sua vida, há uma percepção e apreciação diferentes, daí surgiu a sua identidade da pintura artística, que é “multiface”. Segundo o artista, uma verdadeira obra de arte é definida pela emoção, expressão, criatividade e inovação da arte. “ Quanto maior o número de faces, maiores emoções serão expressas, consequentemente, mais impactante será a obra. Cada face transmite uma determinada sensibilidade, abalos afetivos”, explicou Marcos Anthony.  

O artista: Marcos Anthony nasceu em Timóteo–MG, capital do inox. Suas primeiras telas, expôs pela primeira vez aos 9 anos, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Marcos Anthony foi a única criança a expor naquela época. Mudou-se para a capital mineira, tornou-se o primeiro arquiteto "surdo" do Estado de Minas Gerais e um dos primeiros do país. Também, foi o primeiro artista surdo a expor solo em Belo Horizonte. É o primeiro artista surdo a fazer exposição individual e internacional do Brasil. Atualmente, reside em Brasília, onde foi o primeiro artista "surdo" a fazer exposição (solo) na capital do Brasil.

EXPOSIÇÃO ARTE: ESTRELA DO SILÊNCIO – MARCOS ANTHONY

Data: entre os dias 8 de agosto até começo de novembro de 2024
Horário: horário de funcionamento do MM Gerdau
Local: MM Gerdau Museu das Minas e do Metal (Andar do Metal – 3º Piso)
Endereço : Prédio Rosa na Praça da Liberdade, nº 680, Funcionários – BH
Entrada gratuita!





Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem