Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Estudo revela diferença de até 1 ano na fluência de leitura entre alunos da rede pública e privada

 Com projetos como a “Festa dos 100 Livros” e a “Ciranda do Livro”, o Colégio Sigma reforça seu compromisso com a leitura desde os primeiros anos escolares



Um estudo da PUCRS revelou uma diferença de até um ano na fluência de leitura entre alunos das redes pública e privada no Brasil. A pesquisa avaliou 1.296 estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e utilizou inteligência artificial para medir critérios como velocidade, precisão e entonação da leitura. Os testes foram realizados em 2022, por meio da plataforma Elefante Letrado, que analisou gravações da leitura oral dos alunos.

A avaliação da fluência leitora se deu a partir de quatro indicadores principais: velocidade (palavras corretas por minuto), precisão (capacidade de reconhecer palavras), prosódia (ritmo e entonação) e pausas (fluidez). O resultado acendeu um alerta sobre a importância de práticas consistentes de leitura desde os primeiros anos escolares, especialmente no ambiente público, onde a defasagem foi mais evidente.

Escolas da rede privada como o Colégio Sigma vêm desenvolvendo ações concretas para estimular o hábito da leitura desde cedo. “Ao longo do ano letivo, cada turma tem a missão de completar uma tabela de livros variados, que são lidos pela professora. Ao final, celebramos com a ‘Festa dos 100 Livros’ para alunos do 1º ao 3º ano e a de 50 livros para a 4ª e 5ª série”, destaca Aline Brito, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da instituição.

Entre as estratégias pedagógicas adotadas pelo Sigma estão ainda sessões de contação de histórias em diferentes espaços da escola, permitindo que os alunos escolham livremente as narrativas que desejam ouvir. A proposta se alia ao incentivo à leitura em casa, como no projeto Ciranda do Livro, que leva semanalmente exemplares do acervo escolar ao ambiente familiar.

Brito ressalta que essas ações fazem parte de um projeto maior de formação cidadã e cultural. “A intenção é estimular a leitura em família, atribuindo ainda mais significado ao momento. São práticas que reforçam nosso compromisso em oferecer aos jovens ambientes ricos em conhecimento e criatividade, formando cidadãos apaixonados por livros.” O desempenho do leitor, como mostra o estudo, é reflexo direto desse tipo de investimento.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem