Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

9 de Junho é Dia do Porteiro: o DF poderá ganhar uma lei institucionalizando essa data


Quem abre a porta, fecha a porta, pergunta quem é, abre a porta, fecha a porta. É o porteiro, esse nosso amigo de todas as horas

Foto: Rogério Lopes.

Pensando em valorizar, ampliar e institucionalizar no DF, o dia de hoje (09/06), data que já é reconhecida nacionalmente como Dia do Porteiro, o  vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos), vai apresentar amanhã (10/06), o Projeto de Lei que institui e inclui no calendário oficial de eventos do Distrito Federal o "Dia do Porteiro", a ser comemorado anualmente em 09 de junho.

"O porteiro de condomínio é um ser humano trabalhador e sempre atento, que é cuidadoso com as crianças e atencioso com os idosos. Os porteiros protegem nossa moradia e sempre anunciam qualquer visitante. Passam a noite na portaria sempre atentos para que nós moradores, possamos descansar tranquilos. Por isso, neste dia 9 de junho, que também é o meu aniversário, eu resolvi apresentar esse PL para empoderar esses importantes trabalhadores de condomínios", comentou o deputado Delmasso.

Cargo cheio de responsabilidades e necessária habilidade para lidar com o ser humano, o porteiro deve ficar atento a tudo à sua volta. Desde outubro de 2002, a CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, nº 5174-10, do Ministério do Trabalho e Emprego tem a seguinte descrição para o trabalho dos porteiros em todo o Brasil: Zelam pela guarda do patrimônio e exercem a observação de condomínios, edifícios públicos, privados, fábricas, armazéns, residências, estacionamentos e outros estabelecimentos, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades. Controlam fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; recebem visitantes em condomínios; acompanham pessoas e mercadorias; fazem manutenções simples nos locais de trabalho.

Essa categoria é responsável, muitas vezes, pela ingrata missão de lidar com visitantes indesejáveis, e nestes tempos de violência e pandemia ele nos dá a segurança necessária para nossas residências e locais de trabalho. Além disso, esse profissional tem que ter uma boa comunicação, "Jogo de cintura", atenção e simpatia são alguns dos atributos necessários para o bom porteiro.

"Parabéns a todos os porteiros, profissionais que estão sempre de prontidão para proteger e salvaguardar a quem adentra no ambiente domiciliar ou residencial, sempre com um costumeiro sorriso no rosto. A função de um porteiro é cheia de responsabilidades e também de grande importância, já que o cargo compreende a segurança do condomínio, controlando a entrada de pessoas e automóveis, sutileza e educação ao lidar com o ser humano e um conhecimento geral do prédio para auxiliar os moradores", comentou Delmasso ao parabenizar os porteiros do DF pelo seu dia.

Veja abaixo o Projeto de Lei que será apresentado amanhã:


PROJETO DE LEI Nº , DE 2021
(Do Senhor Deputado DELMASSO – REPUPLICANOS/DF)
Institui e inclui no calendário oficial de eventos do Distrito Federal o "Dia do Porteiro", a ser comemorado anualmente em 09 de junho.
 
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, decreta:
A rt. 1º. Fica instituído o "Dia Distrital do Porteiro", a ser comemorado anualmente no dia 09 de junho no Distrito Federal.
A rt. 2º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
A rt. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.
Sala das Sessões, 10 de junho de 2021.
JUSTIFICAÇÃO
Desde outubro de 2002, a CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, nº 5174-10, do Ministério do Trabalho e Emprego tem a seguinte descrição para o trabalho dos porteiros em todo o Brasil: Zelam pela guarda do patrimônio e exercem a observação de condomínios, edifícios públicos, privados, fábricas, armazéns, residências, estacionamentos e outros estabelecimentos, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades. Controlam fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; recebem visitantes em condomínios; acompanham pessoas e mercadorias; fazem manutenções simples nos locais de trabalho.
 Essa categoria é responsável, muitas vezes, pela ingrata missão de lidar com visitantes indesejáveis, e nestes tempos de violência e pandemia ele nos dá a segurança necessária para nossas residências e locais de trabalho. Além disso, esse profissional tem que ter uma boa comunicação, "Jogo de cintura", atenção e simpatia são alguns dos atributos necessários para o bom porteiro.
Sala das Sessões, em 10 de junho de 2021.
DELMASSO Deputado Distrital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem