Ingredientes para preparar a bebida são encontrados na rede Comper em Brasília
O quentão, bebida tradicional e emblemática das festas juninas brasileiras, carrega consigo uma história rica e uma presença marcante nas celebrações de norte a sul do país. De origem humilde, mas com um sabor que conquista todos os paladares, essa iguaria é mais do que uma simples bebida: é um símbolo de festividade, calor humano e tradição, aquecendo corações e noites frias.
A história do quentão remonta aos colonizadores portugueses, que trouxeram para o Brasil a tradição europeia do mulled wine, ou vinho aquecido com especiarias. Embora a prática de aquecer vinho com mel e temperos fosse comum na Europa desde o Império Romano para enfrentar o inverno, no Brasil, a adaptação cultural foi o ponto central. Com a abundância de cana-de-açúcar no período colonial, a cachaça, destilado genuinamente brasileiro, substituiu o vinho como base da bebida, dando origem ao quentão como o conhecemos hoje: um aglomerado de tradições, adaptado e adotado pelo povo brasileiro.
A preferência entre cachaça e vinho varia significativamente de uma região para outra. No Sul do Brasil, por exemplo, a forte influência da imigração italiana e a maior disponibilidade de vinho favoreceram a popularização do vinho quente, muitas vezes também chamado de quentão. Por outro lado, no Norte e Nordeste, o quentão feito com cachaça predomina, destacando-se pela sua forte identidade cultural brasileira. Essas variações demonstram como a bebida se adaptou aos sabores e recursos locais, mantendo-se relevante e querida por todos, sempre com o toque marcante de gengibre, canela e cravo-da-índia.
Nas festas juninas, o quentão é mais do que uma bebida para aquecer; ele é parte integrante do evento. Servido quente, auxilia a tornar as noites frias de junho e julho mais aconchegantes e complementa a festa com seu aroma convidativo. Sua presença é tão essencial quanto a quadrilha, os balões e as fogueiras. A relevância dessa iguaria se acentua ainda mais nos próximos dias em Brasília, visto que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo para queda de temperatura no Distrito Federal nesta semana, com termômetros podendo chegar a 11°C, devido à passagem de uma frente fria vinda do Sul do país.
Para quem está planejando preparar quentão, seja na versão com cachaça, que leva açúcar, gengibre, cravo e canela, ou na versão com vinho, que pode incluir laranja ou limão, a rede Comper, varejista do Grupo Pereira, oferece todos os ingredientes necessários. A lista de endereços das lojas Comper em Brasília pode ser consultada em: https://www.comper.com.br/
Como fazer o quentão de cachaça:
Uma das receitas mais conhecidas de quentão é o que leva cachaça em sua mistura.
Ingredientes
½ Litro de uma boa cachaça
500 ml a 1 litro de água
1 xícara de chá de açúcar refinado
150 g de gengibre sem casca em pedaços
5 a 7 paus de canela
1 colher de chá de cravo
Modo de preparo: primeiro derreta todo o açúcar em uma panela, acrescente o gengibre em pedaços, os cravos e a canela. Por último, adicione a cachaça junto da água, deixando a mistura ferver por entre 25 a 35 minutos. Se você quiser um quentão mais forte e marcante, use 7 paus de canela e apenas 500 ml de água nesta receita.
Como fazer o quentão de vinho:
O quentão de vinho é uma alternativa muito famosa e deliciosa para esta bebida.
Ingredientes
750 ml de vinho tinto seco ou suave
1 a 2 Litros de água
4 rodelas de gengibre
1 ½ xícaras de açúcar (300 gramas)
1 laranja ou limão em rodelas
1 colher de sopa de cravo ou anis estrelado
5 paus de canela
Modo de preparo: misture o vinho, o açúcar e a água em uma panela em fogo baixo, após 15 minutos, acrescente os ingredientes restantes. Deixe ferver por 10 minutos e estará pronto para servir.
Sobre o Grupo Pereira - Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 63 anos de história em 2025. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira tem 173 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 68 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 7 lojas Schmit, 18 unidades do restaurante Trudy’s e uma steakhouse, 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 27 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros do Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1,4 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.
O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.
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