Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Como ser um líder melhor

Coach Flávio Resende dá dicas de como passar de chefe a líder

Ter um líder no comando é fundamental para que qualquer empresa consiga vencer os seus obstáculos, e o Coaching é um grande aliado no processo de transformação de um chefe para um líder – considerando que, embora sejam usadas como sinônimos, as palavras “chefe” e “líder” são diferentes na prática.

O chefe é aquele que tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e nos lucros. Os chefes são temidos e veem seus funcionários como subordinados. Eles não costumam incentivá-los ou motivá-los, uma vez que acham que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário. Já um líder conduz pessoas e as inspira. Ele tem a tendência a ser mais respeitado por seus funcionários e busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e sua equipe conseguirem alcançá-los. Em resumo, um verdadeiro líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado.

Segundo o coach Flávio Resende, o Coaching trabalha a construção de um líder por meio de reflexões e exercícios práticos e efetivos que buscam desenvolver o potencial profissional e pessoal dos seus clientes. Baseado em seus estudos de Coaching, Flávio Resende dá dicas para que você comece a sua transformação de um chefe para um líder:

Inspire as pessoas a serem melhores;
Aprenda a escutar, inclusive as entrelinhas;
Compartilhe conhecimentos;
Seja humilde e reconheça que tem muito a aprender com o outro;
Dê o exemplo e seja coerente;
Tenha inteligência emocional para lidar com as relações, egos, individualidades e expectativas;
Seja flexível;
Tenha sensibilidade e sensatez para entrar em cena (e sair) quando for necessário;
Reconheça que nada é feito sozinho;
Saiba celebrar as conquistas da equipe, as suas próprias e a dos outros.

Fonte: Redação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem