Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Monitoramento automatizado de vacas consegue identificar cio natural com precisão



Tecnologia da Allflex, marca da MSD Saúde Animal Intelligence, consegue indicar ainda possíveis riscos de doenças no pós-parto


Com o sistema de monitoramento automatizado de vacas é possível identificar com precisão o cio natural do animal. A afirmação é fruto de resultados assertivos nas fazendas atendidas com a tecnologia de sensores da Allflex, líder mundial em design, desenvolvimento, fabricação e entrega de soluções para identificação, monitoramento e rastreabilidade de animais.

"Com a nossa tecnologia, temos uma acurácia muito grande para afirmar que determinado comportamento do animal é um cio. E, quando o sistema aponta o cio, planejamos o momento da inseminação. As fazendas podem confiar porque os resultados têm sido bem assertivos, tanto na taxa de serviço quanto na taxa de concepção", afirma a coordenadora de Território e Responsável de Monitoramento da MSD Saúde Animal Intelligence, Anna Luiza Belli.

O sistema de monitoramento automatizado da empresa consegue ainda detectar possíveis riscos de doenças no pós-parto. A veterinária explica ainda que este monitoramento fornece nota de alerta de saúde, indicando se o animal precisa de atenção. Para o sistema ter chegado a essa nota, que varia de zero a 100 para auxiliar no entendimento da gravidade do quadro clínico, ele responde a uma série de perguntas sobre o animal.

"De uma forma geral, a maior parte dos alertas acontece no dia do parto em diante, que é quando se detecta os principais problemas. Mas dependendo da situação, o animal pode apresentar alterações ainda antes do parto. Desta forma, a avalição no pré-parto já vai dar o indicativo de que o animal vai precisar de cuidados no pós-parto", comenta Anna Luiza.

Sensores e diagnóstico de doenças

O sistema de monitoramento automatizado – seja por brinco ou colar – não faz o diagnóstico da doença específica do animal. A tecnologia vai informar que uma determinada vaca precisa de atenção e, a partir daí, a fazenda deve decidir junto ao seu veterinário e à sua equipe, como fazer a avaliação do quadro e, se necessário, o tratamento do animal.

"O que posso afirmar é que quando o animal vai apresentar algum problema como cetose, metrite ou a própria mastite, o dispositivo muitas vezes já nos mostra que a ruminação caiu alguns dias antes de enxergamos os sinais clínicos. Essa é a ideia do sistema, mostrar com antecedência que aquele animal precisa de atenção", mostra Anna Luiza. "O ponto mais forte da tecnologia é a precocidade com que as possíveis doenças podem ser detectadas a partir da ruminação, já que praticamente tudo o que acontece com o animal afeta esse comportamento", completa.

A tecnologia Allflex, que integra o portfólio da MSD Saúde Animal Intelligence, é uma aliada da mão de obra da fazenda. "A ideia é exatamente a de ser uma ferramenta de apoio ao sanitarista, que está todo dia na lida, para encontrar o animal mais rápido e evitar, por exemplo, que essa vaca saia do leite. Detectando precocemente o que acontece com o animal, é possível fazer um tratamento suporte com anti-inflamatório ou um soro oral, sem precisar necessariamente de um antibiótico, segurando, por exemplo, o descarte de leite", diz Anna Luiza.

Para finalizar, ela afirma que o tamanho da fazenda não interfere na aquisição da tecnologia. A empresa atende no Brasil desde produtores com 30 colares até os que possuem 2 mil sensores. "Atendemos a todo o tipo de produtor no Brasil".

Sobre a Allflex Livestock Intelligence

A Allflex Livestock Intelligence é a líder mundial em design, desenvolvimento, fabricação e entrega de soluções para identificação, monitoramento e rastreabilidade de animais. Suas soluções focadas em dados são usadas por pecuaristas, empresas e países para gerenciar centenas de milhões de animais em todo o mundo. Ao colocar informações inteligentes para gerenciamento nas mãos dos produtores, as soluções Allflex os capacitam a agir em tempo hábil de forma a salvaguardar a saúde e o bem-estar de seus animais, ao mesmo tempo em que obtém ótimos resultados na produção para o fornecimento de alimentos saudáveis. A Allflex Livestock Intelligence faz parte do portfólio de produtos digitais para rebanhos da MSD Animal Health Intelligence.

Por meio de seu compromisso com a Ciência Para Animais Mais Saudáveis®, a MSD Animal Health Intelligence oferece a veterinários, agricultores, criadores, donos de pet e governos uma das mais amplas gamas de produtos farmacêuticos, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde, além de um amplo conjunto de produtos e soluções em identificação conectada digitalmente, rastreabilidade e monitoramento. A MSD Animal Health Intelligence dedica-se a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas que cuidam deles.

Mais informações no site: www.allflex.global/br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem