Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

ENTREVISTA: Ricardo Lustosa Jacobina faz um balanço de dois anos de gestão em Taguatinga

O Administrador Regional de Taguatinga, Ricardo Lustosa Jacobina, concedeu uma entrevista exclusiva para o portal. Nela ele fez um balanço desses dois anos de gestão na Administração, fala também de seus projetos e dos presentes que pretende dar à cidade que completa 59 anos de fundação em 2017. Confira a entrevista na íntegra
 
1- SENHOR ADMINISTRADOR, COMO FOI SEU TRABALHO NESSES DOIS ANOS À FRENTE DA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE TAGUATINGA?

Esses dois anos foram anos muito positivos, porque nós conseguimos mudar a história da gestão de Taguatinga. A Administração passou por uma grande reformulação no que tange ao tratamento com a comunidade, com o levantamento de demandas, ao acesso à informação e ao administrador. A participação dos moradores na construção da solução foi a grande marca dessa gestão. Em dois anos fizemos mais de 2000 atendimentos direto na administração, demonstrando o fácil acesso da comunidade e criamos alguns serviços, como o Whatsapp do Administrador - que aproxima a comunidade da administração, o Gabinete Aberto - estrutura que pode receber qualquer pessoa sem o trabalho de estar com horário marcado.

2- O SENHOR TAMBÉM CRIOU O GABINETE ITINERANTE, CORRETO? COMO FUNCIONA ISSO?

O Gabinete Itinerante é exatamente a ponte entre os moradores e a administração. Nesse caso, toda estrutura operacional da Administração vai para as ruas, fica localizada em determinado ponto da cidade e atende as demandas daquela localidade. Por exemplo: ao invés de um morador sair durante o dia ou no horário comercial, em que provavelmente estará trabalhando, a Administração se instala em sua comunidade após as 20h, monta toda estrutura e assim faz uma ouvidoria em que pode responder prontamente. Um caso recente é que, graças a um Gabinete Itinerante, construiremos o campo sintético da M norte na QNM 36/38 – uma vontade antiga dos moradores que tomamos conhecimento assim.

3- ENTÃO O GABINETE ITINERANTE REVELA UMA REAÇÃO MUITO INTERESSANTE DA ADMINISTRAÇÃO. QUANDO A COMUNIDADE PEDE, A ADMINISTRAÇÃO ATENDE, É ISSO?

A Administração consegue levar todos os órgãos do governo para o Gabinete Itinerante e estreitar essa relação. Algumas demandas podem ser solucionadas imediatamente e outras precisam de mais tempo. Às vezes é uma limpeza, uma poda ou uma operação tapa buraco resolvemos rapidamente. Quando é uma solicitação de obra ou mesmo demandas de certame de licitação demora mais um pouco, mas temos conseguido resultado bem rápido.

4- ADMINISTRADOR RICARDO, COMO É O RELACIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DE TAGUATINGA COM O GOVERNADOR RODRIGO ROLLEMBERG? ELE TEM AJUDADO A CIDADE, INVESTIDO E ATENDIDO DEMANDAS?

O Governador tem sido muito presente em Taguatinga e em Brasília, realizando um trabalho muito próximo das Administrações. Tanto é que criou a Secretaria das Cidades, uma estrutura que dá apoio direto às Administrações. Demandas que demorariam muito tempo para serem respondidas agora tem o prazo encurtado. Essa é uma demonstração de um governo sério, preocupado com a cidade.

5- A DEPUTADA SANDRA FARAJ É DE TAGUATINGA E PARECE QUE TEM AJUDADO MUITO A CIDADE. COMO É O RELACIONAMENTO DA DEPUTADA COM VOCÊ?

Eu sou sim indicação da Deputada Sandra Faraj pelo relacionamento de convivência e pela confiança do governador com ela, tanto é que fizemos parte da coligação vitoriosa que levou o Rodrigo Rollemberg ao governo. A minha indicação passou por um critério muito técnico. Eu tenho dois cursos superiores, duas pós-graduações e já tive experiência como Administrador Regional antes fizeram diferença. O governador queria um perfil técnico para mudar a história de Taguatinga, porque os Administradores de outras gestões apareciam em páginas policiais envolvidos em várias operações. Então, era preciso uma pessoa que imprimisse um novo ritmo de transparência, celeridade e moralização e esse foi o nosso condão. A deputada Sandra foi a mais bem votada em Taguatinga e a mulher melhor eleita na Câmara Legislativa. Ela é uma deputada de Taguatinga e de todo Distrito Federal. Em 2016 e 2016 ela enviou para a Administração de Taguatinga mais de 15 milhões de reais em emendas parlamentares para obras de infraestrutura. Não gastou dinheiro fazendo shows nem eventos – não que isso não seja lícito, mas a prioridade nesse momento são as obras estruturais. Em 2015, com emenda da deputada de mais de 7 milhões, conseguimos trocar o asfalto da Avenida Samdu. Essa ajuda é excelente, mas é uma pena não tenhamos mais deputados apoiando.

6- ENTÃO PODE-SE DIZER QUE É IMPORTANTE TER UM PARLAMENTAR COM OLHAR PARA CIDADE, QUE CUIDE E QUE AME A CIDADE?

Eu digo mais. É importante que as Administrações Regionais tenham um bom relacionamento com a Câmara Legislativa. Não só um deputado, mas todos. Eu tenho buscado apoio dos 24 parlamentares e tenho um bom transito na casa, tanto é que facilita a busca para soluções de problemas.



7- FIQUEI SABENDO QUE O SENHOR CRIOU O PROJETO ESCOLA DA COMUNIDADE EM TAGUATINGA. COMO FUNCIONA E PARA QUE SERVE ISSO?

A Escola da Comunidade aproxima o cidadão comum, o prefeito comunitário, o síndico e diversos outros da estrutura do governo como estado, oferecendo cursos para direcionar e profissionalizar; ensinando ação e prática e dando direcionamento técnico. Muitas pessoas têm se formadas nessa Escola e, com isso conseguem até uma colocação no mercado de trabalho.

8- ADMINISTRADOR QUAL O SEU POSICIONAMENTO COM RELAÇÃO A INSTALAÇÃO DO CENTRO ADMINISTRATIVO DO GDF EM TAGUATINGA?

Olha eu acredito que a mudança da nova sede para a região administrativa de Taguatinga é geograficamente interessante. Taguatinga passou a ser o grande centro de Brasília. Ela meio que está no centro de tudo, perto de Ceilândia, da Candangolândia, de Samambaia, de Águas Claras, do Recanto das Emas. do Racho Fundo, e ela ficou cercada por tudo. Geograficamente é um local interessante para se concentrar os serviços do governo. Mas o governador tem que ver a viabilidade econômica para o governo.

9- ADMINISTRADOR, PARA FINALIZAR, OS MORADORES COBRAM MUITO A QUESTÃO DOS BURACOS. TAGUATINGA TEM 58 ANOS E O ASFALTO É ANTIGO, RAZÃO QUE CAUSA MUITOS BURACOS NA CIDADE. O SENHOR TEM ALGUM PROJETO PARA 2017 E 2018 PARA RECAPEAMENTO DE ASFALTO EM TAGUATINGA? E COMO ANDA A OPERAÇÃO TAPA BURACOS?

Você falou tudo. Taguatinga tem 58 anos, caminhando para o 59º agora. Uma cidade que já é uma jovem senhora. Um asfalto de 40 anos não tem condição de sofrer mais reparos. Nós estamos trabalhando em parceria com a NOVACAP e com a Secretaria de Obras para fazer uma grande recuperação de asfalto em Taguatinga. Mas uma coisa deve ficar clara: apesar da Administração estar apanhando, a responsabilidade de toda malha viárias do DF é única e exclusivamente da NOVACAP. A Administração tenta buscar soluções paliativas para problemas imediatos, como buracos que surgem na via. Temos uma equipe de reeducandos*. Ajudamos esses presos na ressocialização e montamos uma equipe de tapa buraco para ajudar a comunidade. Nós não temos nem recurso para fazer o recapeamento dessa magnitude. A Administração é tolhida do ponto de vista político a realizar obras dessa magnitude. O máximo de valor que conseguimos executar é de 1 milhão e meio, o que não seria suficiente para trocar o asfalto de Taguatinga inteira. Mas temos procurado respeitar a comunidade, atender as demandas que podemos e buscar o apoio da NOVACAP para que problemas maiores sejam resolvidos.


10- E OS PLANOS PARA REALIZAÇÕES NESSE ANO NA ADMINISTRAÇÃO DE TAGUATINGA?

Em 2017 temos que fazer a cidade andar. Construímos com apoio da comunidade um plano de ação para 2017 que traga efetividade na segurança – com iluminação pública, e mobilidade – com construção de ciclovias e melhoramento de calçadas. E melhorar as vias com a troca dos asfaltos. Essa é a meta para esse ano.

11- ADMINISTRADOR DEIXE A SUA MENSAGEM DE OTIMISMO PARA A POPULAÇÃO DE TAGUATINGA?

No dia que eu assumi, uma pessoa me perguntou: quem é você?. Eu respondi da seguinte forma: eu sou o ambulante, eu sou a dona de casa, sou o vendedor da loja, eu sou o motorista de ônibus, sou o jardineiro. Eu sou taguatinguense. Então, eu acho que estamos no melhor momento que Taguatinga já teve na sua história. É tempo de transformação, e toda mudança é positiva. Quando eu mudo, tudo muda. Eu me sinto muito entusiasmado com essa cidade, sou apaixonado por ela e minha mensagem para cada taguatinguense é: vamos amar Taguatinga. Vamos acreditar em Taguatinga. Vamos construir, juntos, uma Taguatinga melhor a cada dia. 


Fotos e matéria: Amarildo Mota.

Fonte: Blog do Amarildo.
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem