O terceiro wokshop do programa de mentorias para transformação digital do Hub da Indústria do Distrito Federal tratou de jornada do cliente e experiência digital. O encontro ocorreu em 24 de abril, no Sesi Lab. O programa de mentorias, cujas atividades começaram em janeiro, busca ajudar micro, pequenas e médias indústrias no processo de transformação digital, contribuindo para a competitividade e a sustentabilidade das empresas.
O objetivo do workshop de abril foi apresentar aos participantes técnicas para mapear e otimizar pontos de contato com o cliente, utilizar dados para personalização e criar experiências digitais que promovam engajamento e fortaleçam a fidelização do público-alvo.
Quem conduziu a atividade foi o designer Júlio Mendes, que explorou assuntos como liderança e visão de futuro, riscos e perdas por não estar em plataformas digitais, mapa de empatia, estudo da concorrência e conexão com outras empresas. “É preciso ter em mente os benefícios que os meios digitais trazem para o negócio. Para isso, é necessário implementar processos e mudar a cultura organizacional e ao mesmo tempo entender que a inovação é contínua. Ou seja, ocorre em escala e não tem fim. E é esse tipo de pensamento que leva um serviço ou produto a outro patamar, pois envolve o cliente e demostra valor agregado”, explicou o profissional, que tem 15 anos de experiência em transformação digital.
Há 16 anos no mercado, a Mistercryl Tintas, que funciona em Santa Maria, é uma das empresas atendidas pelo programa. “O Júlio falou muito da realidade que vivo hoje, de entender as queixas e demandas dos meus clientes para melhorar o atendimento e fidelizá-los. Já adotamos a prática da pesquisa de satisfação, mas hoje aprendi a melhorar esse trabalho”, avaliou a CEO da indústria de tintas, Aline Barbosa.
“Meus maiores clientes são construtoras e lojistas, que requerem agilidade. Daí a necessidade da integração efetiva dos canais de comunicação entre vendas, assistência técnica e financeiro”, afirmou Aline, que lidera 36 empregados e 12 representantes comerciais, além de ser responsável pela área comercial do negócio.
Programa de mentorias
O programa de mentorias para transformação digital é uma iniciativa do Hub da Indústria do DF, projeto coordenado pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) e com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O programa consiste em atividades integradas de capacitação e de consultoria individual e personalizada, com duração de seis meses. Cinco pilares norteiam o desenvolvimento da maturidade digital: mentalidade digital, gestão digital, compras digitais, produção digital e vendas digitais.
O Instituto de Contracultura é o responsável pela realização dos encontros presenciais mensais das empresas inscritas e das consultorias individuais, que são conduzidas de forma híbrida (online e presencial).