A conquista da marca só foi possível graças ao empenho dos
colaboradores e das empresas parceiras
Este mês a GERAR
celebrou a conquista da marca de 11 mil aprendizes ativos na instituição. Em
outubro de 2024, por exemplo, a instituição celebrou a conquista de 10 mil
aprendizes – com nove meses de diferença. Para Ronny Essert, superintendente
administrativo e executivo da GERAR, a nova marca conquistada significa que a
instituição está no caminho certo – impactando mais vidas.
“E isso tem um reflexo na vida dos jovens aprendizes, das
empresas parceiras, dos nossos colaboradores, dos nossos associados e na
sociedade. Em 9 meses aumentamos em mil jovens aprendizes semanalmente em sala
de aula conosco”, destaca.
O aumento também é celebrado por Francisco Essert,
presidente do Conselho Diretor da GERAR.
“Essa evolução, em menos de nove meses desde que alcançamos
os 10 mil aprendizes em outubro de 2024, reforça o impacto social transformador
do nosso programa de aprendizagem. Cada jovem atendido representa uma história
de oportunidade, inclusão e desenvolvimento. Estamos falando de milhares de
vidas sendo preparadas para o mercado de trabalho, com formação de qualidade,
acompanhamento e, acima de tudo, com dignidade. Esse avanço nos inspira a
seguir firmes no nosso propósito: ampliar horizontes, formar cidadãos e
contribuir para uma sociedade mais justa, equitativa e cheia de possibilidades
para todos", salienta.
Para Ronny, é preciso reconhecer o trabalho da GERAR como
instituição integradora e formativa “…expressando o impacto social positivo que
a organização tem gerado, promovendo oportunidades reais de inserção no mercado
de trabalho, contribuindo diretamente para uma sociedade mais justa e
sustentável”.
Valores em prol da aprendizagem
A marca conquistada de 11 mil aprendizes, celebrada neste
mês, reflete nos valores defendidos pela GERAR
em prol da aprendizagem.
“E vamos além: esse número expressivo de aprendizes reflete
que cada vez mais a Gerar é referência para essa política pública, que cremos
ser a melhor política pública do Brasil, pois alia o que mais queremos: a
educação e a geração de renda. Como é gratificante um jovem estudar e já ter
sua renda para ajudar nos custos de sua casa ou até para bancar seus estudos”,
ressalta.
Ele destaca que cada contratação vai além de um número: é
oportunidade de transformar uma vida por meio da educação e capacitação – com
chance de um futuro melhor.
Trabalho para conquistar uma marca
Para se chegar a nova marca, a GERAR realizou um trabalho intenso para ter um
Programa de Aprendizagem que faça sentido às empresas parceiras. E, claro, que
fale com uma linguagem onde o jovem tenha vontade de aprender a “teoria do
mundo do trabalho”.
“Vale destacar que temos cursos variados para as empresas
parceiras, cursos estes, que falam a realidade da empresa. Criamos
oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento que ajudam a atrair e reter os
jovens aprendizes. Esse resultado é fruto de um trabalho cuidadoso e
responsável, que envolveu a captação de parceiros empresariais, o
acompanhamento pedagógico dos jovens e a oferta de suporte integral aos
aprendizes”, ressalta Ronny Essert.
Lembrando que a GERAR prioriza a formação cidadã, além de
fortalecer as parcerias por meio de promoção de ações que refletem os valores
fundamentais de igualdade, sustentabilidade e protagonismo juvenil. “Esse
resultado é fruto de uma equipe dedicada e de um propósito claro: transformar
vidas por meio da educação e do trabalho”, destaca Ronny.
Estratégias com empresas parceiras
Para se chegar a uma nova marca, a GERAR atuou com
estratégias para estabelecer parcerias com diferentes empresas – mostrando a
importância e benefícios da aprendizagem.
“Com essa estratégia, a GERAR desenvolve programas de
formação mais alinhados às necessidades do mercado de trabalho. Sem essas
parcerias, não seria possível alcançar tantos jovens e transformar tantas
vidas. Destacamos a atuação das empresas parceiras neste processo, pois elas
compreenderam que em tempo de pleno emprego no PR e em SC, a aprendizagem é a
motivação de preparar a mão de obra para seus negócios de forma mais assertiva
e eficaz”, afirma Ronny Essert.
Impacto Social
Muito mais que uma meta em números, a GERAR quer expandir o
seu impacto social positivo, alcançando mais jovens e promovendo oportunidades
de emprego e desenvolvimento.
“Para isso, planeja consolidar suas parcerias empresariais,
aprimorar a qualidade da formação profissional, treinar e atualizar seus
colaboradores e estender o alcance de seus programas. O objetivo é proporcionar
a mais jovens as ferramentas necessárias para construir um futuro promissor,
contribuindo assim para uma sociedade mais equitativa e sustentável”, finaliza
Ronny Essert.
O foco é a consolidação com as empresas parceiras – além do
aprimoramento na qualidade da formação que a GERAR oferta atualmente.
“Nosso propósito é oferecer as ferramentas necessárias para
que construam um futuro promissor — e, assim, contribuir para uma sociedade
mais justa, equitativa e sustentável. Esse é o caminho que seguimos com
responsabilidade, dedicação e esperança no potencial de cada jovem que passa
por aqui”, finaliza Francisco Essert.