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Corte de orçamento em marketing em 2025 aponta para um setor mais estratégico

 Bruno Riether, especialista em marketing digital, comenta movimento de enxugamento nos investimentos previsto para 2025 e afirma que cenário representa evolução, e não retração



Segundo levantamento, 40% dos diretores de marketing (CMOs) pretendem reduzir seus orçamentos em 2025. A pesquisa global, conduzida pela consultoria Gartner, indica que esse corte é reflexo de um contexto de instabilidade econômica e da crescente cobrança por resultados concretos nas campanhas.

Para o especialista em marketing digital Bruno Riether, no entanto, o movimento não significa um retrocesso, mas sim uma evolução da área. “Se engana quem, ao ler que 40% dos CMOs vão reduzir os orçamentos de marketing em 2025, acha que o marketing está em declínio. A verdade é que o marketing está se tornando mais estratégico, mais eficiente e, principalmente, mais inteligente”, afirma.

Bruno destaca que o foco agora é em fazer melhor, com menos. “A primeira impressão é que cortar orçamento significa fazer menos. Mas, na prática, é fazer melhor, fazer mais com menos e fazer de forma inteligente. Digo que o ‘novo marketing’ pode ser mais efetivo e focado em retorno sobre investimento (ROI). É usar inteligência artificial, performance digital e entender a fundo o novo comportamento do consumidor.”

De acordo com o estudo, os orçamentos de marketing caíram de 9,1% para 7,7% da receita das empresas em 2024. Entre os setores que mais tendem a cortar recursos estão o de mídia, o de marketing interno e o de tecnologia.

Apesar do cenário de retração, Bruno enxerga oportunidades para quem aposta em inovação e inteligência. “As empresas que entendem isso saem na frente com campanhas disruptivas, comercialmente agressivas e com baixo custo de produção. Com inteligência artificial, conteúdos lofi (menos produção, mais verdade, mais atenção) e estratégias UGC, produzindo com clientes e funcionários.”

Para ele, o que está em curso é uma reestruturação saudável. “A redução de orçamento não marca o fim do marketing, marca o fim do desperdício. Quem continuar apostando como antigamente, vai gastar mais para impactar menos. Quem entende de estratégia, vai investir melhor, converter mais e crescer em qualquer cenário.”

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